Cobre seus clientes de forma automatizada

Como aceitar pagamento pelo celular?

Além de vender pelo celular, você sabia que também é possível que os seus clientes paguem as compras e os boletos através de aplicativos de pagamentos para celular? Entenda melhor sobre essa nova forma de pagamento!

Aceitar pagamento celular

Utilizamos o celular para quase tudo em nossas vidas, nos dias de hoje, certo? Diante disso, precisamos estar sempre bem informados sobre as novas atualizações e apps que são desenvolvidos para facilitar cada vez mais a nossa rotina.

Por isso, vamos te ajudar a entender melhor a nova forma de pagamento através do aparelho celular, pois isso pode ter influência no seu negócio. Afinal de contas, os clientes podem querer pagá-lo dessa maneira.

Neste artigo você poderá vai descobrir
• Vantagens para receber pagamentos pelo celular
• Como fazer pagamentos pelo celular
• Como receber pagamentos pelo celular
• Quais aplicativos de pagamento pelo celular

Vantagens para receber pagamentos pelo celular

Aqui, as vantagens de pagar pelo celular são mais direcionadas para o seu cliente. Contudo, se o seu cliente conta com essa opção e obtém essa lista de vantagens, é o seu negócio que sai ganhando com isso!

É fácil de usar e entender

Os aplicativos de pagamento são simples e com poucas funções, o que facilita - para o seu cliente - na hora de efetuar o pagamento para você ou sua empresa.

É seguro

Nenhum dos aplicativos de pagamento e recebimento de dinheiro pelo celular divulga informações pessoais dos seus usuários.

Existem muitas formas de pagamento

Não se restringem a somente um tipo de pagamento ou aplicativo: o lado bom de se efetuar pagamentos pelo celular é que o cliente pode utilizar vários métodos diferentes, tais como: os aplicativos bancários ou a forma de pagamento do Apple Pay e do Google Pay, que substitui seu cartão de crédito físico por um cartão cadastrado no celular.

A aproximação do celular na máquina de cartão de crédito é o suficiente para efetuar o pagamento da sua conta.

Evita o transtorno de ficar em pé em filas

O cliente pode pagar seus boletos (luz, água, gás, telefone e os da sua empresa, claro) através de aplicativos, utilizando o código de barras da sua conta, sem a necessidade de pegar filas longas e demoradas, podendo fazê-lo a qualquer horário e em qualquer lugar!

Aplicativo de pagamento

Como fazer pagamentos pelo celular

O seu cliente pode fazer pagamentos pelo celular, das seguintes maneiras:

Pagamento via SMS

Algumas empresas de telefonia ainda usam este sistema via SMS, porém, com o aumento de aplicativos direcionados somente para este tipo de transação, o SMS pode ter ficado para trás.

Pagamento através do Internet banking

Os bancos estão cada vez mais adeptos dos aplicativos para celulares, seja os bancos convencionais (como a Caixa Econômica Federal, Itaú e Bradesco), ou os bancos online, como o Nubank e o Banco Inter, por exemplo.

Através destes aplicativos, é possível realizar o pagamento de contas e boletos, sem precisar ir até o banco físico e sem enfrentar filas.

Pagamento via Carteira Digital

O nome da forma de pagamento não é em vão: o objetivo é realmente substituir a carteira convencional por cartões virtuais.

Os aplicativos do PayPal e PagSeguro são bons exemplos, nos quais efetua-se um cadastro e consegue comprar e pagar on-line, em várias lojas e sites.

Via QR-Code

O QR-Code é usado em muitos restaurante, pela praticidade - afinal, precisa somente de um smartphone ou tablet com câmera e internet para utilizar o aplicativo de leitura do código.

Simples e muito eficaz!

Maquininha de Cartão de Crédito/aproximação do celular

A maquininha de cartão de crédito é super conhecida no mercado, porém, existem novos modelos compactos para você engatar no celular da sua empresa e passar o cartão de crédito do cliente, de forma simples e rápida.

Outra novidade desenvolvida para as máquinas de cartões é o pagamento por aproximação, como já havíamos comentado neste artigo, com o aplicativo de pagamento Apple Pay, Google Pay e os aplicativos bancários. O cliente consegue pagar suas contas somente aproximando seu celular da máquina de cartões, que realiza a leitura do seu cartão virtual.

Como receber pagamentos pelo celular

Você precisa de um Smartphone ou Tablet, com câmera e que tenha suporte de memória para baixar os aplicativos sem travar.

O mesmo serve para a internet: a conexão do Wi-Fi ou o plano 3G/4G deve ter total alcance e qualidade, para que todo o procedimento de venda/cobrança possa ser feito da melhor forma possível.

Alguns Apps e planos que envolvem a compra ou o aluguel de maquininhas de cartão de crédito pedem que a empresa ou a pessoa física tenha uma conta corrente (algumas aceitam conta poupança também), para o depósito dos saldos das vendas.

Por último, para receber pagamento pelo celular, você precisa de uma máquina de leitura de cartão de crédito ou dos serviços da carteira digital. Ambos são fáceis de instalar e de obter.

Quais aplicativos de pagamento pelo celular mais conhecidos

Falamos em várias formas de pagamento e recebimentos através do celular. Agora, para facilitar ainda mais para você, selecionamos uma lista com alguns dos maiores aplicativos de pagamento pelo celular.

  • Apple Pay;
  • Google Pay;
  • Samsung Pay;
  • Bancos App (Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, por exemplo);
  • Bancos online (Banco Inter, Nubank);
  • PayPal;
  • PagSeguro;
  • PicPay;
  • PagSeguro UOL;
  • Cielo Mobile.

Há muita concorrência neste mercado, por isso vale a pena se informar melhor sobre cada plano, analisando as taxas, tarifas e, claro: lembre-se de entender a reputação das empresas a serem utilizadas para não trabalhar com insegurança.

Deixe seu comentário