O que é ROI e como calcular [FÓRMULA + EXEMPLOS]

Saiba o que é ROI e como usar a métrica para descobrir o sucesso financeiro de um investimento. Conheça as vantagens do indicador e aprenda a calculá-lo.

Imagem que representa análise de dados com gráfico de crescimento, um homem usando um smartphone enquanto interage com um teclado.

O ROI ou “Retorno Sobre Investimento” é uma métrica extremamente importante para a avaliação do sucesso financeiro de qualquer projeto que acontece dentro de uma empresa ou de qualquer outro tipo de iniciativa que depende da aplicação de recursos.

Como outras métricas, o ROI ajuda os decisores a agirem de forma muito mais assertiva, principalmente quando o assunto é definir em quê ou como alocar pessoas, tempo, dinheiro etc.

Entenda detalhes sobre esse retorno durante a leitura deste artigo. Aproveite e descubra quais são suas vantagens e como fazer o cálculo de forma simples e efetiva.

O que é ROI?

“ROI” é a sigla para Retorno Sobre Investimento ou Return Over Investment, em inglês. Ele é uma métrica usada para medir o resultado de um investimento, como o nome diz, seja esse investimento feito em marketing, produto, maquinário e assim por diante.

Simples, objetivo e fácil de calcular, o ROI permite a empreendedores, gestores e lideranças de empresas, por exemplo, descobrir se uma estratégia gerou lucro, prejuízo ou, pelo menos, “se pagou”.

Quais são as vantagens de utilizar o ROI nas empresas? 

Seja qual for o investimento em análise, calcular e conhecer o ROI é importante para o sucesso de uma empresa porque esse indicador KPI mede, justamente, o sucesso financeiro de um projeto.

A fórmula do ROI é bastante simples, então, você não precisa conhecer profundamente o tema “finanças” para chegar ao resultado procurado. Além disso, o ROI é quantitativo, ou seja, permite uma avaliação do sucesso ou do fracasso de um investimento de maneira clara e direta.

E tem mais!

  • Foco no lucro: fazer o cálculo vai lhe ajudar a identificar quais investimentos trazem o maior retorno, permitindo que você realoque recursos
  • Um guia para as decisões: o ROI fornece informações claras e concretas, lhe ajudando a tomar decisões mais assertivas e também a apresentá-las de forma mais concisa e convincente a investidores
  • Previsão de retorno: depois de começar a usar o ROI e criar um histórico de análises, fica mais fácil fazer estimativas sobre o potencial de novos investimento
  • Versatilidade: a métrica pode ser utilizada nos mais variados setores e contextos – campanhas de marketing, lançamento de um novo produto, aquisição de maquinário, treinamento de pessoal, dentre outros
  • Mais competitividade: finalmente, empresas que identificam os melhores investimentos e eliminam de seu escopo o que não dá lucro, conseguem mais e melhores resultados, tornando-se mais competitivas

É verdade que o ROI tem algumas limitações, afinal, não considera duração dos investimentos e sazonalidade, tornando-se menos efetivo para que sejam visualizados resultados a longo prazo.

Ainda, a métrica desconsidera a inflação, então, não é recomendada para quem quer medir o valor real de um investimento, ou seja, se ele ainda vai dar retorno mesmo com ajustes (geralmente “para cima”) das taxas básicas de juros.

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Como é feito o cálculo do ROI?

Ao calcular um ROI, subtraia o custo do investimento pela receita obtida no decorrer do projeto ou da aplicação. Depois, divida o resultado pelo mesmo custo e multiplique tudo por 100 para ter sua porcentagem.

Aplique a seguinte fórmula:

ROI = [(receita obtida com o investimento - custo do investimento) ÷ custo do investimento] x 100

Se Jorge, que vende brinquedos para cachorrinhos pela internet, resolve testar uma plataforma de vendas online e investe R$ 10 mil em anúncios, depois de um mês consegue vender R$ 15 mil em produtos, seu ROI, ou seja, o retorno sobre seu investimento será equivalente a 50% porquê…

ROI = [(15.000 – 10.000) ÷ 10.000] x 100
ROI = [5.000 ÷ 10.000] x 100
ROI = 0,5 x 100
ROI = 50
 

E quanto maior o ROI, melhor sucedido é o investimento! Entendendo a relação entre ROI e otimização de taxa de conversão (CRO) a partir da leitura do próximo tópico, isso vai ficar ainda mais claro para você. Segue o fio!

Homem trabalhando em um computador em uma loja, com foco na tela que exibe imagens e dados, ideal para estudos sobre produtividade e ambiente de trabalho.

Qual a relação entre CRO e ROI?

Ao melhorar a Otimização da Taxa de Conversão (CRO ou Conversion Rate Optimization, em inglês), uma empresa ou pessoa também aumenta, de forma eficiente, seus retornos sobre investimentos, ou seja, o resultado do cálculo de ROI de determinado(s) projeto(s).

Considere que a CRO dependa de um conjunto de estratégias traçadas para que mais pessoas concluam a compra de um produto ou a contratação de um serviço: quando essas estratégias são implementadas de forma eficaz, as vendas crescem sem que necessariamente seja necessário aumentar o número de pessoas interessadas na marca. 

Dessa forma, caem os investimentos em atração de clientes, por exemplo, o que impacta diretamente num melhor retorno financeiro – o ROI!

As ações têm o objetivo de aumentar o número de visitantes que realizam uma compra e se tornam clientes, e podem ser algo como otimizar a velocidade do site, melhorar o conteúdo ou testar novos CTAs (call-to action ou chamada para ação).

Voltando ao exemplo do Jorge que decidiu vender pela internet

  • Com os R$ 10 mil investidos, ele alcançou 1.500 visitantes em sua loja online 
  • Do total de 1.500 visitantes, 150 compraram um produto
  • Se taxa de conversão = (número de pessoas que compraram ÷ total de visitantes) x 100, então, Jorge alcançou o patamar dos 10%
  • Supondo que o empreendedor quisesse uma taxa equivalente a 20%, ele deveria vender para 300 pessoas em vez de 150
  • Nesse caso, com cada cliente comprando R$ 100 em média, a receita da loja no período seria de R$ 30 mil

Com boas estratégias de otimização de taxa de conversão, Jorge investiria a mesma quantidade de dinheiro em anúncios (R$ 10 mil), mas aumentaria a freguesia. Dessa fórmula, o ROI, que ficou em 50% com as 150 vendas, chegaria a 200%!

ROI = [(30.000 – 10.000) ÷ 10.000] x 100
ROI = [20.000 ÷ 10.000] x 100
ROI = 2 x 100
ROI = 200
 

Para mais informações sobre o universo matemático do empreendedorismo e inteligência de vendas, continue acompanhando o blog e as redes sociais da Cobre Fácil. Até a próxima!

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