10 dicas para planejamento financeiro empresarial

O que é, como fazer e qual a importância de um planejamento financeiro empresarial? Descubra neste artigo, lendo agora para ganhar muito dinheiro o quanto antes.

Homem com óculos revisando documentos enquanto trabalha em um laptop em um ambiente de escritório moderno.

“Uma meta sem plano é apenas um desejo”. Essa frase pode ser usada por empreendedores quando o assunto é o planejamento financeiro de suas empresas, ou seja, a definição de ações para que fiquem conhecidos todos os valores que entram e saem do caixa.

A sentença acima foi escrita pelo autor de “O Pequeno Príncipe”, Antoine de Saint-Exupéry, e deixa claro que só com estratégias alguém pode enxergar o alcance de um objetivo como algo concreto. Em empresas ao redor do país e do mundo não é diferente!

Você sente falta de conhecer melhor as despesas e os lucros do seu negócio? Não sabe aonde investir porque não sabe quanto dinheiro está sobrando ou quais são exatamente as fraquezas da corporação? Este artigo pode ajudar.

O que é um plano financeiro? Entenda agora

Um plano ou planejamento financeiro de uma pessoa ou empresa nada mais é do que a definição de um conjunto de ações para que seja mais fácil organizar e administrar o dinheiro guardado no bolso ou no caixa, posteriormente o investindo na busca por melhores resultados.

Principalmente no caso de empresas, esse plano depende do conhecimento das despesas, da previsão de receitas e de outros aspectos que você vai explorar no decorrer deste artigo.

Só ele vai permitir redução de gastos e maior rentabilidade.

E qual a importância do planejamento financeiro?

Empreendedores que criam ações e estratégias para conhecer o fluxo de caixa de suas empresas saem à frente da concorrência, retém mais funcionários e celebram aumento dos lucros.

Aqui está uma lista das principais vantagens da iniciativa.

  • Tomadas de decisões mais embasadas
  • Otimização de recursos
  • Antecipação de problemas financeiros
  • Diferenciação da concorrência
  • Valorização no mercado
  • Melhora do clima organizacional
  • Retenção de talentos
  • Pagamento de dívidas
  • Monitoramento adequado de entradas e saídas de dinheiro

Leve em conta que os quatro pontos principais do planejamento financeiro são as finanças, o RH, o comercial e as operações de um negócio. Assim, você consegue imaginar quantas pessoas e quantos processos ele impacta positivamente quando feito da maneira correta.

Como fazer planejamento financeiro empresarial? 10 dicas certeiras

Usando um software específico para planejamento financeiro ou mesmo uma planilha, se preferir, estruture suas ações. Para estruturar um bom plano, você vai precisar ser analítico(a), objetivo(a) e criterioso(a).

Coloque em prática as dicas listadas nos próximos tópicos!

1. Analise o momento

Entenda a situação da sua empresa no momento da criação do plano. Monitore a saúde financeira dos negócios, índices que apontam sucessos e fracassos, informações importantes registradas no seu sistema e o histórico de negociações desde a abertura.

Aplique uma matriz SWOT (FOFA, em português) para avaliar forças e fraquezas. Depois, entenda quanto dinheiro está disponível e aonde você precisa aplicá-lo. Defina objetivos de curto, médio e longo prazos. Use toda a inteligência de vendas que a tiver à disposição.

2. Defina metas

Nessa etapa, estabeleça se você quer reduzir custos, em quanto pretende cortar os gastos, até quando e em qual departamento fará os cortes ou decida se você espera ter lucro, quanto e dentro de qual período etc.

Isso quer dizer: registre todos os indicadores-chave de desempenho (KPIs) a serem avaliados. Não se esqueça dos famosos “margem de contribuição”, “ponto de equilíbrio financeiro” e “margem de lucro líquido”.

O exemplo adiante serve de inspiração.

Exemplo de planejamento financeiro
Definição de metas
Objetivos Catalogue todas as metas de forma clara Lembre-se de que elas precisam ser mensuráveis
Obstáculos Liste obstáculos que podem atrapalhar ou impedir o cumprimento das metas
Ações Usando como base as orientações da próxima dica, defina ações para o alcance dos objetivos
Gastos (R$) Calcule quanto a empresa vai gastar
Ganhos (R$) Calcule quanto a empresa vai ganhar, se as ações forem pensadas para trazer ganhos
Prazo Estabeleça um prazo para o alcance das metas

3. Escolha as ações

Aí terá chegado o momento de traçar táticas e movimentações para a companhia alcançar as metas definidas. Aproveite e entenda quais pessoas e departamentos estarão envolvidos no processo. Até estratégias promocionais (pensando no sucesso do marketing) e desejos de novos investimentos precisam entrar em jogo!

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4. Faça um orçamento

Com base tanto nas metas de curto prazo quanto em todas as outras, faça um orçamento para incluir no seu planejamento financeiro. Considere custos fixos anuais da empresa, custos variáveis e emergenciais se possível, receitas, aplicações, impostos e provisões, financiamentos e dívidas.

5. Garanta um fluxo de caixa

Aproveite a criação do orçamento para calcular o fluxo de caixa da empresa, ou seja, quanto ela precisa ter de dinheiro em caixa para continuar funcionando, pagando fornecedores etc. Caso necessário, altere a precificação de produtos ou serviços.

6. Registre as movimentações financeiras

Transforme em padrão e obrigatoriedade da companhia o registro de absolutamente todas as movimentações financeiras e, portanto, de todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa.

Você pode aproveitar a oportunidade para implementar diferentes tipos de automações de processos empresariais.

7. Sempre observe fatores externos

Em paralelo às outras etapas, avalie o mercado, o público, as tendências e os comportamentos dos seus consumidores, as movimentações de concorrentes diretos e indiretos e as condições da economia dentro e fora do país.

Isso vai ser importante principalmente para o próximo passo.

8. Prepare-se para todas as circunstâncias

Contando com as lideranças de cada setor da empresa e com especialistas em contabilidade, preveja diferentes cenários que considerem suas metas, suas ações, o dinheiro disponível e o desejado.

A maioria dos empreendedores, quando fazem um planejamento financeiro, consideram pelo menos três diferentes circunstâncias: a otimista, a realista e a pessimista. Confira no quadro.

Cenário/circunstância O que considerar
Otimista Crescimento e excelentes resultados financeiros; muitas vendas e custos controlados
Realista Expectativas definidas com base no desempenho histórico da empresa e nas tendências do mercado; manutenção dos gastos ou crescimento dentro do esperado
Pessimista Adversidades internas e/ou externas que levam à queda de vendas e/ou aumento de custos

9. Mude quando precisar

Com o passar do tempo, as mudanças de contextos socioeconômicos, as movimentações internas da corporação e/ou as análises dos seus indicadores de desempenho, revise o plano e faça mudanças.

Colete o feedback da equipe para lhe ajudar a também! Um planejamento financeiro não precisa e nem deve ser escrito em pedra.

10. Entenda ainda o que não fazer

O principal erro que empreendedores podem cometer ao realizar seus planos de finanças é desconsiderar alguns aspectos que precisam ser prioridades, a exemplo da realização de fluxo de caixa e da gestão do estoque da empresa e do pagamento de dívidas.

Além disso, outros erros a evitar num planejamento financeiro são:

  • não integrar todos os setores;
  • misturar gastos corporativos e pessoais; e
  • ficar só “no operacional”. 

As estratégias do seu negócio dependem de você!

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