Cobre seus clientes de forma automatizada

Como cobrar seus clientes com link de pagamento

Cobrar com link de pagamento é o ideal caso você queira vender pela internet e não tenha planos de investir na construção e manutenção de um site no momento. Portanto, que tal aprender como cobrar e receber através dessa nova modalidade?

Cobrar com link de pagamento

O recebimento através do link de pagamento permite que você faça vendas para seu cliente de qualquer lugar, sem que seja necessário estar frente a frente com ele ou ter um site com gateway de pagamento vinculado para receber pelos seus produtos ou serviços.

Nesses casos, a empresa não precisa levar a maquininha de cartão até o comprador, nem mesmo investir em uma plataforma e-commerce. Afinal, tem em mãos uma solução mais simples: cobrar com link de pagamento.

Você pode estar se perguntando: “ok, mas como eu faço isso?”. Pois bem, a gente ensina você a cobrar seus clientes através desse meio de pagamento, é só continuar a leitura!

O link de pagamento é uma modalidade de cobrança que permite pagar e receber de qualquer lugar. Afinal, tudo é feito através da internet, desde a emissão da fatura até o pagamento da cobrança. Nessa modalidade, a página de cobrança é convertida em um link de pagamento.

Nessa página, o cliente encontra os detalhes da cobrança, como:

  • descrição dos produtos ou serviços adquiridos;
  • valor da compra;
  • método de pagamento;
  • número máximo de parcelas; e
  • data de vencimento do link.

Assim, a única coisa que fica a cargo do comprador é a inserção dos seus dados de pagamento, uma vez que o preenchimento dessas informações é de responsabilidade dele.

Basicamente, mais comodidade para o gestor e mais segurança para o consumidor, já que ele não precisa informar os seus dados bancários a terceiros.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Repete comigo: "cobrar e receber minhas cobranças não precisa ser complicado!" Ok, agora com esse “mantra” em mente, a gente pode seguir adiante.

O recebimento via link de pagamento acontece em parceria com um facilitador financeiro, de modo geral, o seu próprio banco ou o sistema de soluções financeiras utilizado por sua empresa já oferece a modalidade de pagamento.

Por essa razão, é de responsabilidade do gestor contratar e custear o serviço, além de fazer a emissão do link, evidentemente. Depois disso, basta preencher o documento com as informações que são de responsabilidade do seu empreendimento, enviá-lo ao comprador e esperar que ele faça sua parte.

Afinal, a segunda parte do preenchimento fica por conta dele, ou seja, o comprador deve inserir suas informações pessoais, seus dados bancários ou do cartão de crédito e escolher o número de parcelas. Em seguida, basta que ele confirme o pagamento que o valor será descontado pelo seu banco e encaminhado a você.

Em resumo, a modalidade auxilia na manutenção dos clientes que não possuem cartão de crédito (já que é possível pagar por boleto ou Pix) ou que não conseguem ser atendidos pessoalmente, como os que compram pela internet ou optam pelo delivery.

1.  Contrate o serviço de uma solução financeira

Você consegue apenas se beneficiar do link de pagamento se tiver uma solução financeira hospedando suas cobranças e realizando essas operações internas. Por isso, é indispensável ter um sistema de pagamentos que você confia trabalhando no seu time.

Essa funcionalidade precisa de uma interação ativa do cliente, portanto, para que essa modalidade funcione de modo apropriado, você terá que explicar para o comprador como funciona esse processo. Pode ser até mesmo uma conversa rápida e didática, mas essa explicação deve acontecer.

Afinal de contas, além de precisar da interação e entendimento do comprador, o link de cobrança é um meio de pagamento relativamente novo que muitas pessoas ainda não conhecem.

3.  Pergunte como o cliente deseja pagar

O link é uma espécie de intermediador que pode direcionar suas cobranças em boleto bancário, em cartão de crédito, débito e no PIX.

Por isso, você deve perguntar para o consumidor como ele deseja efetuar o pagamento, caso contrário, informe com quais meios você trabalha, induzindo a escolha dele.

O próximo passo é gerar o seu link de cobrança, mas, para isso, será necessário inserir as informações que compõem o documento, tais como:

  • valor da compra;
  • meio de pagamento utilizado;
  • quantidade máxima de parcelas permitida, caso a venda seja feita pelo cartão de crédito;
  • descrição e quantidade do produto;
  • data de vencimento do link;
  • regras de juros e multas; e
  • regularidade com que o comprador receberá o link.

Vale notar que, dependendo do sistema financeiro contratado, as informações oferecidas podem alterar. Aqui, você conferiu os recursos oferecidos pelo link de pagamento da Cobre Fácil.

Por último, envie o link para o comprador, por onde você ou seu cliente preferir: e-mail, WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger e outros.

Prontinho, percebeu como é simples cobrar com link de pagamento? Pois bem, agora é só correr para o abraço e aproveitar os seus benefícios!

Deixe seu comentário