Cobre seus clientes de forma automatizada

4 formas de receber de seus clientes pelo Pix

Seja por seus benefícios ou por sua popularidade, o sistema de pagamentos instantâneos também deve ser adotado como um meio de pagamento oferecido por sua empresa. Por isso, aqui você aprende como receber pelo Pix de seus clientes e usufruir das vantagens dessa ferramenta.

Receber pelo pix cliente

O sistema de pagamento instantâneo é um meio de pagamento que deve ser oferecido por sua empresa. Afinal, assim como as pessoas físicas, as pessoas jurídicas também podem receber pelo Pix de seus clientes como uma alternativa ao boleto bancário, ao cartão de crédito, ao TED e ao DOC.

Então, para que isso seja possível, será necessário ter uma conta jurídica em pelo menos uma instituição financeira que ofereça essa modalidade de pagamento e, claro, aprender como receber pelo Pix no seu comércio.

Ah! Pode ficar tranquilo, as transações por esse meio são seguras, ok? O seu negócio dificilmente será prejudicado, muito menos o seu cliente, viu?

Ele segue as mesmas medidas de segurança adotadas em transações como TED e DOC (como autenticação e criptografia) e as informações pessoais dos usuários são protegidas pelo sigilo bancário e pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Além disso, o app de cada banco conta sempre com sua própria política de segurança, como é o caso da senha ou biometria requisitada no momento de cada transação financeira.

4 dicas de como receber pelo pix no comércio

A ferramenta de pagamentos instantâneos pode ajudar o seu negócio a decolar, mas antes disso, é preciso aprender como tirar proveito dessa modalidade da melhor forma possível. Por isso, a seguir, você confere as principais maneiras de receber seus pagamentos pelo Pix.

1.  Receba pelo QR Code

Para receber pelo QR Code, basta gerar o código no aplicativo da instituição bancária do negócio e, em seguida, apresentá-lo ao cliente. O pagador, por sua vez, deve abrir o app do seu banco, ir na área Pix, clicar em “pagar” e ler o código com a câmera do seu celular.

Outra opção é utilizar a função “copia e cola”. Aqui, o QR Code é transformado em um link ou código e enviado ao cliente por mensagem. Nesse caso, o comprador deve copiar o código e, em seguida, colar na área “Pix Copia e Cola” para pagar.

2.  Receba por chave Pix

A chave Pix é uma das formas mais comuns de receber pelo sistema de pagamento instantâneo, principalmente entre as pessoas físicas.

Para receber por chave Pix, será necessário ter ao menos uma chave cadastrada em sua conta jurídica, depois disso, basta informá-la ao cliente e esperar seu pagamento. Você pode usar o CNPJ da empresa, o número de telefone, e-mail ou uma chave aleatória.

Caso você opte em receber através da chave, uma dica é colocá-la em uma plaquinha no seu comércio, deixando-a bem à vista do cliente.

3.  Receba pelos dados da conta

Para receber pelos dados da conta, você deve informar os dados da sua conta jurídica ao cliente, assim como acontece nas transferências TED e DOC.

Essa opção é utilizada principalmente quando uma das partes não tem Pix, seja ela o cliente ou a empresa. Ou seja, para que todos os benefícios da ferramenta sejam preservados, basta que uma das partes utilize o sistema.

4.  Receba pelo boleto Pix

Além das três opções acima, você ainda pode utilizar o Pix Cobrança. Aqui, ao contrário do boleto tradicional, o pagamento também é feito através da leitura de um QR Code.

Nesse caso, o seu comércio deve emitir um QR Code dinâmico ao invés de um código estático, como acontece quando você apenas gera um QR Code para pagamento instantâneo.

Assim, o código gerado no boleto Pix será exclusivo para cada transação, podendo ser utilizado para uma cobrança imediata ou com vencimento em uma data futura. Nesse formato também é possível adicionar multa, juros e desconto, assim como no boleto convencional.

Esse tipo de cobrança é ideal especialmente para empresas prestadoras de serviço, cobranças mais pontuais e nos casos em que o cliente não possui cartão de crédito.

Aqui na Cobre Fácil, além de contar com uma plataforma completa de soluções financeiras, você também tem acesso ao Pix cobrança e pode oferecer mais essa facilidade ao seu cliente através de um sistema único e completo que automatiza seu negócio e facilita sua vida como gestor. Para saber mais, é só falar com a gente!

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Quais as vantagens de receber pelo Pix?

Confira os principais motivos pelos quais você deveria usar esse recurso para receber de seus clientes:

  1. Pagamentos são recebidos em até 10 segundos - afinal, todas as formas citadas de receber por esse método de pagamento são instantâneas, até mesmo o boleto.
  2. Os pagamentos podem ser feitos em qualquer dia e horário, inclusive finais de semana e feriados - adeus preocupação com dia útil!
  3. É mais barato receber pelo Pix e, na maioria das vezes, até gratuito - os custos de outros meios de pagamento, como o cartão de crédito, são maiores. Com o Pix, eles podem ser evitados.
  4. O controle financeiro do seu negócio fica mais organizado, afinal, as transações acontecem em tempo real e ficam documentadas no histórico da sua conta PJ.

E aí, gostou? Certamente essas vantagens seriam bem recepcionadas pela sua clientela, não é mesmo?

Como incentivar a fazer vendas pelo Pix?

Deixe bem claro para seus clientes os benefícios de pagar com o Pix, como é o caso de não ser necessário carregar carteira ou utilizar máquina de cartão, já que todo o processo é feito através do celular e o contato é reduzido ao objeto pessoal, o que é bem-vindo em tempos pandêmicos.

No entanto, para que isso seja possível, é preciso que o comércio ofereça Wi-Fi e forneça acesso liberado aos seus clientes. Caso contrário, o consumidor pode ficar desencorajado e, por vezes, nem possuir internet móvel no momento para concluir a transferência.

Além disso, nunca é demais relembrar aos seus clientes como a ferramenta pode agilizar o processo de pagamento de uma compra ou de um serviço, otimizando o dia deles e o trabalho da empresa.

Lembre-se também de sinalizar que o negócio recebe através dessa modalidade, uma plaquinha dizendo “Aceitamos Pix” pode quebrar o galho.

Viu só como é fácil receber pelo Pix de seus clientes? Depois de implementar a ferramenta no seu comércio, lembre-se de contar para a gente o que você achou!

Deixe seu comentário