Como fazer vendas com PIX dinâmico?

Entenda a diferença entre os PIX dinâmico e estático, saiba gerar um QR Code para receber suas vendas com PIX e descubra mais detalhes sobre esse tipo de transação.

Vendas com pix

Fazer vendas com PIX é fácil e seguro. Para realizar qualquer venda, os empreendedores precisarão de uma chave PIX cadastrada e também de um QR Code.

Se você é empreendedor e quer fazer vendas usando PIX dinâmico, aproveite para conferir o passo a passo de criação do QR Code para que o pagamento seja concluído pelo seu cliente com a maior tranquilidade.

Cadastro de chave PIX

Antes de qualquer coisa, será necessário a quem deseja receber o valor de uma compra via PIX, cadastrar uma chave através do aplicativo da instituição financeira na qual tem conta corrente aberta.

A chave pode ser aleatória ou corresponder a um dos seguintes dados:

  • número de telefone;
  • endereço de email; ou
  • CPF ou CNPJ.

Para cadastrar a chave:

  1. Faça o download do aplicativo do banco no qual você tem conta corrente e acesse-o com os dados da conta.
  2. Ao abrir, procure pela opção “PIX”.
  3. Busque por “Cadastrar chave” e selecione qual o tipo de chave que você deseja cadastrar.
  4. Preencha as informações solicitadas pelo app e avance para a próxima etapa, seguindo as instruções para concluir o cadastro corretamente.

Ebook conquistando a inadimplência zero

eBook enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o eBook e fazer seus clientes pagarem em dia.

Recebimento de transações

O recebimento de um pagamento via PIX acontece a partir da geração - pelo empreendedor - de um boleto ou QR Code, também através do aplicativo da instituição financeira.

O código emitido será enviado à pessoa responsável pelo pagamento por meio de mensagens instantâneas ou e-mail. Outra opção é apresentá-lo pessoalmente a essa pessoa para que ela o leia com a câmera de seu celular e realize o pagamento imediatamente.

Existem dois tipos de transações nessa modalidade a partir de QR Code:

  • estático; ou
  • dinâmico.

PIX Estático

O QR Code para PIX estático é usado para diferentes transferências via PIX, feitas por diversas pessoas. Ou seja: ele serve para mais de uma transação no mesmo valor.

Além disso, ele não tem nenhum dado específico e nem prazo de validade. Recomenda-se que esse código seja utilizado por:

  • pessoas físicas;
  • pequenos empreendedores; e
  • prestadores de serviços.

PIX Dinâmico

Ele é composto por um QR Code e também por um link que pode ser usado para o pagamento. Nesse link, ficam abrigadas informações importantes do pagador, que não precisam necessariamente estar mencionadas nos dados preenchidos para a geração do código.

Além disso, o PIX dinâmico é bem mais complexo e muda a cada transação. Dessa forma, funciona para apenas um recebimento de determinado valor a ser efetuado por um determinado pagador.

Ele contém informações bastante específicas. Como:

  • valor do pagamento;
  • dados de quem irá realizá-lo; e
  • prazo de validade.

A recomendação de utilizá-lo vale principalmente para quem vende online (e-commerce) e para quem precisa fazer alguma cobrança mais formal.

Se você se encaixa em alguma dessas opções e não consegue localizar a opção de geração de QR Code para PIX dinâmico no aplicativo da sua instituição financeira, entre em contato com o atendimento assim que possível e verifique como solucionar.

Caso ainda não tenha criado a sua chave vinculada a nenhuma conta corrente, busque saber qual instituição financeira oferece a opção de PIX dinâmico sem que seja necessário solicitá-la. 

Avalie as condições e verifique se é benéfico migrar a conta corrente ou abrir uma nova nessa instituição.

Como fazer vendas com código QR Code com PIX dinâmico?

Para gerar um QR Code de PIX dinâmico, será necessário saber:

  • o valor da transação;
  • identificador da transação; e
  • prazo de validade do pagamento.

A criação do QR Code através do aplicativo da instituição financeira é simples. Para realizá-la e receber pagamentos, você vai precisar:

  1. Fazer download ou se cadastrar no app.
  2. Acessá-lo e buscar pela opção “PIX”.
  3. Procurar por “Receber” ou "Cobrar”.
  4. Selecionar “PIX dinâmico”, “Código QR” ou “link avançado” (a nomenclatura pode variar dependendo da instituição financeira).
  5. Preencher os dados solicitados e dar sequência ao procedimento.
  6. Escolher qual será a chave PIX à qual estará vinculado o QR Code. Selecioná-la.
  7. Avançar para a próxima etapa e aguardar a geração do código.

Ao gerar esse código, você receberá também um link a ser compartilhado com o pagador. Depois de gerado, basta enviar o QR Code + link por mensagem instantânea ou e-mail. Também é possível apresentá-lo pessoalmente para que seja escaneado e pago de imediato.

E pronto! Com o Pix dinâmico, você consegue até mesmo efetuar cobranças de maior valor. Boas vendas!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário