Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Lucro recorrente é dinheiro entrando sempre? Sim! Entenda

Neste artigo, conheça os segredos do lucro recorrente e entenda por que eles não deveriam ser segredo pra ninguém!

Mulher sorridente segurando smartphone com as duas mãos. Fundo da imagem azul-escuro.

O modelo de receita baseado no lucro recorrente é um excelente caminho para quem busca estabilidade, previsibilidade e um fluxo de caixa saudável. Para adotá-lo, você só precisa criar um produto ou serviço que se encaixe no modelo de assinatura e encontrar a plataforma ideal para automatizar as cobranças.

Ninguém gosta de, como diz o ditado, “vender o almoço para pagar a janta” dentro de uma empresa, e a estabilidade pode ser a chave capaz de mudar esse cenário que, infelizmente, é a realidade de tantos empreendedores.

Quer chegar lá? Busque pela consistência da renda recorrente acompanhando cada detalhe trazido no decorrer deste artigo!

Para começar: o que é lucro recorrente?

Lucro recorrente é a receita gerada por uma empresa de forma constante e previsível através da venda de um produto ou serviço de uso contínuo, ou seja, aqueles que o cliente está sempre pagando para usar.

A Netflix é um ótimo exemplo de como ter lucro recorrente, já que os assinantes pagam um valor mensal para manter válido seu acesso ao catálogo de filmes e séries, mas não o único!

Quais os melhores negócios para ter renda recorrente?

Agências de publicidade, escolas, imobiliárias, escritórios de contabilidade, sistemas do tipo SaaS (do inglês software as a service – software de serviços), clínicas e clubes de assinaturas são ótimas opções de negócios para quem busca ter uma renda recorrente.

Isso porque eles garantem receita contínua através das cobranças de taxas e bônus de veiculação, como nas agências; mensalidades, a exemplo das escolas; e aluguel nas imobiliárias.

Contadores e profissionais da saúde também podem cobrar um valor mensal pelos seus serviços e, assim como os sistemas e clubes de assinatura, se trabalharem as cobranças em paralelo com boas ações de marketing e a oferta da melhor experiência para a freguesia em termos de atendimento e vendas, acabam usufruindo de mais vantagens do que imaginam.

5 maiores vantagens da recorrência

Além da estabilidade, o modelo de renda recorrente possui diversos outros benefícios para empresas dos mais variados nichos. Confira!

1. Fidelização

O modelo de renda recorrente é uma excelente ferramenta na fidelização de clientes que, assim como no exemplo da Netflix, pagam um valor mensal para manter o serviço ativo.

Um consumidor satisfeito com o serviço (ou produto) oferecido tende a comprar mais da mesma empresa e até indicá-la a amigos e familiares.

2. Previsibilidade de receita

A renda recorrente também permite que a empresa saiba exatamente quanto vai faturar com base no número de clientes pagantes. Diferentemente da venda esporádica, na qual o faturamento pode ser imprevisível.

3. Fluxo de caixa estável

Um faturamento previsível proporciona, à empresa, a possibilidade de gerenciar melhor todas as despesas e reservar capital para investir no crescimento do negócio.

4. Redução da inadimplência

O modelo de renda recorrente pode depender de sistemas de pagamento automático ou programado, eliminando qualquer barreira para quem tem interesse em recompra e renovação, por exemplo.

Esses sistemas, conhecidos como plataformas de cobrança recorrente, quando desenvolvidos e implementados por especialistas, também automatizam o envio de lembretes de pagamento para que o cliente esteja sempre em dia, reduzindo drasticamente o risco de inadimplência.

5. Possibilidade de explorar oportunidades

Com uma base sólida, fluxo de caixa estável e baixa inadimplência, a empresa tem mais segurança para explorar novas oportunidades de negócio, seja investindo em inovação ou colocando em prática técnicas de up e cross selling, vendendo mais para clientes fiéis.

Ficou interessado(a)? Então, você vai gostar de saber que, hoje em dia, esse modelo de negócio é adaptável para o seu empreendimento.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Orientações práticas sobre como começar a gerar receita recorrente

Para gerar lucro recorrente para a sua empresa, comece montando um plano de negócios e o colocando em prática, além de outros passos que você confere a seguir.

Crie um plano de negócios

Antes de mais nada, é preciso criar um plano de negócios para ter renda e lucro recorrente. O processo envolve a análise do seu nicho, estudo de demanda do público-alvo e planejamento dos produtos e serviços que você vai oferecer.

Essa primeira etapa servirá como ponto de partida para desenvolver um produto recorrente que será bem aceito pelos seus clientes.

Desenvolva o produto ou serviço

Você já sabe! Crie um produto ou serviço de alta qualidade e que seja possível de usufruir de forma contínua. Isso pode ser feito de várias formas, mas o importante é focar no que agrada o seu público-alvo: optou pelo clube de assinatura? Será que a freguesia prefere receber café ou vinho com recorrência?

Defina os planos de assinatura

Com o seu produto planejado, é hora de determinar o preço e criar planos para vendê-lo de forma recorrente. Uma dica interessante é criar diferentes opções que ofereçam benefícios específicos.

Você pode definir, por exemplo, um plano de entrada e um outro premium para clientes com perfis e necessidades diferentes.

Implemente um sistema de cobrança recorrente

A etapa final da criação do seu novo modelo de vendas envolve a escolha de um sistema para automatizar as cobranças e, finalmente, implementar a renda recorrente no seu negócio.

Para isso, nada melhor do que contar com um sistema de cobrança, como você viu anteriormente neste artigo!

A Cobre Fácil se destaca dentre as melhores plataformas do mercado e é um hub de soluções financeiras completo que ajuda empresas de todos os portes a receber dos seus clientes de forma descomplicada, então, com certeza, vai ajudar a sua também.

Por que usar a Cobre Fácil para ter receita recorrente?

O hub de soluções da Cobre Fácil é projetado para negócios que atuam online ou offline e precisam cobrar e receber dos clientes de forma inteligente e efetiva, sendo considerado, por muitos empreendedores, a solução perfeita para garantir a tão sonhada previsibilidade financeira.

Ao contar com essa plataforma, você terá suporte humanizado somado à vários outros diferenciais. Anota aí!

  • Personalização: a plataforma é white label, o que significa que você pode adicionar a identidade visual do seu negócio nos boletos e outros ambientes dentro do painel, deixando tudo com a cara do seu negócio.
  • Lembretes: a Cobre disponibiliza a configuração de lembretes para pagamentos recorrentes, então, se um cliente costuma pagar no dia 20, é possível enviar lembretes nos dias 5, 10 e 18 para que ele não se esqueça de quitar os valores.
  • Formas de pagamento: escolha a melhor forma de cobrar seu cliente – boleto, carnê, cartão de crédito, link de pagamento ou Pix.
  • Pausa e reativação de cobranças: se, por qualquer motivo, você precisar pausar a cobrança de um cliente, o sistema salva a configuração inicial para que não seja preciso reconfigurar a conta toda vez que você pausar ou reativar uma cobrança.
  • Área do cliente: seu cliente tem acesso a uma área exclusiva, através da qual poderá acompanhar o histórico de cobranças, consultar pagamentos futuros e atualizar os dados do cartão de forma fácil e por conta própria.
  • Emissão automática de Nota Fiscal: o próprio sistema gera NFs de forma automática sempre que um cliente efetua o pagamento de uma fatura, sem que você tenha que se preocupar com nada.

Com um bom planejamento e o auxílio de uma plataforma de confiança é possível adotar esse modelo e gerar lucro recorrente todos os meses.

Claro que, tão importante quanto conquistar um novo cliente, é mantê-lo satisfeito e motivado a comprar novamente, por isso, foque na qualidade do produto ou serviço, mantenha um padrão elevado no atendimento, esteja sempre disposto(a) a ajudar e não se acomode: fique de olho nas tendências de mercado e nos feedbacks do público para otimizar a operação.

Cumprindo todo esse checklist, não tem com o que se preocupar! Bons negócios.

Deixe seu comentário