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11 tendências atemporais de clubes de assinatura

Os clubes de assinatura vêm ganhando cada vez mais destaque no mercado de e-commerce em âmbito nacional e global porque, além de trazerem comodidade aos clientes, eles sempre surpreendem. Veja tendências que vieram para ficar!

Mulher sorridente abraçando uma caixa de papelão

Livros, vinhos e queijos são ótimas opções de clubes de assinaturas, mas não as únicas! O segmento se popularizou nos últimos anos e, apesar de já ter deixado de ser novidade no mercado, ainda tem mil e uma maneiras de surpreender os consumidores. Todas elas serão trazidas no decorrer deste artigo!

Você se lembra das revistas que ofereciam brindes para os compradores que passavam nas bancas de jornais? Quem foi criança durante a década de 90, por exemplo, provavelmente sente aquela nostalgia quando o assunto são os brindes da revista Recreio…

Aquilo já era praticamente um clube de assinatura!

O que aconteceu, principalmente desde 2017, por aí, foi a modernização do conceito e a sua transmissão para ambientes completamente digitais; algo que podemos considerar a inovação das experiências – baseada, assim como antes, na ideia de deixar qualquer um ansioso para abrir uma embalagem ou uma caixinha.

E, se você tem interesse no ramo, pode investir. ✅

Movimentando cerca de R$ 1 bilhão por ano apenas no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (Abcomm), os clubes de assinatura só tendem a ganhar força.

Continue a leitura deste artigo, absorva dicas para acertar em cheio e aprofunde-se sobre o assunto!

O que são os clubes de assinatura modernos e como eles funcionam?

Os clubes de assinatura unem dois conceitos: as vendas online, através de e-commerces, e a compra coletiva. O cliente escolhe o que quer receber em casa, de quanto em quanto tempo e em qual formato, assina um contrato com quem entrega o produto ou serviço e, então, só espera chegar.

Para isso, ele paga um determinado valor por mês, semestre ou ano.

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A título de ilustração – pensando em detalhar o funcionamento do modelo para você com explicações da vida real –, quem assina um clube de vinhos costuma decidir pela compra de uma, duas ou três garrafas todos os meses, sem escolher o rótulo (justamente para ser surpreendido!) e receber, no dia escolhido de cada mês, uma caixa recheada com todos os itens – e talvez até alguns brindes a mais.

Algo parecido acontece com clubes de maquiagens, alimentos orgânicos ou gourmet, cervejas e outros.

Além de um produto central, que normalmente é o item com maior destaque, qualidade ou sofisticação, as entregas também costumam trazer panfletos informativos, mini revistas e outros mimos.

Assinantes de livros, por exemplo, recebem, junto com as obras selecionadas com exclusividade, marcadores de páginas ilustrados,bloco de notas ou ecobags e por aí vai. As ideias de brindes são muitas!

Esse plano de negócios é ótimo para manter um fluxo de caixa com entradas constantes, justamente porque as assinaturas costumam ser mensais, semestrais ou anuais, além de ser ótimo para conquistar fidelização de clientes.

Afinal, por que investir em um clube por assinatura?

Se você pensa em expandir a sua marca e/ou quer criar um clube de assinatura, saiba que estará apostando em um mercado extremamente rentável e promissor, entre outros motivos, pelo fato de as pessoas buscarem, cada vez mais, comodidade e exclusividade.

Não é bom ser surpreendido(a), comprar alguma coisa bem legal e diferente e, ainda por cima, sem precisar sair de casa?

Apenas lembre-se de fugir da mesmice e evitar oferecer exatamente aquilo que a concorrência já oferece.

Outras razões para investir em um clube de assinatura são:

  • renda mensal recorrente e mais clareza sobre qual será a receita da empresa em todos os períodos (algo praticamente impossível quando são feitas vendas isoladas);
  • acompanhamento detalhado de indicadores financeiros e de desempenho, principalmente do número de clientes entrando e saindo, o que permite planejamentos mais assertivos;
  • aumento da probabilidade de fidelizar clientes e menos gastos com aquisição de novos consumidores (que chegam a custar cinco vezes mais do que manter quem já está por perto);
  • aumento nos lucros;
  • maior controle do estoque; e
  • redução dos custos operacionais.

Enfim, os clubes de assinatura são um modelo de negócio com venda recorrente que pode dar muito certo. No entanto, como todo empreendimento, eles têm suas particularidades e precisam de muito planejamento antes do pontapé inicial.

Como criar um clube de assinatura? 6 dicas!

Para construir um clube de assinatura de sucesso, é necessário escolher o nicho em que você pretende atuar, definir seu público-alvo, selecionar os produtos que serão vendidos e precificá-los pensando no lucro, mas também no bolso de quem compra.

1.  Defina o nicho em que o clube será inserido

A primeira ação é escolher qual produto ou serviço será disponibilizado e, com base nisso, mesmo sem ainda fazer o seu menu de opções e a sua precificação, por exemplo, determinar o nicho no qual o seu clube estará inserido.

Desse modo, mesmo que você já trabalhe com uma área específica ou conheça muito bem determinado setor e queira apostar nele, é importante realizar uma pesquisa de mercado antes de tomar a decisão final.

Preocupe-se com ter bastante busca, mas, ao mesmo tempo, espaço para oferecer diferenciais, afinal, é justamente esse o objetivo do clube de assinaturas: apresentar algo único para o público.

Além disso, busque por um tema com o qual você esteja familiarizado(a) para se destacar também pela qualidade.

2.  Defina o público-alvo: quem você quer alcançar?

A definição do público-alvo é fundamental na hora de direcionar a sua divulgação e até os próprios produtos ou serviços para as pessoas certas, na hora certa e do jeito certo, o que ajuda a economizar tempo e dinheiro.

Mais do que só decidir por querer atingir um grupo “X” ou “Y”, ter um consumidor ideal, também conhecido como “persona”, será fundamental para você trabalhar diariamente na busca por melhorar a experiência dos clientes, já que o consumidor de um clube de assinatura costuma ser bastante exigente.

3.  Escolha os produtos ou serviços que serão comercializados

Se você já tem um negócio e quer expandir para o mercado de assinaturas, saiba que não precisa, necessariamente, comercializar todos os produtos que são oferecidos nele.

E, se estiver começando do zero, talvez seja melhor investir em menos opções de muita qualidade do que em muitas alternativas, mas todas medianas ou sem nenhum diferencial quando comparadas à concorrência.

Seu clube de assinaturas precisa vender itens exclusivos e transmitir a máxima sensação de personalização e individualidade a cada assinante!

4.  Defina planos e valores, equilibrando o seu lucro com o poder de compra dos clientes

A precificação dos produtos ou serviços é um passo importante para você levar o seu clube de assinatura ao sucesso e, para chegar o mais perto possível de um valor ideal e definir pelo menos dois tipos diferentes de planos, leve em consideração:

  • todos os seus gastos (produção, logística, processos de operação e marketing, por exemplo);
  • pesquisas dos preços do mercado;
  • avaliação do poder aquisitivo do público-alvo; e
  • sua porcentagem de lucro.

No início, além de ser uma boa opção começar com poucas opções de planos, vale apostar, preferencialmente, naqueles que sejam flexíveis – mensais, trimestrais ou semestrais. Para assegurar a retenção de clientes, também é bacana oferecer descontos a quem optar pelos planos de mais longo prazo.

5.  Finalmente, estabeleça uma logística para os seus envios

Este é um ponto muito importante, pois, se você se compromete com os seus clientes, a partir do momento em que garante que os produtos exclusivos serão enviados até a casa deles, deve se preocupar para que todos cheguem direitinho e na data correta.

Vende serviços? O “esquema” é o mesmo! Seus fornecedores ou colaboradores precisam estar devidamente uniformizados e treinados para bater à porta dos assinantes no dia e horário combinados.

Agora, especificamente para produtos:

  • não deixe de contratar uma transportadora de confiança;
  • inclua, no valor, os gastos equivalentes ao peso e às medidas de cada envio;
  • cobre um preço justo pelo frete; e
  • considere o tempo de produção na hora de avisar o prazo máximo da entrega.

Tenha bem definido o período necessário para a fabricação das caixinhas, embalagens ou kits. Não arrisque nenhum atraso!

6.  Facilite pagamentos e recebimentos para evitar a inadimplência e fidelizar interessados

A melhor maneira de fazer isso é buscando um sistema de cobrança recorrente específico para clubes de assinatura e que possua o máximo possível de recursos capazes de atender tanto às suas necessidades quanto dos seus consumidores!

Investir em tecnologias desse tipo será importante para você enviar notificações de cobrança automáticas, sem precisar trabalhar nelas uma por uma, montar uma régua de cobrança redondinha e reduzir ou até eliminar riscos de precisar lidar com inadimplentes.

Todos os clubes que estão bombando no Brasil e no mundo fizeram suas apostas na recorrência e, hoje em dia, colhem excelentes frutos. Dá uma olhada, logo abaixo, em alguns exemplos de vendas que bombam.

11 ideias para clube de assinatura que seguem tendências

Dentro dos clubes de assinatura, alguns segmentos se destacam, chamando mais atenção dos consumidores devido ao fato de seguirem tendências. São eles que têm mais chances de sucesso.

Conheça, agora, 11 tipos de assinaturas que podem ajudar você a encontrar caminhos para atuar no ramo.

1.  Livros

Os serviços de assinatura de livros já são muito famosos, mas, mesmo assim, não param de crescer. Isso acontece porque as obras literárias possuem gêneros diversos e conteúdos novos estão sempre sendo lançados no Brasil e no mundo.

Então, com criatividade, é possível inovar em caixinhas personalizadas bem específicas para o seu público, oferecendo opções de clássicos, terror ou ficção, todas juntas e misturadas (se isso atender ao que os clientes procuram) ou devidamente separadas.

E vale a pena apostar no universo dos livros infantis também! A felicidade da chegada de um pacote no portão de casa ou na portaria do prédio é mais um incentivo para leitura.

Fora que clubes de assinatura caprichosamente planejados para atender pais, responsáveis, jovens e crianças ajudam na criação daquele delicioso hábito de ler e aproximam toda a família.

2.  Bebidas

Dados coletados pela NielsenlQ Ebit, empresa responsável por monitorar e-commerces, mostram que o número de pedidos de alimentos e bebidas cresceu 128% no primeiro semestre de 2022.

E, por mais “saturado” que o mercado de assinaturas de bebidas esteja, ainda tem espaço para mais uma marca – desde que ela consiga provar ser diferente das outras em um ou mais aspectos!

Clubes de bebidas precisam enviar produtos exclusivos a bons preços porque é isso que faz encher os olhos dos assinantes, inclusive, brindes e agrados ajudam na retenção.

Que tal também alguns cupons de desconto de vez em quando para oferecer degustações ou cursos relacionados ao que é vendido?

O legal é que existem opções para todos os gostos! Chás, vinhos, cervejas e cafés são as mais comuns, mas dá para inovar ou, então, especificar mais as vendas e atender necessidades muito específicas de um grupo menor de pessoas que esteja disposto a pagar mais pela exclusividade.

3.  Alimentos diversos

Assim como as bebidas, o ramo de alimentos também oferece um enorme rol de possibilidades que vão desde caixas recheadas de frutas, legumes e verduras até lindas tábuas de madeira com queijos artesanais e embutidos, passando pelos doces caseiros, diferentes cortes de carne que atendem demandas semanais dos clientes, salgadinhos, marmitas saudáveis e até ovos caipiras.

Vai apostar em algum desses ou outro tipo de alimento vendido por assinatura? Divulgue seu negócio dando destaque para o local de onde a comida vem, para quem produz, para a maneira sustentável que ele chega até o consumidor etc.

Levante uma lista de influenciadores que falem exatamente sobre produtos parecidos com o seu e converse com eles para firmar possíveis parcerias. Se os seguidores gostam do que eles têm a dizer, certamente vão querer saber mais sobre a sua marca.

4.  Produtos para animais domésticos

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o 3º país no mundo que mais fatura com produtos para os pets.

O que você está esperando para apostar em assinaturas que agradem e surpreendam pais e mães “bichológicos”?

Alguns kits para cães e gatos, por exemplo, contemplam petiscos, rações, brinquedos e acessórios e muitos se diferenciam porque são criados de acordo com o perfil comportamental, a raça e a idade do animal, mostrando que ainda há espaço para inovação.

Pode apostar que, se você acertar em cheio – e mais do que a concorrência –, muita gente vai parar de rolar a tela do celular para assistir a um vídeo do “unboxing” dos seus produtos publicado nas redes sociais e feito pelo próprio bichinho, com uma dose extra de fofura!

5.  Discos de vinil

Ué, mas eles não são coisa do passado? Pois saiba que não!

Esta forma de ouvir música voltou com tudo nos últimos anos e promete conquistar ainda mais adeptos.

Tem artista à beça fazendo novos LPs para divulgar materiais comemorativos de aniversário de carreira e tem gente que vira e mexe procura uma loja ou até um brechó para garimpar discos que podem valer uma fortuna.

A ideia de um clube de assinatura que decida investir no vinil deve ser trazer de volta a nostalgia de pegar o produto em mãos, virar de um lado e do outro e, finalmente, colocá-lo na vitrola para tocar suas canções.

Sempre de acordo com o gosto musical de cada um!

O trabalho também inclui tanto a reedição de clássicos como a apresentação de novos sucessos.

6.  Itens de papelaria

Os amantes de papelaria estão por todos os lados e, às vezes, se sentem órfãos daquele momento de exploração das prateleiras da lojinha que ficava do lado de casa ou da famosa papelaria do bairro.

Para eles, também pode ser importante uma curadoria e um envio de produtos mensais que englobe cadernos, agendas, blocos de notas, canetas coloridas, adesivos e muitos outros itens já não encontrados com tanta facilidade nos arredores.

Aliás, percebeu que esse tipo de comércio é cada vez mais raro?

A expansão da área em meios eletrônicos, principalmente, aconteceu devido à popularização do bullet journal – uma espécie de caderno personalizado – e dos planners – calendários ou agendas mais chiques –, que trazem mais organização para a rotina e podem até contribuir para a redução de níveis de ansiedade.

7.  Produtos nerds

Esta é uma ótima opção para quem gosta de inovar os itens da estante e os produtos nerds, inclusive, ganharam um maior destaque recente por causa dos Funkos – aqueles bonequinhos com a cabeça maior do que o corpo que vêm em caixas representando personagens de séries, gibis e filmes, sabe?

Clubes de assinatura desse universo podem disponibilizar ao público-alvo:

  • histórias em quadrinhos (HQs);
  • miniaturas de diversos tipos e não só das que estão em alta nas lojas;
  • camisetas;
  • canecas; e
  • banners e ilustrações exclusivos ou autografados.

Demais produtos do mundo das mais diversas sagas de filmes, séries e HQs também entram na lista!

A caixinha com itens nerds parece que vai ser sempre uma boa investida, já que os fãs estão dispostos a pagar bastante pelos famosos “colecionáveis”.

8.  Pacotes de viagens e experiências exclusivas

Para os amantes de viagens, existem clubes de assinatura que oferecem descontos em diárias de hotéis, parques, passagens aéreas e passeios turísticos.

Esses clubes funcionam como um programa de milhas, mas têm aquela história de precisar voar muito ou se hospedar muitas vezes em uma mesma cidade para acumular pontos.

Algumas marcas ainda proporcionam experiências exclusivas aos viajantes: pode apostar que são elas que têm mais destaque no mercado.

9.  Serviços de streaming

Os streamings chegaram para ficar e ninguém pode negar. Até rimou! Eles são, de fato, um dos principais exemplos de clubes de assinatura que podem dar muito certo se trabalham direito.

Existem os mais populares, como a Netflix e a Amazon Prime Video, mas também aparecem cada dia mais opções de plataformas especializadas em um único gênero.

É o caso da Darkflix, que conta com um catálogo exclusivo de produções de terror, e da CrunchyRoll, especializada em animes.

10.  Serviços educacionais

Em alta durante a pandemia de Covid-19, quando muitas pessoas precisaram estudar de casa, os serviços educacionais em forma de clube de assinatura acabaram se consolidando no Brasil e no mundo e não devem perder força tão logo.

Quem conseguir somar expertise, bons planos com valores acessíveis e alunos interessados pode investir neles sem medo!

11.  Produtos de beleza e cuidados com a pele (skincare)

A busca pela beleza e a preocupação com o amor próprio são temas relevantes nas redes sociais e impactaram diretamente no crescimento de clubes de assinatura que oferecem produtos e acessórios voltados para isso.

É fácil encontrar pessoas falando sobre o assunto ou realizando tutoriais e essas pessoas também costumam fazer, ao vivo ou em um vídeo editado e publicado posteriormente, a abertura das caixinhas e dos kits que chegam em suas casas contendo vários itens.

Depois, elas experimentam os itens e opinam sobre eles e as vendas… BOOM! Explodem quando a avaliação é positiva!

Gosta da ideia de entrar no nicho? Então, invista em:

  • produtos diferentes;
  • reconhecimento e apresentação de novas marcas; e
  • criação de conteúdo online e parcerias com influenciadores.

Neste tipo de assinatura, é comum que os assinantes preencham um formulário descrevendo seu tipo de pele e cabelo, para receberem os produtos que mais se adequem às necessidades deles.

Na hora de oferecer um clube assim, pense no que você pode fazer de diferente para que o preenchimento também se torne uma experiência e, mais do que isso, todo mundo se sinta exclusivo e perceba que a sua marca se importa de verdade com conhecer suas particularidades.

E aí, a listinha está repleta de ideias? Que tal se inspirar em alguns modelos de negócios por assinatura que deram muito certo? Siga para o próximo tópico!

Clubes de assinatura que você precisa conhecer

Para inspirá-lo(a), trouxemos alguns dos clubes de assinaturas mais famosos no Brasil há algum tempo e também alguns que chegaram depois ao mercado, mas ganharam um bom espaço.

TAG Livros

A TAG Livros foi criada em 2013 e constrói uma experiência literária bem especial. Os clientes TAG recebem livros de curadorias mensais feitas por grandes nomes do meio cult ou obras inéditas e nunca publicadas no Brasil. As opções de assinatura também variam entre a mensal e a anual.

Turista Literário

O Turista Literário é um clube em que, além de um livro novo a cada mês, envia aos assinantes uma experiência sensorial e exclusiva composta por um conjunto de elementos que os ajudam a entrar de cabeça na história (sempre relacionada a um destino diferente do mundo).

Perfumes, bolsas, playlists e muito mais entram nas surpresas dos kits, tudo para ficar mais fácil viver cada página como se fosse real.

RDC Viagens

O RDC Viagens foi o primeiro clube de assinaturas do segmento no Brasil. Com ele, os assinantes têm facilidades para se hospedar em mais de mil hotéis nacionais e internacionais, tarifas exclusivas e suporte especializado de agentes, além de outros benefícios.

Um ponto bacana é que quem faz parte do clube também consegue trocar as estadias conquistadas com a assinatura por passagens aéreas ou até mesmo passeios turísticos.

Glambox

A Glambox é conhecida como um dos melhores clubes de assinatura e figura entre os maiores clubes de assinatura de beleza da América Latina e traz planos de um mês, seis meses ou um ano.

Para participar, todo mundo deve preencher um questionário que vai ajudar na criação do perfil individual de beleza de cada um. É a partir desse perfil que quem assina o Glambox recebe caixinhas personalizadas com maquiagens e outros produtos para corpo, cabelo e rosto.

Petiko

A Petiko entrega mensalmente uma caixa cheia de itens pet que vão de petiscos, rações e brinquedos até coleiras e muitas outras novidades desse universo em termos de produtos e acessórios.

Nela, os itens também são selecionados com base em um cadastro indicando sexo, idade, raça e características dos bichinhos. Dentre os planos, entram opções mensais, semestrais e anuais.

Pronto? Modo “inspiração” ativado inclusive se você estiver em busca de nomes para o seu plano de assinatura – que, acima de tudo, precisam ter vínculo com o que você pretende vender para ninguém fazer confusão?

Aproveite as chances de trabalhar em algo que você gosta e sempre quis, usufruindo de todo o seu conhecimento! Só faça as contas com cuidado e lembre-se de contar com a tecnologia trabalhando a seu favor! Até a próxima.

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