Confira 50 ideias de brindes para clientes exigentes

Um brinde tem que ser uma lembrança da sua marca e da experiência vivida com ela. Confira 50 ideias para unir o útil ao memorável!

Ideias brindes clientes

Uma boa ideia de brinde para clientes – carregador portátil, kits de cuidados pessoais, primeiros socorros, minijogos, entre outros – é um jeito eficiente de demonstrar apreço e gratidão pela confiança que eles depositam na sua empresa.

O presente funciona também como estratégia de marketing, aumentando a visibilidade da marca, a fidelização e o engajamento, além de servir para criar vínculos.

E escolher o brinde ideal não é fácil, então, leve sempre em conta fatores como o perfil do seu público, o orçamento disponível e o objetivo da ação. O ideal é que o presente seja útil, criativo e sintonizado com a identidade dos negócios.

Pensando em ajudá-lo(a), neste artigo, você vai encontrar 50 ideias para as mais diferentes abordagens. Confira as que se encaixam melhor ao seu planejamento e escolha uma (ou mais). Antes de ir, não deixe de conferir o seu brinde também, escrito lá embaixo!

O que dar de brinde para clientes?

Escolha seus brindes pensando em qual será a função deles. Vão servir para reforçar sua marca, ajudar a criar uma imagem nova ou diferente da empresa ou de um produto ou terão foco em fidelizar o consumidor? Itens com mais utilidade prática servem para fortalecimento e, para fidelização, melhor optar por kits que propiciem experiências.

Existem muitos tipos de brindes para clientes, mas alguns funcionam melhor do que outros dependendo do objetivo!

Caneca ou pen drive com logotipo ajudam a deixar a marca viva na cabeça do cliente – sempre que ele abre o armário da cozinha, vai pegar um café na copa do escritório ou precisa salvar um arquivo, por exemplo.

Já um kit ou um “vale experiência” ajuda a criar o hábito de voltar querendo mais.

A escolha do brinde deve sempre levar em conta o ramo de atuação da sua empresa também. Continue a leitura para conferir algumas dezenas de exemplos.

Quais os melhores brindes para clientes?

Quando estiver buscando ideias de brindes para clientes, lembre-se de que, quanto mais relacionada ao seu negócio for a sua escolha, mais eficiente será o impacto do presente. Brindes assim funcionam sempre como os melhores que existem!

Se sua empresa é focada em tecnologia, não tem porque fugir dessa temática, né?

A imagem que você deseja passar, porém, pesa mais do que a utilidade da lembrança, então, caso queira transmitir a ideia de sustentabilidade e de cuidado com o meio ambiente, é essencial oferecer algo de acordo com esses princípios. Nada de utensílios frágeis e descartáveis: destaque o uso de materiais recicláveis.

Talvez uma sugestão de brindes para clientes de uma forma prática e direta, em listas, ajude mais.

10 dicas de brindes muito úteis para clientes

Confira exemplos de brindes focados em utilidade. Eles ajudam a fixar sua empresa na cabeça dos clientes, mas precisam de personalidade e de uma identidade visual particular, reforçando a marca. Algumas opções são mais caras, mas servem como inspiração.

1.  Cabo de carregador portátil

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Quem não precisa de um carregador portátil? Considerando, então, que eles sirvam para inúmeros dispositivos eletrônicos, não dá para negar que são um exemplo de brinde perfeito em termos de utilidade.

2.  Power bank solar

Um power bank ou uma bateria portátil solar – que carrega com a luz do sol – pode ser útil para todo mundo e talvez possa ser entregue como brinde junto com o cabo de carregador!

Talvez tenha maior impacto para quem curte ecoturismo ou se aventura por regiões mais inóspitas, mas, de qualquer forma, é um brinde de luxo muito legal.

Pode funcionar bem se distribuído de forma casada para quem fecha um pacote turístico, por exemplo. Empresas de energia, de turismo ou focadas em um estilo mais sustentável também têm grandes chances de arrasar com a ideia.

3.  Kit de cuidados pessoais

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Um kit com itens como máscara facial, gel desinfetante para as mãos e lenços umedecidos é útil para todo mundo, especialmente depois da pandemia, que ensinou a importância da higienização.

Clínicas, spas, academias ou empresas relacionadas ao bem-estar podem fortalecer a marca e o vínculo não só com os consumidores mas com uma imagem de saudabilidade usando brindes como este.

4.  Caneca térmica

Nesse caso, a gama de opções é muito grande, indo das mais simples e muito mais baratas às canecas de alto padrão que configurariam um brinde de luxo. A utilidade não deixa de ser óbvia, mas é o tipo de brinde que funciona muito mais em um nicho específico.

Cafeterias certamente se beneficiam bastante com essa opção. Escritórios também! Vale colocar um chocolate incrível dentro e embrulhar com papel de presente transparente.

5.  Caderno inteligente

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O caderno inteligente não é uma opção barata de brinde, mas as possibilidades de personalização e sua maleabilidade em termos de configuração o tornam um brinde muito original e marcante. Pode funcionar muito bem tanto para escritórios quanto para empresas de tecnologia ou gestão e produtividade.

6.  Porta-cartões adesivo

Um porta-cartões adesivo para celular (que vai atrás do aparelho, geralmente na capinha, sabe?) é útil para manter cartões de crédito ou documentos de identificação ao alcance das mãos.

É o tipo de solução bastante prática e que exige um investimento bem mais modesto. Pode servir bem tanto a empresas de tecnologia como fintechs e bancos digitais ou tradicionais, mas isso não impede que seja usado como presentes por companhias de outros setores.

Oferecer em conjunto à emissão de um novo cartão de crédito, por exemplo, é uma estratégia interessante.

7.  Kit de primeiros socorros compacto

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Um kit de primeiros socorros compacto com curativos, analgésico tópico (pomada) e outros itens que podem ser comprados e usados sem necessidade de receita médica, apenas com o acompanhamento da bula, é útil para emergências diárias e pode ser muito atraente, especialmente para quem pratica esportes.

Empresas de seguros e relacionadas à saúde e ao bem-estar podem se beneficiar ao distribuir esse tipo de brinde. Academias e associações esportivas também – como uma ação de fidelização, demonstrando cuidado com seus clientes.

8.  Adaptador universal de tomada

Esta é uma opção de brinde barata e com valor útil bastante alto para quem tem o costume de fazer viagens internacionais. Empresas de turismo, agências de viagens ou empresas relacionadas a eletrônicos podem oferecer o brinde.

Seu escritório, se tiver bastante gente trabalhando em regime remoto, também!

9.  Organizador de cabos

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É um brinde barato e útil, mas que pode não funcionar para tanta gente porque nem todo mundo se importa tanto com a organização de fios e cabos. O item pede algum complemento que indique sua utilidade para que não seja simplesmente descartado por quem o receber.

Indicado para empresas de tecnologia, eletrônicos ou mesmo gestão – e que tal combiná-lo com o item #1 da lista?

10.  Kit de chaves de fenda multifuncionais

Um kit compacto de chaves de fenda com várias pontas é útil para pequenos reparos domésticos, além de ser relativamente barato. Certamente tem apelo maior com o público masculino, ainda que isso não signifique a ausência de interesse em recebê-lo por parte das mulheres também.

Empresas de manutenção, construção ou redes relacionadas a produtos para casa e decoração podem oferecer com tranquilidade.

Os exemplos acima, de brindes úteis para clientes, têm como foco demonstrar como a praticidade pode ajudar a manter uma marca na cabeça e no coração. Algumas das opções, porém, como você viu, não são baratas e exigem um investimento mais robusto.

O que acha de, agora, conhecer alternativas mais baratas?

10 ideias de brindes baratos para clientes

Nem sempre dá para investir pesado nos brindes para seus clientes, mas ainda vale a pena fazer ações mais simples que ajudem a destacar sua marca e contribuir sutilmente para satisfação e retenção.

Confira, a seguir, algumas opções baratas e suas melhores aplicações.

1.  Adesivos personalizados

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Adesivos personalizados com o logotipo da empresa podem parecer pura propaganda, mas, se sua marca já está bem estabelecida, são vistos como sinal de status ou têm um design tão atraente que acabam recebendo maior valor agregado.

Eles são uma opção barata e funcionam bem para qualquer negócio, desde que com uma identidade estabelecida previamente entre o público-alvo.

2.  Chaveiros de acrílico

Outra opção barata e bastante útil, os chaveiros têm mais utilidade prática do que os adesivos e seu modelo e estilo podem ser diferenciais importantes. Servem como boa opção de brinde especialmente para empresas de turismo, hotéis ou lojas de souvenirs.

3.  Clipes coloridos

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Clipes de papel coloridos não são só uma opção barata como também não exigem nenhum tipo de personalização. Por outro lado, ainda que práticos, úteis e menos custosos, não funcionam bem como brindes para qualquer empresa.

Os segmentos óbvios que podem e devem distribuí-los são papelarias e escritórios, mas com um perfil mais criativo e descolado se quiserem realmente se beneficiar deste brinde simples.

Experimente combiná-los com notas adesivas coloridas ou uma caneta não-tão-básica, por exemplo.

4.  Marcadores de páginas magnéticos

Marcadores de páginas magnéticos são úteis como brinde de editoras, livrarias e bibliotecas, mantendo a marca em destaque nos livros dos clientes.

Além dessa aplicação óbvia, esses itens também podem servir para um público que use agendas, planners e calendários, tornando-se úteis aos clientes de empresas jurídicas ou companhias focadas em gestão.

5.  Porta-latas térmico

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Esta é uma opção econômica para empresas de bebidas, como cervejarias artesanais, ou negócios voltados para a organização de eventos. Com baixo custo e utilidade evidente, pode funcionar muito bem também para empresas de turismo e delivery.

6.  Esponja para tela

Estes limpadores de tela servem tanto para celulares quanto para tablets, TVs e afins, são baratos, úteis e muito propícios para personalização.

Ainda que estejam obviamente relacionados a empresas de tecnologia e informática, podem ser facilmente transformados em objetos com design marcante, o que amplia suas possibilidades de uso.

7.  Abridor de latas

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Este utensílio é uma opção principalmente para empresas de alimentos, utensílios domésticos ou culinária e receitas. Serve como brinde útil especialmente para fortalecer uma marca, desde que seja personalizado e remeta diretamente à atividade do negócio.

8.  Cordão para celular

O salva-celular é uma tendência que ajuda a evitar quedas e perdas acidentais do telefone, podendo ser personalizado mais facilmente com as cores da marca. É bastante funcional como brinde de empresas de tecnologia e telefonia móvel, mas pode ser ótima opção se seu negócio oferece um aplicativo próprio para celulares, por exemplo.

9.  Squeeze reutilizável

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Um brinde prático e sustentável, excelente para academias, empresas de saúde e bem-estar ou qualquer negócio relacionado a atividades esportivas, mas sem limitações se você for de outros setores e quiser experimentá-lo. Também funciona muito bem se seu negócio promove ações de consumo consciente e sustentabilidade.

10.  Sacola reutilizável

Mais uma opção na linha do bom, barato e sustentável, as sacolas têm uma vantagem em relação à área disponível para personalização, permitindo um trabalho mais elaborado para o fortalecimento da sua marca. Use o espaço e estampe seu logo – talvez junto com uma frase engraçada ou impressionante.

Funciona muito bem como brinde de empresas do varejo, mas podem ser um ótimo meio para realizar ações de conscientização em diversas áreas e para agradar consumidores em todas as fases do funil de vendas.

Lembre-se: mais importante do que o preço do brinde oferecido é o quanto ele ajuda a marcar seu negócio e os valores que você quer transmitir para o cliente através dele.

Brindes com utilidade cotidiana têm maior chance de entrar para a rotina do consumidor, mas, se não forem bem relacionados com sua atividade, podem apenas se transformar em um objeto útil de origem desconhecida (ou esquecida).

Um brinde que marque pela criatividade, então, é um bom negócio, não?

10 ideias de brindes criativos para clientes

Quando estiver buscando ideias de brindes criativos para seus clientes tenha em mente que a criatividade não pode parar na confecção do presente. Abaixo, estão mais algumas opções super criativas de brindes + sugestões de como utilizá-los.

1.  Kit de aromaterapia

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Um kit contendo óleos essenciais, difusor de aromas ou velas perfumadas entra na lista de estratégias eficazes para spas, clínicas de estética, lojas de produtos naturais ou empresas focadas em bem-estar e saúde.

Serve bem como presente exclusivo para compras a partir de um determinado valor.

2.  Luminária USB

Uma luminária compacta e que pode ser plugada no computador ou à uma fonte de carregador de celular por USB, com diferentes cores e formatos, é perfeita para empresas de tecnologia e de design de interiores ou lojas de eletrônicos e de decoração.

Pode ser oferecida como um brinde em compras específicas ou como um presente para clientes que adquiriram serviços ou produtos de valor mais alto.

3.  Garrafinha com infusor

Uma garrafa de água com compartimento para infusão de frutas, já viu?

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É uma boa oferecer esse brinde em academias, lojas de produtos naturais ou como parte de campanhas promocionais voltadas para hábitos de vida saudável. A garrafinha pode servir para fidelização ou como parte de um kit especial de bem-estar.

4.  Cabo de carregamento portátil e colorido

Não só portátil, para uma ideia útil, mas colorido, para uma ideia útil e criativa!

Cabos de carregamento para smartphones com cores vibrantes e estampas únicas são o brinde ideal para empresas de tecnologia ou qualquer negócio relacionado a dispositivos móveis. Podem ser oferecidos também como um presente exclusivo em compras de smartphones, tablets ou acessórios.

5.  Minijogo de tabuleiro

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Um minijogo de tabuleiro com peças e regras simples funciona muito bem em cafeterias, restaurantes, bares ou estabelecimentos com áreas de espera ou entretenimento – e encantam, principalmente, se vierem com um bilhetinho de “pode levar”.

Eles servem para ser disponibilizados para uso nas mesas, aprimorando sensivelmente a experiência dos clientes que aguardam ou desfrutam de seus produtos ou refeições.

6.  Cabide de bolsa

Um cabide dobrável e portátil, permite pendurar a bolsa em diversos locais e acaba com aquela chatice de ficar procurando uma cadeira extra! Quem ganha, com certeza lembra com carinho de quem presenteia.

É ótimo para ações em lojas de roupas, boutiques, empresas de moda ou estabelecimentos que atendem principalmente mulheres. Pode ser oferecido como brinde exclusivo em compras a partir de determinado valor ou cogitado na hora de criar um programa de fidelidade.

7.  Kit plantio

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Um kit que inclui sementes, vasos pequenos e instruções de cultivo pode ser oferecido em eventos mais descolados e até como lembrança de alguma celebração empresarial.

É meio óbvio, mas não custa dizer que vale também para agradar consumidores de lojas de jardinagem, floriculturas, empresas de paisagismo ou estabelecimentos com foco em sustentabilidade.

8.  Porta-retrato magnético

Um porta-retrato que pode ser fixado em superfícies metálicas pode ser oferecido em diferentes tipos de negócios, como lojas de presentes, estúdios de fotografia, empresas de turismo ou mesmo grandes corporações.

É um ótimo brinde de agradecimento aos clientes ou um presente personalizado para ocasiões especiais, como aniversários corporativos.

9.  Quebra-cabeças personalizado

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Já pensou em oferecer um quebra-cabeças com uma imagem personalizada da marca ou mensagem especial? Ele é ótimo para empresas de entretenimento, parques temáticos, organizadoras de eventos ou qualquer companhia que queira desafiar seus clientes de forma divertida.

O jogo pode ser distribuído de forma exclusiva em eventos como os de lançamentos de produtos ou os aniversários da empresa ou servir como “cupom” surpresa, oferecendo códigos de desconto ou prêmios – descobertos pelo público-alvo só depois que eles terminam a montagem.

10.  Borrachas com formatos criativos

Borrachas em formatos divertidos, como elementos relacionados ao seu negócio, funcionam, obviamente, para livrarias, papelarias, empresas de materiais de escritório e escolas.

Elas podem ser oferecidas como brindes adicionais em compras de livros, cadernos ou outros materiais escolares, lembrando que é possível , ainda, acrescentar “funcionalidades” a elas, como projetá-las para servirem de suporte para celular, apoio para canetas e lápis e até carimbo.

Como você viu, ser criativo(a) é só uma parte do processo e pensar a melhor forma de tirar proveito de um brinde especial continua sendo essencial, mesmo com muita inovação. Ao recorrer a brindes criativos é importante considerar o perfil do seu público, o contexto da distribuição das lembranças e quais objetivos você tem em mente.

E se você não estiver tão preocupado(a) em inovar, mas quiser impressionar? Segue o fio!

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10 brindes legais para clientes

Você não quer só surpreender seus clientes, mas quer impressioná-los com brindes legais? Tenha em mente que a criatividade não tem preço, mas “fazer bonito” pode ser bem caro, ainda que valha o investimento se a tomada de decisão for assertiva.

A próxima lista traz algumas ideias de brindes para quem acertou na hora de fazer o controle de caixa e conseguiu uma reserva financeira ou ficou com dinheiro sobrando.

Estas opções farão os olhos dos seus clientes brilhar, mas atenção para um detalhe: elas servem mais como um guia do que uma receita a ser seguida à risca, ok?

1.  Fone de ouvido sem fio

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Um fone de ouvido sem fio é um brinde moderno e prático, atraente para quase todo mundo. Pode ser oferecido em eventos ou como recompensa para clientes que atinjam um certo nível de fidelidade.

É um item de uso diário, o que ajuda muito na promoção e divulgação da marca. Como sua utilidade tem um peso muito grande no impacto que causa, pode ser oferecido por praticamente qualquer tipo de empresa.

2.  Mochila dobrável

Uma mochila dobrável é um brinde bastante conveniente para pessoas sempre em movimento. Pode ser distribuída em eventos esportivos ou viagens ou oferecida como presente para clientes que comprarem acima de um determinado valor.

Sua utilidade também tem grande impacto, mas ela não é tão abrangente quanto o fone de ouvido. Em geral, pessoas mais jovens e praticantes de atividades físicas são um público mais adequado.

3.  Kit de realidade virtual

Capaz de proporcionar uma experiência imersiva e emocionante, o kit de realidade virtual é um brinde marcante, mas não gera o mesmo impacto duradouro no cotidiano que opções mais úteis.

Ele geralmente é composto por óculos VR e controle remoto, comprados juntos. Assim:

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Pode ser oferecido como prêmio em concursos ou como parte de campanhas promocionais em redes sociais até talvez embutido no preço de cobrança de uma assessoria de marketing digital.

Esse tipo de brinde incentiva o público a interagir com a marca de forma inovadora, mas isso significa mais investimento em aplicações e interfaces.

4.  Caneta para tablet

Encontrada para venda com o nome “caneta stylus”, a caneta de ponta fina para uso em tablets e notebooks com tela touch é um brinde prático e funcional, ideal para empresas de tecnologia, escritórios ou eventos corporativos.

Pode ser distribuída em feiras e eventos, destacando a marca e funcionando como uma ferramenta útil para dispositivos eletrônicos.

Tem impacto maior para quem gosta de tecnologia e/ou desenho digital, mas pode ser um presentão para arquitetos e decoradores ou para quem estiver planejando uma mudança! Segmentar sua distribuição é desejável.

5.  Minidrone

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Todo entusiasta de tecnologia provavelmente vai sorrir de orelha a orelha com um brinde desses, mas a ideia aqui não é banalizar. Um minidrone pode ser um bom prêmio em concursos ou uma alta recompensa para a fidelidade de clientes mais assíduos.

Não se trata da quantidade a ser oferecida, mas dos critérios para a entrega: é o tipo de ação que não vai impactar apenas quem for premiado, mas o bolso de quem entrega o presente, então, seja criterioso(a) para não gerar reprovação e verifique se tudo está adequado às leis de circulação de drones válidas na sua cidade.

6.  Óculos de sol

Óculos de sol personalizados são brindes estilosos e funcionais, especialmente para eventos ao ar livre, como festivais ou competições esportivas.

Podem ser oferecidos como brindes exclusivos ou integrando kits para proteção solar, mas nada feito de plástico questionável e com lentes horrorosas! Usar material de péssima qualidade não é só um risco para sua marca, mas também para a saúde do seu público.

7.  Caixinha de som Bluetooth

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Uma caixinha de som que se conecte ao celular ou computador via Bluetooth é perfeita para amantes de música e deixa entusiasmado todo mundo que é mais afeito à tecnologia. Pode funcionar como presente em ações de fidelização, competições ou eventos relacionados à música tanto quanto em outras ocasiões.

Como existe uma variedade muito grande de modelos, com preços, tamanhos e funcionalidades diversas, pode ser usado como um brinde de distribuição mais ampla ou em ações mais direcionadas.

8.  Kit churrasco

Claramente, esta é uma opção mais voltada para o público masculino, podendo servir para ações em datas especiais como do Dia dos Pais.

Dá para fazer sua composição de diversas formas, chegando a versões mais simples, só com uma tábua e um sal grosso diferentão, para uma distribuição mais ampla, ou então a kits mais elaborados, com uma faca renomada e outros itens de churrascaria, para usar como prêmio em concursos temáticos.

9.  Smartwatch

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Um relógio de pulso inteligente e tecnológico é um brinde bastante sofisticado, adequado para empresas do ramo fitness ou dos esportes ou para startups e outras organizações que incentivam um estilo de vida saudável e têm clientes sempre conectados.

Também tem uma gama ampla de modelos disponíveis, podendo ser distribuído em eventos especiais ou como prêmio.

10.  Kit de coquetel

É um brinde que pode ser composto de diversas formas, das mais simples às mais luxuosas, assim como o kit churrasco.

Nele, podem entrar:

  • copo com o logo da empesa;
  • macerador (socador) de frutas;
  • garrafa de saquê ou vodca de boa qualidade;
  • tábua e uma faquinha para cortar as frutas;
  • coqueteleira;
  • forma para gelo ou peças de gelo feitas em silicone;
  • entre outros itens.

É muito útil para ações de empresas de bebidas, para presentear clientes de bares ou restaurantes e para brinde de eventos. Pode ser também um presente premium em ocasiões festivas, como aniversários ou festas de fim de ano.

Em suas versões mais modestas, pode servir como presente na compra de alguma coisa específica.

E já que deu para perceber que a personalização está em tudo, por que não anotar algumas sugestões de brindes nessa pegada antes de ir? Role a tela para baixo imediatamente!

10 ideias de brindes personalizados para clientes

Brindes personalizados dão ainda mais destaque para uma marca e sua utilidade, aliada à identidade visual e ao ramo de atuação da empresa, é um jeito super eficaz de fazer o chamado “branding”, ou seja, reforçar nome e imagem na cabeça dos clientes, gerar visibilidade e criar conexão emocional.

Confira adiante alguns exemplos com esse potencial.

1.  Jogo de tabuleiro

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Um jogo de tabuleiro personalizado (que pode até ser o minijogo mencionado anteriormente, mas com logotipo ou logomarca da empresa) é eficiente como brinde de empresas de entretenimento, parques temáticos, espaços de lazer ou negócios voltados para famílias, por exemplo.

Também dá para recorrer a jogos clássicos e adaptar o visual, talvez, mas acrescentando pelo menos algum elemento novo pode dar um toque de exclusividade que vai fazer toda a diferença.

Pense que legal receber um jogo da vida completo, mas com casa com os nomes dos seus serviços em vez de nome de ruas, carrinhos com o seu logotipo ou outro tipo de “peão” para os jogadores e um manual de instruções cheio de indiretas (e diretas) sobre o que a sua empresa faz!

2.  Conjunto de xícaras

Conjuntos de xícaras personalizadas são perfeitos para cafeterias, lojas de chá, empresas de alimentos e bebidas ou como brindes corporativos. Podem ser oferecidos em eventos especiais, como prêmio quando criar programas de fidelidade ou como parte de kits especiais e até estimular o consumo de cafés, chás e afins.

Aliás, já que o assunto são kits…

3.  Kit viagem

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Um kit de viagem personalizado é uma ótima opção para empresas de turismo, agências de viagem, companhias aéreas ou para o setor de hotelaria, mas serve como presentão para qualquer cliente que esteja sempre sobre rodas.

Pode ser oferecido na aquisição de pacotes ou como presente de boas-vindas e quem quiser mimar alguém deve ficar à vontade para usá-lo também. Não tem erro! Um exemplo de composição personalizada de kit viagem para clientes de agências de ecoturismo seria:

  • mochila de trekking;
  • chapéu de trekking;
  • toalha de secagem rápida;
  • bracelete ou pulseira de paracord – usados em atividades ao ar livre; e
  • cantil.

Um repelente não cairia mal também, né?

4.  Kit pet

Perfeito para pet shops, clínicas veterinárias e empresas de serviços para animais, um kit de cuidados para animais de estimação pode incluir itens como tigelas de comida e água personalizadas, brinquedos, coleiras, guias e muitos biscoitinhos, oferecendo aos clientes uma experiência cotidiana com sua marca e, o melhor de tudo, fazendo-os mais felizes por eles verem seus pets felizes também.

5.  Caderno e caneta

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Juntos, mesmo! Eles estão entre as opções de menor custo e com maior facilidade de personalização e funcionam quase como coringas do universo dos brindes, já que são democráticos e raramente recusados.

A criatividade é chave para destacar estes itens e mesmo o design tanto de um quanto de outro pode ser fundamental na composição de um kit realmente marcante.

6.  Kit de cuidados pessoais

É ideal para spas, salões de beleza, clínicas de estética e negócios voltados para o ramo da saúde e pode ser distribuído como um brinde especial para clientes em tratamentos, por exemplo, ou em campanhas de promoção de bem-estar e saúde.

Sua composição varia de acordo com a ação programada ou as especificidades do negócio que opta por entregá-lo como brinde. Frascos de álcool gel, itens de higiene bucal e bolsas térmicas são exemplos de itens para o kit.

7.  Moleskine

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Um Moleskine – caderno de anotações italiano que ganhou o coração dos maiores fãs de papelaria ao redor do mundo –, se personalizado, é uma opção elegante e prática para brinde.

Esses cadernos de alta qualidade são uma boa opção para empresas de escritório, consultorias e até agências de publicidade.

Capriche na personalização com a identidade visual da empresa e adicione páginas internas customizadas com calendários, listas de tarefas ou espaços para anotações. Por serem duráveis, os Moleskines funcionam muito bem como “branding”.

8.  Kit de jardinagem

Perfeito para empresas de jardinagem, floriculturas ou empresas com identidade relacionada à natureza, é diferente do kit de plantio porque inclui ferramentas de jardinagem e talvez até um avental com um logo belíssimo estampado no bolso da frente.

Pode ser oferecido como um brinde especial em eventos temáticos ou como presente para clientes que realizam compras relacionadas a plantas e jardinagem. A composição do kit também deve ser personalizada como um todo, refletindo a atuação da empresa.

9.  Kit café

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Ainda que seu negócio não esteja relacionado diretamente com preparo ou produção de café, é evidente que este kit pode funcionar muito bem, especialmente se contiver utensílios personalizados com sua marca para o preparo da bebida em casa – e como na cafeteria!

Inclua cápsulas, sachês, pacotes com pó ou grãos, acrescente alguns itens como xícaras, medidores, minicoadores ou filtros. Seja criativo(a) e foque na personalização de forma a associar sua marca a uma experiência sensorial. Sucesso na certa!

10.  Kit gourmet

A gourmetização chegou até aos kits? Tire proveito disso, especialmente se sua empresa estiver no ramo de alimentos, gastronomia e catering! Monte o seu com:

  • um voucher para o cliente visitar um restaurante do momento; ou
  • ingredientes para uma receita fácil e instagramável para o cliente postar e marcar o @ da sua marca depois que preparar; ou
  • queijos e charcutaria; ou
  • chocolates e vinhos que harmonizem entre si.

E esses são só alguns exemplos!

O kit gourmet pode ser oferecido como um brinde premium, para ocasiões especiais, sorteios, programas de fidelidade, para marcar comemorações de aniversário da empresa ou fidelizar novos clientes.

Aliás, tudo serve para fidelizar no fim das contas, mas será que existe uma fórmula para não errar na hora de escolher entre tantas opções?

Como fazer brindes para clientes sem errar?

Não existe uma fórmula de como fazer brindes que tenham sucesso garantido, mas existem muitas formas de evitar que um planejamento ruim atrapalhe o sucesso da ação. A dica inicial é: tente ser flexível quanto ao orçamento ou espere juntar um pouco mais de grana para fechar uma negociação com o fornecedor escolhido.

Pense em funcionalidade, exposição da marca e, mais do que isso, utilização do item. Você não quer a marca exposta, mas cheia de poeira porque o brinde ficou numa prateleira esquecida da casa do cliente, né?

Neste artigo, foram apresentadas 50 opções que podem inspirar a criação de brindes para seu negócio e o brinde da Cobre Fácil para você chega agora!

Como saber o que realmente se encaixa na sua realidade? Use a Inteligência Artificial como seu assistente pessoal para decidir.

Acesse uma plataforma como o ChatGPT e peça mais ou menos o que está na caixa. ⬇

Assistente: escolha brinde 

Base

    - público-alvo: (preencha)

    - objetivos: (preencha)

    - orçamento: (informe quanto você pode gastar em reais)

    - quantidade: (informe)

Se não quiser tantos detalhes, pode eliminar as informações que achar desnecessárias.

Dê sequência ao pedido e, depois que receber a resposta, confira se as sugestões agradam. Se quiser mais opções, digite apenas + opções na própria caixa de comando. Fácil.

Apenas lembre-se de que tanto o código como o ChatGPT são uma ferramenta e que você ainda vai ter o trabalho de decidir o mais importante: qual ideia é a melhor para o seu negócio? Inspire-se na lista e no que já conhece do público-alvo.

Faça uma foto do resultado, poste no Instagram e marque o perfil da @CobreFacil. Até a próxima!

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