Um mapa estratégico BSC é um quadro visual em que ficam distribuídos objetivos, métricas e ações de empresas, separados por finanças, clientes, processos internos e aprendizados.
Ele é uma ferramenta de gestão que pode direcionar melhor o cotidiano e as operações de diferentes organizações, fazê-las trabalhar orientadas por resultados e gerar valor real para seus stakeholders.
Quer conhecê-lo melhor e aplicar no seu negócio? Comece pela leitura deste guia completo!
O que é um mapa estratégico BSC?
Criado a partir da metodologia “Balanced Scorecard (BSC)”, desenvolvida por Robert Kaplan, professor de Harvard, e por David Norton, consultor especializado em gestão, o mapa ou quadro BSC é uma representação visual dos objetivos de uma empresa.
Nele, esses objetivos, assim como métricas para mensurá-los, seus alvos e as iniciativas que levarão até eles, ficam divididos em quatro perspectivas cujas causas e os efeitos “se conversam”: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
As 4 perspectivas do mapa estratégico BSC
Antes de começar a trabalhar o mapa para direcionar (ou redirecionar) sua empresa, lembre-se:
- Perspectiva financeira: qual deve ser o posicionamento frente a acionistas e stakeholders no geral para garantia de sucesso financeiro?
- Clientes: como a empresa quer ser percebida pelos clientes; como deve se posicionar?
- Processos internos: quais precisam ser desenvolvidos na busca por excelência?
- Aprendizado e crescimento: quais lições são aprendidas a cada processo e como aplicá-las no presente e no futuro para um crescimento inovador e sustentável?
Perceba, então, como a proposta do planejamento estratégico BSC é simples, objetiva e cíclica.
Só melhoram resultados financeiros as empresas que conquistam e retém clientes; só conquistam e retém clientes aquelas com processos eficientes e só têm processos eficientes as que desenvolvem seus colaboradores, a cultura organizacional e o uso da tecnologia.
Mas para que usar o mapa BSC?
Talvez você ainda esteja preso(a) nessa pergunta, querendo saber dos benefícios de se dedicar tanto a um mapa, e a resposta é simples: a ferramenta garante que todas as áreas e pessoas saibam para onde o negócio caminha e, consequentemente, para onde elas estão indo.
Além disso, detalha a contribuição de cada ação para os objetivos maiores da empresa.
É como se o “desenho” traduzisse estratégias e possibilidades em objetivos de verdade, estabelecendo foco, ajudando na definição de prioridades e na criação de um caminho concreto a ser seguido.
Tudo certo até aqui?
Como montar um mapa estratégico BSC: resumo em 5 etapas
Chegado o momento de agir, certifique-se de saber exatamente quais são as missões, visões e valores da sua organização. Siga as etapas sinalizadas adiante para não errar.
1. Decida aonde você quer chegar
Para onde a empresa deve caminhar nos próximos três ou cinco anos? Qual a visão e os valores que ela vai defender e por quê?
Exemplo:
Ser a maior referência em alimentação saudável no Brasil, com presença em todos os estados, alta taxa de conversão e alto índice de fidelização.
2. Encaixe objetivos nas perspectivas
O ideal é definir pelo menos 3-5 objetivos para cada perspectiva, registrando-os de forma simples e optando somente por aqueles que são mensuráveis.
Exemplos:
- Perspectiva financeira: aumentar rentabilidade no ano; reduzir custos operacionais em 15%; melhorar o ticket médio mensal
- Perspectiva clientes: alcançar um NPS acima de 80; ampliar a base em 25%; tornar-se referência em atendimento
- Perspectiva processos internos: registrar retrabalho abaixo dos 5%; reduzir tempo de entrega em 10%; automatizar 30% dos processos manuais
- Perspectiva aprendizado e crescimento: desenvolver pelo menos dois líderes em todas as unidades no prazo de um ano; atualizar todos os sistemas de gestão até o final do ano; criar uma cultura de inovação
3. Justifique os objetivos e defina as ações
Entenda (e explique ao restante do time) por que os objetivos do passo anterior ficaram definidos.
Conecte-os às causas, ou seja, ao que eles vão gerar quando concluídos e às ações, ou seja, ao que cada um (ou todos) precisam fazer para que eles se tornem realidade.
Estabeleça um período de tempo para o alcance das metas.
Exemplo:
- Na perspectiva financeira, aumentar a rentabilidade é essencial para investimentos em expansão e inovação, vai impactar na abertura de novas unidades, na atualização da infraestrutura e em melhores ações de marketing.
- Para aumentar a rentabilidade, a empresa precisa vender combos inteligentes, criar estratégias de upsell, analisar a lucratividade de cada produto mensalmente e pensar em promoções sazonais ou ajustes na tabela de preços
4. Defina os indicadores a serem analisados
Para cada objetivo, aponte um ou mais indicadores-chave de desempenho (KPIs) que serão analisados.
Exemplo:
- Objetivo: reduzir custo operacional
- KPI principal: Receita líquida
- Meta: Atingir -15% até dezembro
- Iniciativas: automatizar logística; renegociar contratos com fornecedores
5. Use outros mapas como referência
Seu mapa estratégico BSC deve seguir mais ou menos a linha de raciocínio deste exemplo, podendo ser mais simples ou até mais complexo:
Pesquise referências reais e confiáveis na internet e converse com outros donos de empresas que já tenham adotado a ferramenta. Partilha de experiências nunca é demais!
Dicas práticas para você aplicar o BSC na sua empresa
Do começo ao fim do seu mapeamento, envolve todos os líderes e use ferramentas que lhe ajudem a enxergar melhor cada detalhe, por exemplo, jogando as ideias numa planilha no Excel e depois ilustrando-as no Canva ou no PowerPoint.
Se quiser, futuramente, você pode evoluir para o uso de um software mais robusto.
Evolua seus rascunhos em vez de precisar retroceder nas ideias e definições, faça ajustes conforme a “carruagem” anda e, acima de tudo, alinhe as metas ao orçamento da empresa.
Em vez de conseguir um crescimento momentâneo, garanta uma evolução permanente!
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