Guia rápido sobre persona: o que é, como e por que criar

Este artigo ensina o que é a persona de uma marca, quais as diferenças em relação ao público-alvo, como criar e muito mais. Boa leitura.

Imagem de um alvo de tiro ao alvo com uma seta, cercado por cubos com ícones de pessoas, simbolizando contratação ou recrutamento eficiente.

A persona ou “buyer persona”, no marketing, pode ser vista como a representação do cliente ideal de uma empresa. Sabe aquela pessoa pra quem você faz questão de vender seu produto ou serviço? Então!

E entendê-la já deixou de ser diferencial: virou necessidade. Isso porque uma persona devidamente estruturada impacta em todas as tomadas de decisões, na comunicação e, consequentemente, no engajamento e nas conversões.

Lendo este artigo, você vai:

  • Entender o que é persona e por que ter
  • Diferenciar persona de público-alvo
  • Aprender a criar a sua
  • Se inspirar com exemplos práticos

Continue em frente.

O que é persona e pra que serve?

A persona é a representação do cliente ideal de uma empresa. Como ela é criada a partir de dados demográficos e de hábitos dos consumidores, tê-la bem definida vai ajudar gestores e colaboradores a planejarem ações de marketing muito mais assertivas e a direcionar essas ações corretamente. 

Consequentemente, a empresa vai vender mais.

Mas não confunda persona e público-alvo!

Diferenças entre persona e público-alvo

Para você nunca mais esquecer, aqui vai uma imagem com detalhes e exemplos da comparação:

Público-alvo – Quem compra
Persona – Como e por que alguém compra
Grupo de consumidores
Cliente ideal
Informações genéricas
Informações específicas
Para segmentação de mercado
Para personalizar a experiência de compra
Ex.: mulheres de 30 a 40 anos que vivem em grandes cidades
Ex.: Paula, 35 anos, gerente de marketing, moradora de São Paulo

O público-alvo, portanto, delimita o grupo de consumidores a ser alcançado pela marca em questão. A persona dá vida ao melhor cliente dentro desse grupo.

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Como criar a persona de uma empresa em 3 etapas

Para definir o consumidor ideal da sua empresa, antes de mais nada, apure, organize e use dados verdadeiros. O passo a passo completo está apresentado adiante!

1. Colete dados reais

A partir de pesquisas de satisfação presenciais ou online, de conversas com sua equipe, do monitoramento de comentários nas redes sociais e no Google e até de filtragens em plataformas de CRM, colete informações sobre quem consome o que você vende.

2. Identifique padrões

Reúna essas informações, distribuindo-as em grupos, e identifique padrões. Como assim? Você vai precisar descobrir o que todo mundo (ou quase) faz ou pensa igual, seja em relação a comportamento, objetivos, motivações, endereço de habitação ou trabalho etc.

3. Transforme os dados na buyer persona

Aí, terá chegado a hora de você atribuir:

  • Nome
  • Idade
  • Profissão
  • Objetivo/Interesses
  • Desafios
  • Motivações

E o que mais achar importante, à sua persona compradora!

Valide-a e comece a usá-la no marketing, no posicionamento de mercado, na produção e nas vendas. De tempos em tempos, atualize-a com base em novos dados.

Exemplos de buyer persona

Se precisar de inspiração, estes exemplos podem ajudar:

De e-commerce de moda

Nome: Júlia Andrade
Idade: 23 anos
Profissão: estudante de design
Comportamento: compra roupas online com frequência; busca tendências no Instagram
Dores: dificuldade em encontrar peças estilosas e acessíveis
Objetivo: montar looks versáteis e modernos gastando pouco

De plataforma B2B de gestão financeira

Nome: Carlos Menezes
Idade: 39 anos
Profissão: dono de pequena empresa que contrata marcas de vendas B2B

Comportamento: quer reduzir custos e automatizar rotinas
Dores: falta de tempo e conhecimento técnico

Objetivo: ter mais controle financeiro com menos esforço

De profissional autônomo

Nome: Mariana Silva
Idade: 28 anos
Profissão: nutricionista autônoma
Objetivo: atrair mais pacientes pelas redes sociais
Desafios: falta de tempo para produzir conteúdo; insegurança com marketing
Motivação: crescer profissionalmente mantendo uma boa reputação online

Use os ensinamentos deste artigo para ajustar a sua proposta de valor agora mesmo e boas vendas!

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