A persona ou “buyer persona”, no marketing, pode ser vista como a representação do cliente ideal de uma empresa. Sabe aquela pessoa pra quem você faz questão de vender seu produto ou serviço? Então!
E entendê-la já deixou de ser diferencial: virou necessidade. Isso porque uma persona devidamente estruturada impacta em todas as tomadas de decisões, na comunicação e, consequentemente, no engajamento e nas conversões.
Lendo este artigo, você vai:
- Entender o que é persona e por que ter
- Diferenciar persona de público-alvo
- Aprender a criar a sua
- Se inspirar com exemplos práticos
Continue em frente.
O que é persona e pra que serve?
A persona é a representação do cliente ideal de uma empresa. Como ela é criada a partir de dados demográficos e de hábitos dos consumidores, tê-la bem definida vai ajudar gestores e colaboradores a planejarem ações de marketing muito mais assertivas e a direcionar essas ações corretamente.
Consequentemente, a empresa vai vender mais.
Mas não confunda persona e público-alvo!
Diferenças entre persona e público-alvo
Para você nunca mais esquecer, aqui vai uma imagem com detalhes e exemplos da comparação:
O público-alvo, portanto, delimita o grupo de consumidores a ser alcançado pela marca em questão. A persona dá vida ao melhor cliente dentro desse grupo.
Como criar a persona de uma empresa em 3 etapas
Para definir o consumidor ideal da sua empresa, antes de mais nada, apure, organize e use dados verdadeiros. O passo a passo completo está apresentado adiante!
1. Colete dados reais
A partir de pesquisas de satisfação presenciais ou online, de conversas com sua equipe, do monitoramento de comentários nas redes sociais e no Google e até de filtragens em plataformas de CRM, colete informações sobre quem consome o que você vende.
2. Identifique padrões
Reúna essas informações, distribuindo-as em grupos, e identifique padrões. Como assim? Você vai precisar descobrir o que todo mundo (ou quase) faz ou pensa igual, seja em relação a comportamento, objetivos, motivações, endereço de habitação ou trabalho etc.
3. Transforme os dados na buyer persona
Aí, terá chegado a hora de você atribuir:
- Nome
- Idade
- Profissão
- Objetivo/Interesses
- Desafios
- Motivações
E o que mais achar importante, à sua persona compradora!
Valide-a e comece a usá-la no marketing, no posicionamento de mercado, na produção e nas vendas. De tempos em tempos, atualize-a com base em novos dados.
Exemplos de buyer persona
Se precisar de inspiração, estes exemplos podem ajudar:
De e-commerce de moda
Nome: Júlia Andrade
Idade: 23 anos
Profissão: estudante de design
Comportamento: compra roupas online com frequência; busca tendências no Instagram
Dores: dificuldade em encontrar peças estilosas e acessíveis
Objetivo: montar looks versáteis e modernos gastando pouco
De plataforma B2B de gestão financeira
Nome: Carlos Menezes
Idade: 39 anos
Profissão: dono de pequena empresa que contrata marcas de vendas B2B
Comportamento: quer reduzir custos e automatizar rotinas
Dores: falta de tempo e conhecimento técnico
Objetivo: ter mais controle financeiro com menos esforço
De profissional autônomo
Nome: Mariana Silva
Idade: 28 anos
Profissão: nutricionista autônoma
Objetivo: atrair mais pacientes pelas redes sociais
Desafios: falta de tempo para produzir conteúdo; insegurança com marketing
Motivação: crescer profissionalmente mantendo uma boa reputação online
Use os ensinamentos deste artigo para ajustar a sua proposta de valor agora mesmo e boas vendas!
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