Aquele grupo de pessoas que compartilham características ou interesses e, por causa deles, tendem a consumir determinados produtos e serviços são o público-alvo de uma empresa.
E empreendedores que estudam esse grupo de forma aprofundada, com certeza, conseguem gastar menos, fidelizar mais clientes e aumentar seus lucros!
Imagina só: você cria uma marca e um produto fenomenal, contrata funcionários, faz o registro do seu negócio direitinho, mas, quando chega a hora de vender não sabe pra quem direcionar suas ações de marketing…
Caos completo!
Descubra, neste artigo, exatamente o que é e como definir um público-alvo.
O que é público-alvo?
O público-alvo é uma parcela do mercado composta por pessoas que têm características em comum, como idade, gênero, endereço ou interesses, e que uma empresa visa alcançar com os produtos ou serviços que vende.
Quanto mais claro e definido for esse público, mais fácil será fazer negócios com ele, afinal, melhor do que agradar todo mundo é agradar, do jeito certo, as pessoas certas.
Ao definir o público-alvo do seu negócio, você entrega o melhor produto ou serviço para atender às necessidades de uma parcela específica do mercado, ganhando o espaço necessário para que a marca se torne uma autoridade no que faz.
Só não faça confusão entre o conceito que está sendo tratado neste artigo e uma outra definição importante: a de persona!
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
Enquanto a persona é a representação de um cliente ideal a partir de um personagem fictício, criado pelos donos de empresas para saberem aonde querem chegar, o público-alvo é a parcela de pessoas reais que têm ou podem vir a ter interesse em comprar o que a marca vende.
Exemplo de persona
Exemplo de público-alvo
Agora, confira os vários tipos de público-alvo levados em consideração atualmente.
7 principais tipos de público-alvo a considerar
Quando se fala em definir um público-alvo, é possível pensar em sete diferentes tipos, sendo eles geográfico, demográfico, psicográfico, comportamental, por afinidades, segmentados para o B2B e alguns novos surgindo no mercado.
1. Geográfico
Definido pelo local onde mora ou trabalha ou até pelos bairros que mais frequenta, esse perfil é usado por restaurantes, clínicas e escolas, dentre outros.
Um restaurante na região central pode querer alcançar funcionários que trabalham naquela localidade, oferecendo refeições com bom custo-benefício.
Se quiser um público-alvo por perfil geográfico, considere país, estado, cidade e/ou bairro.
2. Demográfico
Se baseia nas seguintes características:
- Faixa etária
- Gênereo
- Renda
- Estado civil
- Educação
- Tamanho da família
E serve para qualquer tipo de empresa!
3. Psicográfico
É o público-alvo segmentado de acordo com comportamentos e interesses,acima de tudo. Esse perfil leva em conta:
- Estilo de vida
- Personalidade
- Valores
- Crenças
- Etc.
Dica: utilize-o na construção de identidade da sua marca e da proposta de valor.
4. Comportamental
Apesar de semelhante ao anterior, o público-alvo por perfil comportamental ou por comportamento é definido a partir de:
- Hábitos de compra
- Frequência de compra
- Lealdadeà marca
- Sensibilidade aos preços
- Status de usuário
- Estágio no funil de vendas
Ao estudar esse nicho, você vai descobrir pessoas que são atraídas por certos tipos de promoção, preferem um serviço mensal em vez de pontual, dentre outros fatores.
5. Por afinidades
Também parecido com os dois tipos anteriores desta lista e até complementar a eles, o público-alvo por afinidades é aquele cujas pessoas que o compõem têm hobbies, causas sociais, estilos musicais, práticas esportivas ou interesses culturais em comum.
6. Segmentado para o B2B
Este público-alvo é formado por decisores de empresas Business to Business (B2B), ou seja, pessoas que compram da empresa vendedora (fornecedora de software, matérias-primas etc.).
Sua análise e definição deve englobar, pelo menos:
- Tamanho da empresa compradora
- Setor de atuação da empresa compradora
- Papel do decisor na empresa
- Maturidade digital da empresa
Ainda, voltando ao B2C e, portanto, à venda direta para o consumidor final…
7. Novos públicos surgindo no mercado
Você também pode querer estudar perfis que vêm ganhando espaço nos últimos anos, a partir de mudanças nos hábitos de consumo. Anota aí!
- Criadores de conteúdo
- Consumidores de Inteligência Artificial
- Comunidades de nicho e microcomunidades
- Pessoas que trabalham viajando (nômades digitais)
Seja como for, mais uma dica: siga o passo a passo do próximo tópico para acertar nas pesquisas e definições.
Como definir o público-alvo de um negócio e estudar essas pessoas?
Comece fazendo uma pesquisa de mercado e reunindo informações sobre tendências, problemas e oportunidades ligados ao ramo de atuação da empresa em questão. Avalie concorrentes diretos e indiretos também!
Ao mesmo tempo, escolha um ou mais tipos de público-alvo para definir.
Aí…
- Tenha em mente o que você vende e quais dores resolve
- Entenda quem se beneficiaria da sua solução
- Faça entrevistas
- Seja o mais específico(a) possível na segmentação
- Use a persona no processo
- Pense em formas de se destacar
- Use informações de quem já compra de você (inteligência de vendas)
- Explore dados disponíveis em fontes confiáveis online, como o IBGE e o Sebrae
- Use ferramentas digitais, como o Google Trends e similares
Sempre que achar que algo pode melhorar, repita o processo.
A importância do público-alvo devidamente definido se prova no dia a dia empresarial, através de um posicionamento de mercado 100% assertivo e campanhas de marketing mais eficientes.
Ao mesmo tempo, você perceberá que está colhendo louros com a redução do Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e com uma maior fidelização dos consumidores,
E, como consequência, o ticket médio aumenta, assim como o ROI, então, boas vendas!
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