5 principais tipos de precificação

A precificação consiste em definir o preço de um produto ou serviço de modo que o valor estipulado seja coerente com as expectativas do consumidor e, principalmente, da empresa. Para chegar no preço ideal, o empreendedor pode contar com a formação estratégica de precificação.

Precificação

A precificação é o ato de definir um valor quantificável para a venda de um produto ou prestação de um serviço. Ela serve para dar valor com seriedade aos preços praticados pelo seu empreendimento, a fim de evitar prejuízos e elevar a margem de lucro da empresa.

A formação estratégica de precificação estabelece com precisão quanto vale o produto ou serviço que você comercializa, afinal, os métodos são conduzidos por dados e pesquisas que baseiam a decisão de quanto cobrar por uma mercadoria ou serviço sem perder de vista as características do seu negócio.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é precificação, como precificar e cinco estratégias para encontrar o preço ideal para praticar no seu negócio.

O que é precificação?

Trata-se da definição do valor quantificável de um item. O objetivo da prática é encontrar o preço adequado para o produto ou serviço comercializado pela empresa, de modo que o empreendimento obtenha lucro e o cliente saia satisfeito.

Para isso, existem diversas formas de se fazer esse cálculo, conhecidas como estratégias de precificação, tópico que abordaremos nos parágrafos seguintes.

Como precificar um produto ou serviço?

A precificação não é um ato arbitrário, pelo contrário, a ação induz a utilização de estratégias baseadas na análise de dados e pesquisas reais que resultam no valor adequado para venda de um produto ou serviço.

Por isso, o modo ideal para encontrar um valor justo para um item ou atividade que você oferece é aplicando uma ou mais técnicas de formação estratégica de precificação. Dessa maneira, eliminam-se os achismos e aumentam-se as chances de estipular um valor quantificável apropriado para a comercialização do que você oferece aos seus clientes.

Além disso, também é importante considerar que o preço de venda não é um elemento fixo e, mais do que isso, pode ser afetado por componentes internos e externos que fogem do controle empresarial e que influenciam no valor final do que está sendo comercializado.

Por conta disso tudo, ampliar o leque de estratégias pode ser uma tática inteligente para adaptar seus custos e manter a segurança financeira do seu negócio, caso haja necessidade.

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5 principais tipos de precificação

1.  Preço de custo acrescido

Provavelmente a estratégia mais conhecida da nossa lista, o preço de custo acrescido faz jus à sua fama. Afinal, a definição desse valor quantificável é bastante simples.

Basta que seu negócio calcule o custo total de produção do produto ou o custo total da prestação do serviço e acrescente a margem de lucro que deseja obter com ele.

A estratégia é utilizada principalmente para a definição do valor de produtos físicos em que os custos de produção são identificados facilmente.

2.  Precificação competitiva

Essa estratégia consiste no processo de análise dos preços aplicados pelos concorrentes da empresa, seguido da definição de valores semelhantes para o seu empreendimento.

No entanto, não é indicado que a precificação competitiva seja a principal estratégia utilizada pela empresa, pois, embora seja prática, esse tipo de análise pode ser superficial.

Nesse caso, a recomendação é que a estratégia seja usada como um dos critérios para a decisão e não como sendo o único responsável por definir o preço das suas mercadorias ou serviços.

3.  Precificação skimming

A terceira estratégia que apresentamos é muito utilizada pelas empresas de tecnologia e eletrônicos. O método se baseia na estipulação de um preço alto que, de acordo com a demanda e o valor para os clientes, diminui com o tempo.

Nesse caso, o custo alto se justifica pelas tecnologias inovadoras e dores resolvidas, mas que, com o passar do tempo e com a ascensão de outras tecnologias, torna-se mais acessível justamente para que outros valores mais altos sejam praticados em novos produtos ou serviços.

4.  Preço de penetração

A estratégia de penetração visa estipular um preço inferior ao praticado pelos concorrentes do negócio. Esse valor é adotado para que seu produto possa entrar em um mercado competitivo, repleto de marcas consolidadas.

A estratégia consiste em tornar o seu negócio competitivo pelo custo, assim, no momento em que a empresa conquista o seu “lugar ao sol”, é esperado que ela se sinta pronta para aumentar o preço naturalmente.

5.  Freemium

A estratégia freemium foca em oferecer o seu produto ou serviço de modo gratuito por um período de tempo previamente estabelecido.

De modo geral, o cliente utiliza gratuitamente o item por 30 dias. Depois disso, ele deve assinar o “premium” para continuar usufruindo do produto, caso não contrate, perde seus benefícios em seguida. Um exemplo de sucesso dessa estratégia é o Spotify!

O Freemium é um método de precificação comumente utilizado por empresas que utilizam um sistema de pagamento por recorrência ou assinaturas.

Agora que você conheceu o que é precificação e como precificar o seu produto ou serviço, lembre-se de escolher uma estratégia que combine com o perfil do seu negócio, praticando um valor que esteja alinhado com os seus objetivos e com as expectativas do seu cliente.

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