Como funciona o pagamento por recorrência?

O pagamento por recorrência é considerado o futuro do mundo dos negócios pela praticidade do trâmite e pela segurança que ele oferece. Saiba como este método de pagamento funciona e como incorporá-lo ao seu negócio.

Pagamento recorrência

Talvez você já tenha ouvido falar sobre pagamento por recorrência, mas não saiba o que isto significa. Para você entender de uma vez por todas, este é o método usado por grandes empresas como a Netflix.

Ficou fácil entender agora, não é mesmo? A Netflix utiliza a recorrência como método de recebimento por ser mais prática e mais segura, de modo que a cobrança é feita sem necessidade de ações mensais por parte do cliente ou da empresa.

Ou seja, não é preciso enviar o boleto de cobrança a cada mês, um por um, para cobrar a dívida, tampouco o cliente precisa solicitar o pagamento.

Após a venda efetuada, um período é pré-estipulado entre empresa e cliente e, durante esse tempo, o valor referente à mensalidade ou ao plano é descontado de maneira automática.

O período pré-estipulado e acordado entre ambas as partes pode ser diário, semanal, por mês, trimestral, a cada semestre ou por ano.

O que é pagamento recorrente?

É qualquer solução de cobrança acordada por um período de tempo determinado ou continuamente, geralmente com embasamento contratual e com a finalidade de proporcionar algum serviço frequente.

Esta solução diminui o índice de inadimplência na empresa, uma vez que o pagamento somente pode ser cancelado após a finalização ou quebra do contrato.

É válido ressaltar que pagamento recorrente e parcelamento são soluções diferentes. O primeiro, se trata de um serviço constante, como mensalidades escolares.

Enquanto o segundo ocorre quando um valor único é dividido em uma quantidade de meses após a entrega do produto, de modo que o cliente deve continuar pagando até quitar o valor total, podendo incluir juros.

Ainda, existe uma outra opção que inclui na mistura do parcelamento e do pagamento recorrente, conhecida como “assinatura parcelada”.

Alguns cursos se encaixam neste modelo, pois a mensalidade pode ser divida com o intuito de que o valor fique mais acessível ao consumidor.

Dessa maneira, o curso pode ter duração de 12 meses e o aluno optar por quitar o valor em 24 meses, de forma recorrente, ou seja, descontado automaticamente da sua conta bancária ou cartão de crédito.

Por isso, é possível dizer que não existe um produto específico de recorrência, sendo cabível implementar tal solução em qualquer ramo de atividade, seja:

  • mensalidade escolar;
  • contabilidade;
  • prestadores de serviço;
  • academias;
  • sites de assinaturas;
  • streamings;
  • luz, água, internet;
  • e-commerces;
  • consultórios odontológicos;
  • plano de saúde; ou
  • apólices de seguro.

Oferecer a opção de recorrência otimiza o serviço da gestão de cobrança e diminui consideravelmente as chances de erros humanos, uma vez que todo o processo é automático e tecnológico, reduzindo a probabilidade de cobranças dobradas ou de esquecimento no envio das faturas.

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3 meios de pagamento recorrente

Caso você forneça uma assinatura de vinhos, o assinante receberá mensalmente um produto diferente de acordo com o seu negócio, pagando um valor X por mês programado de forma recorrente, independentemente do produto enviado.

Este método proporciona comodidade ao cliente, que recebe seu produto com total segurança, sem se preocupar em emitir boletos ou entrar em contato com a empresa para passar o cartão de crédito.

Assim como esse método traz vantagens para a companhia, que pode enviar o produto com qualidade e confiança, pois o pagamento estará em caixa, sem necessidade de uma gestão de cobrança ou risco de inadimplência.

Agora que você já entende o que é um serviço pago por sistema de recorrência, confira as três alternativas de pagamento deste método.

1.  Via cartão de crédito

Este é um dos métodos mais escolhidos, uma vez que há maior segurança e controle de recebimento de crédito recorrente.

Isso porque a empresa consegue controlar o dia exato em que o pagamento será realizado, podendo contar esta garantia para outros investimentos.

Além disso, o cartão de crédito permite que o cliente parcele o valor do pagamento recorrente e o valor não consome o seu limite de crédito, deixando o cartão “limpo” para outras operações

A forma como ele pagará a dívida é de responsabilidade dele e da empresa de crédito, não com a sua organização, que fornece o serviço por recorrência.

E exatamente por isso, quando houver inadimplência com a fatura do cartão, os trâmites judiciais de cobrança serão realizados pela empresa de crédito, isentando você de qualquer responsabilidade e, ainda por cima, recebendo o valor da compra.

2.  Via boleto bancário

O boleto funciona para aqueles clientes que não possuem contas bancárias e nem cartões de crédito, tornando-se, nesses casos, a única opção de pagamento.

Mesmo que muito utilizada, esta ferramenta de recebimento tem uma desvantagem maior em relação às outras duas citadas neste artigo, pois o boleto bancário pode demorar até cinco dias para ter o pagamento efetuado reconhecido.

Isso, algumas vezes, pode gerar transtorno, quando cobrar por uma dívida que foi quitada, mas não obteve reconhecimento bancário, por exemplo.

Através dessa modalidade, emite-se uma única vez todos os boletos referente ao período acordado entre as partes.

Por exemplo, caso o plano de assinatura seja estipulado em um ano, serão emitidos 12 boletos, que serão entregues ao cliente, que por sua vez pagará a dívida dentro do prazo de vencimento.

3.  Via débito automático

Assim como o cartão de crédito, este modelo possui uma rapidez e uma segurança maior, pois o pagamento é realizado de forma automática.

Isto é, o cliente autoriza o banco a descontar um valor X da sua conta mensalmente e transferir este valor para outra conta, sem que seja preciso solicitar tal ação a cada novo vencimento.

Em outras palavras, o débito automático funciona como uma transferência bancária programada pelo dono da conta.

Vantagens do pagamento por recorrência

A venda por recorrência traz mais segurança à saúde financeira do seu negócio, pois é possível ter controle sobre pagamentos mensais, com a certeza de que no próximo mês os mesmos valores estarão disponíveis, mantendo a receita equilibrada em torno dessas cobranças.

Outras vantagens são:

  • redução de custos para aquisição de novos clientes;
  • automatização do processo de cobrança;
  • receitas sustentáveis;
  • eficiência no tempo gasto com cobrança de dívidas em aberto;
  • planejamento financeiro adequado;
  • não consome os limites do cartão dos clientes;
  • clientes fixos; e
  • maior controle de recebimento/gastos e custos.

Como implementar o serviço de recorrência?

Caso queira implementar este modelo de pagamento ao seu negócio, o primeiro passo é bem simples: basta que você encontre um sistema de cobrança recorrente que ofereça esta possibilidade.

A Cobre Fácil oferece a cobrança recorrente, assim como emissão de boleto, mensalidades, carnê de pagamento, cartão de crédito e débito, entre outros serviços de cobrança.

Para ter acesso a todas essas funcionalidades, basta cadastrar a sua empresa na plataforma da Cobre Fácil.

Veja como:

  1. Acesse o site: www.cobrefacil.com.br
  2. Clique em "Começar Agora
  3. Preencha seus dados pessoais, como nome, e-mail e crie uma senha.
  4. Aperte em “Criar conta grátis

Pronto! O primeiro passo foi iniciado. E o próximo é tão simples quanto. Confira!

  1. Na próxima aba, será necessário descrever o seu negócio. Qual seu segmento, produto, etc.
  2. Clique em “Continuar
  3. Nesta página, é preciso escolher o seu perfil, isto é, se você é MEI, empresa ou autônomo.

Caso você seja Autônomo, será necessário preencher os seguintes dados:

  • CPF;
  • nome completo;
  • telefone;
  • data de nascimento; e
  • nome completo da mãe.

Depois, clique em “Continuar” e preencha seu endereço completo.

Para os perfis MEI e Empresa é preciso informar:

  • CNPJ;
  • nome fantasia;
  • razão social;
  • data de abertura; e
  • telefone.

Depois, clique em “Continuar” e preencha seus dados pessoais.

Após clicar em "Continuar", caso você tenha escolhido o perfil “Empresa”, será preciso ainda informar os dados do “Administrador da Empresa”.

  • CPF;
  • nome completo;
  • telefone;
  • data de nascimento; e
  • nome completo da mãe.

Pronto! Agora é só enviar os documentos solicitados e começar a utilizar nosso sistema, cadastrando seus clientes de forma segura, com todos os dados salvos na nuvem, o que evita perda de informação.

Oferecer diversidade e segurança de pagamento ao cliente nunca foi tão fácil. Cadastre-se e aproveite as funções oferecidas pela plataforma da Cobre Fácil.

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