Cobre seus clientes de forma automatizada

Como fazer o controle de mensalidade dos seus alunos?

Aprenda tudo que você precisa para realizar um bom controle de mensalidades de seus alunos e diminuir a inadimplência.

Controle mensalidade alunos

Aprender a lidar com a cobrança de mensalidade de alunos é muito importante para o gerenciamento do seu negócio. Esse processo, quando bem feito, é responsável pela diminuição da inadimplência e melhora nos lucros, pois ajuda a empresa a não ficar com um déficit financeiro muito grande.

Mas como manter o controle de pagamento dos alunos?

A gestão financeira de mensalidades pode contar com a ajuda da tecnologia, pois isso facilita e automatiza todas as rotinas, aqueles processos que se repetem dia após dia e que são importantíssimos para manter o seu negócio em dia.

Como realizar o controle de pagamento de alunos

Existem inúmeros recursos que podem ser utilizados para ajudar no controle das mensalidades pagas e não pagas, deixando seu processo de gerenciamento ainda mais eficiente e prático.

A empresa pode contar com sistemas eletrônicos ou até mesmo manuais para ficar por dentro da situação de pagamento de cada aluno, a cada mês, assim sabendo quem está em débito financeiro e identificar as possíveis inadimplências.

Existem algumas dicas para diminuir a taxa de alunos com atraso no pagamento das mensalidades, vejamos:

  1. Cobrar com antecedência: envie lembretes com antecedência sobre a mensalidade que vai vencer.
  2. Oferecer descontos: pode ser oferecida uma porcentagem de desconto para pagamentos efetuados até uma data estipulada.
  3. Negociar a dívida: em casos de mensalidades de alunos atrasadas, negociar um desconto nos juros e até mesmo a forma de pagamento.
  4. Seja sempre educado e busque facilitar o processo para o aluno quitar sua dívida.

Mas entenda que, mesmo com essas dicas, ainda pode acontecer de alguns alunos ficarem com a mensalidade atrasada e há duas formas de manter esse controle: a forma eletrônica e a manual.

O método manual consiste em um registro manuscrito e individual de cada aluno a cada mês. Em um primeiro momento, pode parecer a melhor forma de registro e controle, mas ela apresenta alguns problemas.

Quando falamos de controle de pagamento de academia e personal trainer, por exemplo, essa forma de registro é mais efetiva, considerando o número de pessoas que estão envolvidas.

Agora, para controle de pagamento de mensalidade escolar, ou controle de pagamento de curso, por exemplo, falamos de muitos alunos, então seria fácil alguma informação se perder ou até mesmo de ser alterada no registro manuscrito, contribuindo até mesmo com fraudes.

Nesses casos, o mais indicado é um sistema eletrônico, com uma plataforma de pagamento recorrente, para que diminua a ocorrência de erros e fraudes. Além disso, é muito mais eficiente e facilita na hora de verificar a situação de pagamento dos alunos em geral ou até mesmo de uma turma em específico.

Sistema de cobrança para alunos

Como falamos anteriormente, a empresa pode contar com recursos eletrônicos e manuais para controlar os pagamentos mensais, sendo mais indicado o uso de softwares, por garantir uma maior eficiência e praticidade.

Mas para você facilitar esse controle também para o próprio aluno, é super indicado emitir carnês, pois eles já levam todos os boletos consigo e podem acompanhar os vencimentos e pagamentos.

A Cobre Fácil é uma intermediadora de pagamentos e tem todos os recursos que você precisa para fazer uma excelente gestão, como a emissão de relatórios completos, envio automático de mensagens e lembretes de pagamentos e emissão de boletos e carnês de mensalidade.

Deixe seu comentário