Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Como escolher uma plataforma de pagamento recorrente?

Saiba também as vantagens da plataforma de pagamento recorrente, qual a melhor plataforma de boletos e se vale a pena investir nessa ferramenta no seu negócio.

Plataforma de pagamento recorrente

O uso do pagamento recorrente cresceu nos últimos anos junto com os modelos de negócios de clubes de assinaturas, mensalidades de uso de softwares para as mais variadas funções e plataformas de streaming, como o Netflix.

Mas também é uma modalidade usada, faz bastante tempo, em negócios como mensalidade de academias, escolas, assinatura de serviços de telecomunicações, como TV a cabo, comodato de equipamentos, suporte e manutenção de serviços variados, fee de agências de publicidade e outras.

Junto com essa nova demanda de gestão financeira, surgiram as plataformas de pagamento recorrente com o intuito de facilitar a vida do empresário. Mas você sabe o que é uma plataforma de pagamento recorrente? Quais suas vantagens e se é adequado para o seu negócio investir em uma?

Esse artigo vem para te ajudar a esclarecer esses pontos e esperamos que no final dele você esteja seguro para dar o próximo passo. Vamos lá?

Mas antes, o que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é uma modalidade de pagamento utilizada na contratação de serviços contínuos, como as assinaturas ou pagamento de mensalidades. Eles podem ter um período determinado porém, em geral, possuem uma cláusula de renovação automática para que o serviço continue a ser prestado sem interrupção.

É como no exemplo das TVs por assinatura: você paga mensalmente por um ano e, caso não solicite o cancelamento, haverá a renovação automática do contrato para mais um ano.

O que é uma plataforma de pagamento recorrente?

Existem dois tipos de plataformas de pagamentos recorrentes a saber.

A primeira é aquele sistema que se integra ao site da empresa para que o usuário faça o pagamento online diretamente na plataforma. Esse sistema, também conhecido como API (Application Programming Interface, em tradução livre: “Interface de Programação de Aplicações”) é comumente utilizado em lojas online, os chamados e-commerces, e oferecem diversas formas de pagamento ao usuário, com diferentes taxas ao empresário.

Algumas das mais conhecidas são a PayPal, PagSeguro e PayU. O próprio Mercado Livre também é um exemplo, através do Mercado Pago.

Por outro lado, existem as plataformas de pagamento recorrente para gestão do empresário, que não são acessíveis ao seu cliente final e, portanto, são mais usuais nos negócios com foco offline. Elas possibilitam que o empresário possa receber os pagamentos de mensalidades e assinaturas de forma automática.

Além disso, agregam funções de gestão de cobrança e financeira para otimizar a rotina do gerente financeiro das empresas, ou mesmo do empreendedor, que realiza ele mesmo essa função.

No caso deste sistema de pagamentos, a própria plataforma se responsabilizará pela interface com o banco, o que lhe confere melhores taxas para atender às necessidades do seu cliente. Isso porque ela atenderá várias contas e, assim, possuirá maior poder de barganha junto ao banco do que os empresários conseguem individualmente.

Vantagens da plataforma de cobranças recorrentes

Além de tarifas diferenciadas para o empreendedor, uma plataforma de pagamentos recorrentes oferece outras vantagens que listamos a seguir:

Vantagens para o empreendedor:

  • opção de emissão de boletos para mensalidade e/ou carnês que viabilizam o negócio recorrente;
  • configure uma única vez a cobrança para o cliente para que a plataforma automatize as demais mensalidades, diminuindo, assim, o risco de erro humano no processo;
  • gerenciamento de faturamento (as cobranças emitidas) e pagamentos (as cobranças emitidas que foram pagas) em um único painel de visualização automatizado;
  • controle de inadimplência: identifique rapidamente quem são os clientes devedores e os valores em atraso;
  • gestão de cobrança automatizada: com envio de lembretes para o cliente não esquecer a data do pagamento.

Vantagens para o cliente:

Também é possível listar as vantagens para o cliente de uma empresa que adota uma plataforma de cobrança recorrente. São elas:

  • Ele poderá pagar os boletos em quaisquer canais de recebimento de sua preferência, mesmo em caixas ou agências de outras instituições, desde que seja um boleto registrado;
  • Na contratação do seu produto ou serviço, ele receberá todos os boletos de uma vez e poderá deixar agendado os pagamentos no seu banco online;
  • Não precisa se deslocar até o seu estabelecimento para realizar o pagamento, uma vantagem especial para prestação de serviços à distância, como por exemplo, fee de agência de publicidade;
  • Não pagar juros ou multa por esquecer o pagamento na data de vencimento, uma vez que ele receberá lembretes para isso.

Todas essas vantagens para o cliente você pode vender junto com o seu produto/serviço e, então, agregar valor ao seu negócio e ampliar sua carteira de clientes recorrentes.

Quais tipos de negócios podem adotar uma plataforma de pagamentos recorrentes?

Agora que você já entendeu o que é e as vantagens de uma plataforma de pagamentos recorrentes, é natural que se pergunte se esse sistema automatizado é para o seu negócio.

Pois bem: todo negócio que é comercializado através de mensalidades, como os exemplos citados no início deste artigo, se enquadram no perfil de uma plataforma como essa.

Seja você um microempreendedor individual (MEI), de pequeno ou médio porte (PME), PJ (pessoa jurídica) ou mesmo autônomo (PF) prestando serviços recorrentes.

Porém, se você trabalha com prestação ou venda de serviços de alto valor e que precisam ser parcelados, também pode contar com um sistema de cobrança com boletos.

Assim, o valor total pode ser configurado com “n” parcelas uma única vez na plataforma, que se encarregará de gerar e gerir toda a cobrança automaticamente.

Pronto para escolher a sua plataforma de boletos?

Para sanar a dúvida de qual é a melhor plataforma de boletos para o seu caso, analise quais as funcionalidades que serão de fato eficientes para o seu negócio. Procure aquela que simplifique a sua gestão financeira, seja transparente com as facilidades que oferece e principalmente com as tarifas que cobra.

Ainda sobre tarifas, compare as taxas praticadas por cada uma que chame a sua atenção e dê preferência àquela que cobra você depois que você recebeu o pagamento do seu cliente.

É de suma importância que esse software ofereça o serviço de emissão de boletos registrados, que trará mais segurança para a sua empresa e facilidade para o seu cliente.

Lembre-se que uma boa gestão de cobranças passa por uma boa visualização, rápida e simples do seu fluxo de caixa. Só assim você poderá manter saudável a saúde financeira da sua empresa.

Deixe seu comentário