As despesas fixas e variáveis são dois tipos de custos que fazem parte da rotina financeira de qualquer empresa e, como o nome diz, enquanto algumas permanecem as mesmas todo mês, outras podem variar para mais ou para menos, dependendo de fatores internos e externos.
Compreender a diferença entre elas é importante para uma gestão mais eficiente, para tomadas de decisões mais conscientes, planejamentos de investimentos com segurança e menos surpresas no caixa.
Além de facilitar o controle financeiro, a distinção entre despesas fixas e variáveis também é fundamental para a precificação de produtos ou serviços, já pensou nisso? E, consequentemente, para maior garantia de margem de lucro num negócio!
Leia este artigo se quiser acertar (e ganhar dinheiro) de uma vez por todas.
O que são as despesas fixas de uma empresa?
As despesas fixas são os custos que permanecem os mesmos, independentemente do desempenho, da quantidade de clientes ou do volume de vendas. Geralmente, elas estão ligadas à estrutura e ao funcionamento básico da empresa.
Essas despesas costumam ser recorrentes e predefinidas, o que permite, ao empreendedor, manter um melhor controle sobre elas.
Exemplos: aluguel de imóvel, salários de funcionários, honorários contábeis, licenças de softwares, seguros e serviços contratados por assinatura.
O que são as despesas variáveis de uma empresa?
As despesas variáveis, diferentemente das fixas, são aquelas que aumentam ou diminuem de acordo com o volume de produção ou de vendas de uma empresa. Em outras palavras, elas acompanham o ritmo da operação, portanto, quanto mais um negócio vende ou produz, maiores esses gastos.
As despesas variáveis costumam oscilar com frequência e têm ligação com fatores internos e externos, então, exigem atenção constante por parte do empreendedor. Elas não são predefinidas mensalmente, o que dificulta a previsibilidade, mas podem ser reduzidas em momentos de retração.
Prós e contras, né?
Entre os principais exemplos estão: gastos com insumos e matérias-primas, comissões por vendas, pagamentos de compras de embalagens, fretes e outros.
Como identificar as despesas fixas e variáveis da sua empresa em 6 passos
Uma vez conhecendo cada tipo de gasto, identificá-los e separá-los será fundamental para um bom planejamento financeiro. Entre em ação! Basta catalogar os custos da sua operação e classificá-los de acordo com sua natureza e seu comportamento.
Ou melhor, basta seguir o passo a passo adiante.
- Liste todos os custos mensais da empresa
- Identifique quais não variam conforme as vendas/produção e quais variam
- Considere a previsibilidade: esses custos serão os mesmos todo mês ou podem mudar
- Classifique-os a partir daí
- Revise as despesas periodicamente e faça ajustes caso alguma delas tenha apresentado mudanças no comportamento
- Acompanhe alterações também de acordo com a sazonalidade e busque identificar causas e consequências delas para se adequar para os próximos anos
Lembre-se ainda: se as vendas sobem e os gastos com matéria-prima e produção também aumentam, você não pode esquecer que esse aumento será compensado pelo incremento na receita.
Aqui entra a relação entre despesas variáveis e receita variável, um indicador KPI que deve ser monitorado para ajustes rápidos na operação.
Aliás, a boa gestão desses indicadores como um todo será importante para você manter o faturamento em alta e a rentabilidade do negócio. Comece o quanto antes.
Deixe seu comentário