Mensagem de Cobrança: 5 modelos para utilizar na sua empresa

O envio de mensagens de cobrança para clientes é uma prática corriqueira em todas as empresas - e com razão. Por isso, selecionamos uns modelos prontos para facilitar o seu dia a dia.

Modelo mensagem cobrança

Está sem ideia de como escrever uma mensagem de cobrança? Ou você está com dúvidas em como ser objetivo e educado ao mesmo tempo? Você sabe se existe alguma maneira de fazer isso, automaticamente?

Este artigo foi criado especialmente para te ajudar a solucionar todas essas dúvidas. Vamos começar?

Como nosso objetivo é ajudar você no quesito cobrança, trouxemos alguns exemplos de mensagens que podem te auxiliar na hora de se comunicar com o seu cliente, seja antes ou depois do vencimento.

É que é importante, também, lembrá-lo do vencimento antes da data chegar. Isso pode fazer toda a diferença. Já para os que esquecem de pagar, a comunicação é ainda mais importante, pois pode haver comprometimento do seu fluxo de caixa, atrapalhando a sua gestão financeira.

Pensando nisso, os modelos a seguir podem te ajudar nessa empreitada, pode confiar.

1.  Aviso automático

Caso você opte por uma linguagem mais formal, existem formas de enviar mensagens automáticas para que, assim que o cliente responder, você seja notificado.

Mensagem de cobrança aviso automático

2.  Aviso direcionado e menos formal

Você pode optar, também, por algo mais direcionado e menos formal, confira este exemplo:

Mensagem de cobrança menos formal

3.  Aviso meio termo

Há possibilidades consideradas “meio termo”: nem muito formal e nem muito informal. Confira abaixo:

4.  E-mail de cobrança

Se sua empresa não possuir o número do telefone do cliente, você pode enviar um e-mail de cobrança, seguindo este modelo:

Mensagem email de cobrança

5.  Lembrete de negociação

Por último, quando o cliente se comprometer com uma nova data de pagamento, para que ele lembre de pagar, vale a pena avisá-lo um dia antes do vencimento da parcela, caso ele ainda não tenha efetuado o pagamento. Segue o exemplo:

Mensagem de cobrança lembrete de negociação

Uma dica muito importante: lembre-se sempre de incluir esta frase “caso o pagamento tenha sido efetuado, desconsidere esta mensagem", ao final de cada mensagem enviada, pois a falta dessas poucas e simples palavras, pode causar muita dor de cabeça se o cliente estiver sendo cobrado por uma dívida já quitada.

Isso porque o Código de Defesa do Consumidor proíbe práticas abusivas, vexatórias e/ou constrangedoras de cobrança, de modo que a mensagem de cobrança não pode ameaçar nem constranger o seu cliente, por exemplo.

Uma dica valiosa é utilizar somente os meios de comunicação fornecidos pelo próprio cliente, seja telefone ou e-mail, por exemplo.

Além disso, certifique-se de não comunicar nenhuma mensagem falsa, incorreta ou enganosa, pois isso pode ser motivo de penalização para a sua empresa.

Para auxiliar e facilitar a vida financeira do seu negócio, evitando qualquer prática que configure infração, pelo Código de Defesa do Consumidor, existem sistemas de cobrança que oferecem serviços de suporte, como esse, o de envio de mensagens diretamente vinculadas à emissão dessas cobranças.

Isso, certamente, irá te ajudar e passar confiança no momento de comunicar com clientes devedores.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário