Cobre seus clientes de forma automatizada

Como cobrar mensalidade de alunos em atraso?

Aprender a realizar cobranças de mensalidade em atraso é indispensável para transformar a ação em um processo natural e eficiente. Veja como.

Cobrança mensalidade alunos

Cobrar as mensalidades de seus alunos deve fazer parte do dia a dia do seu negócio, mesmo que eventualmente seja preciso lidar, também, com clientes inadimplentes.

Desse modo, saber como cobrar a mensalidade de alunos em atraso é primordial para manter a saúde financeira da sua empresa, bem como para continuar prestando seu serviço com qualidade.

Afinal de contas, receber seus pagamentos em dia é um requisito para manter sua empresa funcionando - pagando seus professores e as contas referentes à infraestrutura da instituição, por exemplo.

Assim, considerando as boas práticas de cobrança, será preciso elaborar um plano de ação eficaz para fazer a cobrança das mensalidades em atraso - seja dos alunos de sua escola particular, do seu curso de inglês, dos alunos da sua academia, entre outros.

Por isso, te ensinaremos a cobrar a mensalidade dos alunos morosos - evitando possíveis desistências no processo.

Como lidar com alunos inadimplentes?

1.  Cobre

Parece óbvio, mas muitas empresas ficam desconfortáveis ao realizar a cobrança das mensalidades em atraso e acabam acumulando boletos atrasados.

Por isso, não tenha medo de desistências e cobre seus alunos sempre que houver necessidade (aliás, se você cobrar de modo correto, certamente eles irão entender, fique tranquilo).

2.  Cobre com educação

É preciso cobrar quem está em atraso de maneira educada e empática, estabelecendo uma comunicação eficiente e humanizada.

Estabeleça um diálogo aberto e sincero com seu aluno, busque entender o motivo do atraso e ofereça alternativas viáveis para a solução do problema - complicar a negociação apenas atrasará o processo.

3.  Utilize ferramentas apropriadas

Terceirizar o serviço pode ser uma opção inteligente para evitar problemas de relacionamento com seus alunos, principalmente se além de dono do negócio, você for também um dos professores.

Uma saída estratégica é contratar um sistema de gestão de cobranças e contar com esse suporte para cobrar os clientes que estão com mensalidades em aberto.

Como fazer cobrança de mensalidade atrasada?

Cobrar mensalidade de alunos em atraso pode ser um tarefa difícil, seja pelo inconveniente da ação ou pelo medo de acabar perdendo o cliente em questão. Portanto, para evitar essa ou outra situação indesejada, preparamos um passo a passo de como cobrar seus alunos morosos apropriadamente.

1.  Elabore um roteiro de cobranças

O primeiro passo é desenvolver um roteiro de cobranças que compreenda as etapas que o setor responsável pelos pagamentos deve percorrer para cobrar os alunos inadimplentes.

Também será necessário discutir os tipos de abordagens feitas e o teor das mensagens encaminhadas. Assim como quais canais de comunicação serão utilizadas e quais os meios de pagamento serão disponibilizados para que a negociação seja possível.

Tendo em mãos todas essas informações, faça deste protocolo um passo a passo.

2.  Utilize um tom empático

Os avisos que compõem suas mensagens de cobrança devem conter um tom educado, compreensível, sempre tentando estabelecer uma comunicação bilateral com o cliente, visando a resolução da situação o mais breve possível.

Utilize boas práticas de cobrança e opte pela neutralidade.

3.  Faça negociações amigáveis

Ao cobrar seus alunos inadimplentes tenha em mente que ninguém está livre de passar por um momento financeiro difícil, muito menos seus alunos. Lembre-se, do mesmo modo, que é a permanência do seu cliente e a marca da sua instituição que está em jogo.

Além disso, tenha em vista que é ilegal coagir um consumidor ou cobrar clientes inadimplentes em lugares inapropriados. Portanto, cuide o tom utilizado, mesmo que a cobrança não saia como o planejado - em situações mais graves, uma saída é protestar o título de cobrança.

Por isso, proponha alternativas viáveis e faça contatos amigáveis. Afinal, seu maior objetivo deve ser receber seus pagamentos, manter seu aluno e evitar que o ocorrido volte a acontecer.

4.  Automatize o serviço

O passo número quatro e cinco são opções que visam diminuir a taxa de inadimplência do seu negócio. Sim, é possível cobrar as mensalidades em atraso e obter resultados seguindo as instruções mencionadas.

Mas, como diminuir a frequência de mensalidades em atraso? Contar com um sistema de cobranças eficiente é uma forma de evitar o atraso de diversos alunos, isso porque, além de automatizar o envio das cobranças e otimizar o seu trabalho, seus clientes irão receber lembretes de cobrança antes, durante e depois do vencimento.

5.  Estimule o pagamento pontual das mensalidades

Além de utilizar uma ferramenta de cobrança como um sistema de gestão de pagamentos, estimular a quitação pontual das mensalidades de seus alunos é uma estratégia e tanto para evitar a inadimplência.

Uma boa forma de estimular esse costume é oferecendo um desconto simbólico no valor da mensalidade para quem efetuar o pagamento até o dia do vencimento do título. Ou, ainda, estipulando um programa de fidelidade, onde o aluno deve pagar em dia onze mensalidades para ganhar um mês gratuito.

Realizar a cobrança das mensalidades atrasadas, levando em consideração o passo a passo que você acabou de ler, trará benefícios de curto, médio e longo prazo ao seu negócio. Por isso, experimente colocar em prática os princípios citados e conte pra gente o que achou!

Deixe seu comentário