7 modelos de cobranças de mensalidade escolar

Para amenizar o eventual constrangimento, preparamos alguns modelos de cobrança de mensalidade escolar que podem ser utilizados em diversas situações. Confira!

Modelo cobrança escolar

A mensalidade escolar é uma forma de garantir o funcionamento da instituição de ensino e, também, da qualidade do ensino e da estrutura.

Por isso, é necessário evitar atrasos nos pagamentos e, consequentemente, situações desagradáveis, como o não-pagamento de salários dos funcionários e ausência de suprimentos que podem prejudicar todos os que fazem parte da rotina colegial.

Para reduzir a inadimplência, é importante que as escolas disponibilizem canais de comunicação, tenham profissionais capacitados para impedir o acúmulo de atrasos, possuam um roteiro organizado e sejam empáticos durante a cobrança da mensalidade escolar.

Além disso, ter a seu dispor modelos de cartas de cobrança de mensalidade é essencial para agilizar os processos, principalmente em grandes instituições.

Ou quando possuir mais de um polo, situações que fazem com que a demanda seja maior, quando passa a necessitar ainda mais de modelos e técnicas de cobranças.

Alterando o texto, esses modelos podem ser divididos em prazos, como cartas para quem atrasa uma semana, 15 dias, um mês ou mais.

Você pode, ainda, acrescentar juros por atraso e esclarecer as consequências do não pagamento, em cada situação e de forma específica.

Para ficar esclarecido, confira abaixo alguns exemplos.

Confira 7 modelos de cobrança de mensalidade escolar

1.  Carta preventiva

Modelo carta preventiva

2.  Cobrança amigável

Cobrança amigável

3.  Carta para vencimentos recentes

Carta para vencimentos recentes

4.  Carta com valor atualizado para vencimentos de longa data

Carta valor atualizado

5.  Carta para vencimento acima de 30 dias

Modelo carta vencimento 30 dias

6.  Carta para mais de uma tentativa de contato

Modelo carta cobrança tentativa de contato

7.  Última carta antecedente às ações judiciais

Modelo carta antecedente ações judiciais

Cuidado com as cobranças abusivas

Lembre-se que existem motivos importantes que devem ser levados em consideração antes de enviar uma mensagem de cobrança de mensalidade escolar.

A causa pode ser um simples esquecimento a doenças, dificuldades financeiras, entre outras que podem estar instabilizando a família do aluno. Por isso, é importante ser cauteloso na abordagem.

Outra observação relevante é que jamais se deve constranger ou realizar cobranças diretamente dos alunos, caso eles sejam menores de idade e tiverem um responsável pelo pagamento de sua educação.

A melhor alternativa será sempre descobrir os motivos da ausência do pagamento, tratando o assunto de forma sutil, responsável e ética diretamente com os responsáveis legais pela mensalidade escolar.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário