Como lidar com clientes inadimplentes?

Confira as nossas dicas para fazer a cobrança de clientes inadimplentes. Saiba como prevenir e agir com pagamentos atrasados, deixando a negativação para último caso.

Cliente inadimplente

O não pagamento ou pagamento em atraso por parte dos seus clientes traz prejuízos para a sua empresa. Por isso é muito importante saber negociar dívidas e fechar acordos, além de evitar que esse tipo de situação aconteça.

Abaixo você encontra algumas dicas para lidar com clientes inadimplentes e prevenir que eles entrem para a sua lista de inadimplência.

Facilite o pagamento de contas atrasadas

Pergunte ao seu cliente qual seria a melhor forma para ele quitar o pagamento devido. Mostre que existem diversos canais que podem ser usados, dando mais possibilidades para que ele consiga realizar o pagamento de forma facilitada.

Isso melhora o relacionamento com ele e simplifica todo o processo. Ofereça alternativas! Às vezes, seu cliente deseja pagar a conta, mas por diversos problemas que podem acontecer, ele não consegue acessar o canal de pagamento, se você só tem uma opção ou poucas opções.

Não esqueça do Código de Defesa do Consumidor

Documentação bem importante que regulamenta as relações de comércio e garante integridade aos consumidores, o Código de Defesa do Consumidor traz vários direitos para o cliente e exige que cobranças sejam feitas de forma discreta, cordial e sem ser invasiva.

Por isso, conheça essas normas e busque ter uma postura adequada ao cobrar seus clientes, o que também faz parte da manutenção de boas relações com o seu público. Sem contar que conhecer essas regras ajuda a evitar processos e ações judiciais.

Como estão os seus canais de comunicação?

Talvez o cliente tentou negociar ou avisar você, mas não conseguiu contato. Já parou para pensar que talvez os seus canais de comunicação não sejam eficientes?

Investir nisso pode facilitar muito a cobrança e o contato com o cliente inadimplente. Se os seus meios para trocar informações são ruins, você pode ter ruídos e desgaste na comunicação.

Lembre que existe e-mail, celular e WhatsApp, o que torna mais fácil trocar dados com seus clientes e facilita o diálogo, bem como a busca de opções para que o pagamento possa acontecer.

Não deixe virar uma grande bola de neve

Quando a gente deixa uma bola de neve pequena rolando por muito tempo no penhasco, ela vira uma avalanche. Planeje como vai cobrar o cliente, evitando deixar a situação atingir um ponto extremo.

Isso significa realizar comunicações de forma gradual e sempre com respeito. Portanto, não deixe passar muito tempo depois do prazo de recebimento para enviar uma notificação.

Lembrar o cliente pouco antes do vencimento também pode ajudar. Às vezes, a pessoa pode simplesmente esquecer de pagar o valor.

Quanto mais opções você der para que o cliente não esqueça e esteja ciente de que o pagamento precisa ser feito, menos a bola de neve crescerá.

Já pensou em ter um sistema de notificações e cobranças?

Hoje em dia a gente precisa estar a par de uma série de informações. Tantas, que esquecer de alguma importante não é difícil. Por isso, contar com um sistema que automatize as suas cobranças e ao mesmo tempo facilite a vida do consumidor é uma ótima ideia.

Você não precisa lidar com os clientes inadimplentes de forma manual. Quanto maior o negócio, enviar e-mails ou ligar para cada cliente inadimplente vai ocupar um tempo que você provavelmente não tem para perder, e algum contato até pode se perder. O que só complica a sua vida.

Com a plataforma de pagamentos Cobre Fácil, por exemplo, você conta com um sistema que envia as notificações antes, durante e depois do período de vencimento das cobranças de forma automática.

Você só precisa realizar o cadastro uma única vez e o sistema faz o resto do trabalho, reduzindo seus números com clientes inadimplentes.

Automatize o seu processo de cobranças e ganhe tempo para o que realmente importa: o seu negócio!

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