Por que você precisa conhecer a cobrança automatizada?

Conheça mais sobre a cobrança automatizada e confira cinco motivos pelos quais você deveria aderir a um sistema de pagamentos automatizado.

Cobrança automatizada

Neste artigo, resolvemos falar do porquê você precisa conhecer a cobrança automatizada ou, melhor, dos motivos pelos quais você deveria adotar um sistema de cobrança automatizada em seu negócio. Preparado? Então, vamos lá!

Antes de tudo, vale esclarecer: cobrança automatizada ou régua de cobrança automatizada nada mais é do que transformar a cobrança, que antes era feita de modo manual, em um processo automático, a fim de usufruir dos benefícios alcançados pela prática.

Imagina que maravilha poder focar seu tempo em ações estratégicas para o desenvolvimento do seu negócio enquanto um sistema, de maneira eficiente, realiza a emissão, o acompanhamento e a cobrança do pagamento de seus clientes? Foi o que pensamos!

Confira, a seguir, porquê você deveria conhecer e, mais do que isso, contar com o suporte de uma régua de cobrança para cuidar dos pagamentos da sua empresa.

1.  Reduz erros humanos

Realizar a cobrança manualmente de 15, 20 clientes pode ser possível, mas quando sua empresa se desenvolve ao ponto de aumentar a quantidade de consumidores, torna-se caótico manter o processo de cobranças dessa forma.

Infelizmente, nós, humanos, somos passíveis a erros e, por isso, gerir pagamentos com caneta e papel pode comprometer a eficiência do processo. Por isso, por que não colocar essas tarefas no piloto automático e deixar um sistema de cobranças realizar com exatidão os pagamentos do seu negócio?

2.  Preserva a relação empresa-cliente

Para realizar cobranças é preciso ter tato. No entanto, mesmo adotando boas práticas para cobrar seus clientes, nem sempre esse momento é confortável e, inclusive, pode afetar a maneira como o consumidor se relaciona com a marca.

Utilizando um sistema automático padrão para cobrar seus clientes, esse desconforto se dissipa, já que o serviço é “terceirizado”.

Portanto, um dos pontos fortes dessa automatização é a impessoalidade da cobrança. Neutralizando, assim, a situação e preservando, do mesmo modo, a relação empresa-cliente.

3.  Reduz a inadimplência

Um dos pontos fortes de um régua de cobrança é a redução de clientes inadimplentes. Isso porque a régua é programada para disparar lembretes de cobrança, avisando da necessidade do pagamento, antes, durante e depois do vencimento.

Portanto, um cliente constantemente cobrado terá mais chances de efetuar o pagamento dentro do prazo, por exemplo. Ou, ao menos, lembrará de entrar em contato com a empresa para justificar um possível atraso.

4.  Diminui custos operacionais

Ao deixar o sistema encarregado pela emissão e gerenciamento das cobranças, seu negócio minimiza custos operacionais e, como consequência, aumenta sua receita.

Além de reduzir custos, eliminando erros, é possível economizar com capital humano, pois, utilizando um sistema de cobrança, não será preciso aumentar o pessoal à medida que a quantidade de clientes também aumenta.

Da mesma forma que é possível realocar a equipe responsável pelo gerenciamento dos pagamentos para outros setores e atividades mais pertinentes no momento.

5.  Melhora o serviço prestado ao cliente

O seu cliente deseja facilidade para pagar, da mesma forma que você deseja receber em dia seus pagamentos. Nesse momento, é preciso manter consistência na cobrança, para que os dois lados sejam favorecidos.

Para isso, encaminhar as faturas na data programada, sem erros, é importante. Pois, dessa forma, é possível criar uma “rotina” de cobranças, facilitando o pagamento e recebimento, assim como enviar, de modo frequente, lembretes de vencimento.

Afinal, ninguém quer atrasar um pagamento de propósito, muito menos pagar a mais por isso.

Assim, enquanto o sistema de cobrança automatizada garante a organização financeira do seu negócio, você ganha fôlego para alcançar suas metas e expandir sua empresa, que tal?

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário