Cobre Fácil: entenda o que é um sistema de gestão financeira

Saiba como funciona e o que faz um sistema de gestão financeira. Assim, você vai entender porquê a sua empresa precisa de um desses para sobreviver no mundo dos negócios.

Cobre fácil sistema gestão financeira

Para todo e qualquer tipo de negócio, é essencial ter um bom controle do dinheiro que circula dentro da empresa - mesmo que você seja um empreendedor que trabalha por conta própria, como um microempreendedor individual (MEI). Para isso, utiliza-se a gestão financeira empresarial.

É importante ir fazer uma boa gestão, afinal, ela é a base que sustenta o seu negócio. E, além disso, é essencial adquirir um sistema de gestão financeira, principalmente se você é leigo no assunto.

As decisões que fizer relacionadas à movimentação de dinheiro dentro da empresa precisam ser estratégicas, visando apenas o crescimento da organização.

A coleta de dados, assim como a análise e avaliação destes, é o que vai dar tranquilidade e segurança para planejar o futuro do seu negócio.

O que é um sistema de gestão financeira

Um sistema de gestão financeira é um processo de organização para a empresa. Ou seja, um método que controla a entrada e saída de dinheiro, assim como todos procedimentos que envolvem a vida financeira do negócio.

Ter um sistema que coordena as operações da empresa é fundamental para a comunicação da equipe e, mesmo se você trabalha sozinho, um sistema pode ajudar muito a evitar erros e planejar à frente.

O controle financeiro inclui elementos como:

  • pagamento de salários;
  • compra de matéria-prima, itens de escritório e/ou produtos de revenda;
  • aluguel;
  • contas gerais como água, luz e gás;
  • manutenção;
  • limpeza;
  • investimentos;
  • impostos.

A partir disto, entre outras questões mais específicas para cada tipo de empresa, pode-se determinar um sistema de gestão financeira que se adapte às necessidades do momento, mas lembre de considerar a projeção de crescimento da empresa.

Afinal, não adianta ir atrás do sistema mais simples e ter que trocar todo o modo de processamento em seguida. Pense em adquirir um sistema que vá de encontro com as expectativas do negócio, além de atender as prioridades do momento.

Para que serve esse sistema

O sistema de gestão financeira empresarial ajuda em muitas questões e detalhes importantes para a empresa funcionar sem problemas. Como, por exemplo, o controle de fluxo de caixa. Isto é, o dinheiro que entra (através da venda de serviços e produtos) e sai (gastos de matérias-primas, entre outros) do caixa da empresa, dentro de determinado período de tempo.

Mais do que isso, o sistema de gestão fornece relatórios que indicam exatamente o que está acontecendo no seu negócio. Quais produtos venderam mais, onde houve queda de produtividade e quais foram os maiores gastos, por exemplo.

Com essas informações, fica um pouco mais simples gerir o negócio. Pode-se planejar melhor quais gastos podem ser cortados, quando é possível fazer uma promoção, onde investir mais, entre muitas outras coisas.

Para pequenas empresas e empreendedores individuais, o dinheiro que vai sobrar, ao final do mês, muitas vezes, é uma incógnita.

Quando não se tem um lucro ou salário definido, uma quantia mínima de dinheiro que entra no caixa faz diferença e é ainda mais importante ter esse tipo de controle financeiro através de um sistema de gestão.

Afinal, vai auxiliar no controle de contas e tipos de serviços e produtos que devem ser mais (ou menos) oferecidos.

Quais as vantagens de utilizar um sistema de gestão financeira

A tranquilidade de ter um controle financeiro, já completamente sistematizado, é perfeita para tirar um peso das costas e evitar erros - tanto de cálculo nas contas, quanto de planejamento.

Por exemplo, o sistema de gestão financeira empresarial ajuda a evitar compras desnecessárias de estoque, assim como a organizar todas as notas fiscais e documentos contábeis relacionados às vendas e despesas da empresa.

Dicas de gestão financeira

Algumas breves dicas que podem ser úteis para quem está iniciando um negócio e/ou pequena empresa são:

  • realizar um planejamento ou projeção para os próximos meses (ou anos);
  • administração do fluxo de caixa;
  • conhecer a legislação e as questões trabalhistas;
  • saber quais impostos serão cobrados em cima dos seus serviços;
  • usar um software de gestão.

Sistema de gestão financeira Cobre Fácil

Umas das opções que você tem para usar um bom sistema de gestão financeira é o da Cobre Fácil. Ao fazer um cadastro e escolher a opção de serviço que mais encaixa no seu perfil, você já está a meio caminho andado para a sua empresa ter uma vida financeira saudável.

Nesse caso, você pode optar pela Cobre Fácil, que conta com as soluções de contas a receber, emissão de boletos, carnês, gestão de mensalidades, pagamentos recorrentes e análise de relatórios sobre a movimentação financeira do seu negócio.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário