Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Carnê de Pagamento: tenha controle sobre os seus recebimentos

Para ter controle de recebimento é preciso saber como fazer um bom planejamento financeiro. Entenda como o carnê de pagamento ajuda nessa questão.

Carnê de pagamento

Disponibilizar variadas formas de pagamento deve ser um recurso utilizado por empreendedores para atrair um maior número de clientes e, por consequência, aumentar o volume de vendas.

Dentre os métodos existentes, o carnê de pagamento se destaca oferecendo vantagens tanto para quem vende quanto para quem compra.

Sendo oferecidos modelos de carnê de pagamento físico e também online, esta alternativa é uma ótima opção para atrair clientes que não possuem conta em banco ou que não desejam comprometer seu limite do cartão de crédito com determinadas compras.

Do ponto de vista do empreendedor e da gestão de seu negócio, os carnês permitem um excelente controle de financeiro. Isso porque, após a realização de uma venda e emissão dos respectivos documentos mensais, é possível realizar um planejamento financeiro com base nos valores que serão recebidos.

Como funciona o carnê de pagamento

Esta forma de pagamento consiste na emissão de cobranças periódicas, com valores e datas de vencimentos pré-definidas, referentes ao pagamentos de produtos ou serviços.

Sua diferença para o boleto bancário está na possibilidade do parcelamento do valor total de uma compra ou na cobrança recorrente de produto ou serviço - tipos de cobranças que só o carnê permite.

Existem duas formas principais de oferecer este método de pagamento aos seus clientes: através da própria empresa (o famoso e conhecido "crediário") ou por meio de emissão de carnê de pagamento online.

Quando a própria empresa (no modelo dos tradicionais "crediários) é a responsável pelas cobranças, seus únicos custos financeiros estão relacionados ao valor pago para a emissão de cada um dos boletos. Porém, também se assume todo o risco envolvido em possíveis situações de atrasos e inadimplências.

Lembre-se que este método se baseia na cessão de crédito aos seus clientes, ou seja, você está “emprestando” um dinheiro ao cliente, de certa maneira. Desta forma, deve-se estabelecer parâmetros e critérios para a avaliação do potencial de pagamento de cada pessoa, a fim de minimizar as chances de terminar com prejuízos.

Já as chances de emitir esses documentos através de bancos ou plataformas gerenciadoras de pagamento, muito mais modernas, permitem com que os carnês de pagamentos sejam intermediados por uma outra empresa financeira, garantindo para o seu negócio o recebimento total de suas vendas.

Além disso, algumas empresas financeiras, sejam os bancos ou as plataformas que citamos, possibilitam o adiantamento de seus recebíveis, antecipando para sua empresa os valores dos pagamentos futuros - mas é preciso verificar as taxas para utilizar essa antecipação.

As taxas envolvidas variam de acordo com cada operadora, porém, grande parte delas se assemelham às utilizadas em operações de cartões de crédito.

Apesar de pouco usual atualmente, o carnê de pagamento vem ganhando espaço entre lojistas e consumidores, devido às vantagens citadas, tais como o oferecimento de mais segurança e possibilidades, em geral, para o seu negócio.

Controle de recebimentos

O carnê de pagamento é uma forma ideal para situações de parcelamento de uma compra ou em casos de serviços e produtos que possuam recorrência (como assinaturas, planos de internet, mensalidade escolar, etc.).

Assim, quando se trata de organização e controle de recebimentos, também se apresenta como uma ótima alternativa para os empreendedores, pois, pelo fato de todas as cobranças serem lançadas de uma só vez, é possível fugir das preocupações mensais (ou periódicas) na emissão individual de boletos de cobrança, tais como:

  • quais clientes devem ser cobrados?; ou
  • qual o valor e data de vencimento para cada boleto?

Para a cobrança de multas e juros, é possível pré-fixar taxas para que sejam adicionadas ao valor de cada parcela de forma automática, no caso de descumprimento de algum dos prazos.

Outra facilidade está na segurança com que a sua empresa poderá realizar o planejamento financeiro, principalmente através do carnê online. Isso porque ele pode ser baseado em uma previsão muito segura do valor que entrará no caixa a cada mês.

Em caso de emergências ou necessidades, também existe a possibilidade de recorrer à antecipação dos recebíveis.

Cobre Fácil: como gerar carnê de forma fácil

Através da Cobre Fácil, uma plataforma de serviços financeiros e gerenciadora de cobranças, totalmente online, é possível emitir boletos e carnês de pagamento de forma fácil e rápida.

Depois de realizar o cadastro da sua empresa no site da plataforma, será criada uma conta digital (livre de taxas de anuidade e transferências) e você deixa de lado todas as preocupações que elencamos neste post - além de economizar um dinheiro.

O sistema cuida de todos os aspectos para você gerar o carnê com facilidade e agilidade, além de possibilitar o envio de avisos automáticos, para que os seus clientes lembrem-se de pagar as cobranças, evitando a inadimplência de pagamentos.

Manter os seus recebimentos todos concentrados na mesma conta e cobrar juros e multas de acordo com as condições que você pré-estabelecer, são outras grandes vantagens (muito mais baratas) do que utilizar os serviços bancários tradicional.

Facilitando todo esse processo você, finalmente, só vai precisar se preocupar em fazer as vendas.

Deixe seu comentário