Calcular a margem de lucro sobre as vendas do seu produto ou serviço de maneira errada pode ser prejudicial para o seu negócio, trazendo perdas — e ninguém quer isso, não é?
Além de ser suficiente para cobrir todos os custos que você teve para produzir o produto, o preço de venda também deve incluir todas as despesas e custos que teve para vendê-lo e, obviamente, ainda gerar lucro.
Mesmo que a gente esteja falando da perda de R$ 0,10 na venda, quando multiplicamos pela quantidade de produtos vendidos, já somamos um grande prejuízo no volume. Pior ainda se a perda por produto for ainda maior.
Como calcular margem de lucro
Precisamos entender o preço de venda como a soma desses três fatores:
- Custos que você teve: valores pagos aos seus fornecedores, para produzir o produto.
- Despesas: o que gastou com as vendas e a parte administrativa e estrutural, para vender o produto.
- A margem de lucro: o retorno que a sua empresa vai ter ao vender o produto.
O que possibilita que o negócio cresça é a margem de lucro. Por isso é importante saber calculá-la. Vamos a exemplos práticos?
Como calcular margem de lucro sobre serviço
Para começar, não vamos pensar em um produto, mas em um serviço. Imagine uma produtora de eventos.
Pense no custo que você tem com o salário dos profissionais envolvidos para que o evento aconteça e fornecedores. Vamos supor que esse custo é de R$ 10.000 e a despesa, com comissões, impostos e despesas fixas, como água, luz e aluguel, seja de R$ 3.600.
Você define uma margem de lucro de 30% sobre o custo, ou seja, R$ 3.000.
Vamos somar?
ICustos + Despesas + Lucro = Preço de Venda |
R$ 10.000 + R$ 3.600 + R$ 3.000 = R$ 16.600 |
R$ 16.600 é o valor suficiente para pagar todos os custos e despesas envolvidos e ainda fica garantida uma margem de lucro de 30%.
Como calcular margem de lucro sobre produto
E se fosse um produto? Vamos imaginar uma confeitaria. Pense que o produto é uma torta.
Nesse caso, você precisa pensar:
- Nos custos com ingredientes da torta e no salário do confeiteiro proporcionalmente, que vamos supor que seja R$ 20.
- Nas despesas com impostos e água, luz e aluguel, como no exemplo anterior, além de atendentes para vender a torta, que vamos entender somarem, proporcionalmente, R$ 10.
- E na margem de lucro, que vamos apontar como 50% dos custos, ou seja, R$ 10.
Somando:
Custos + Despesas + Lucro = Preço de Venda |
R$ 20 + R$ 10 + R$ 10 = R$ 40 |
Assim, você consegue cobrir todos os custos para a produção da torta, bem como todas despesas, com atendentes, impostos e afins, garantindo uma margem de lucro de 50%.
Dica bônus
Procure observar o preço que seus concorrentes cobram pelo mesmo produto ou serviço. Saber disso vai ajudar você a calcular a margem de lucro, aumentando ou reduzindo para atuar com um preço competitivo e justo para você e o seu consumidor dentro do seu mercado de atuação.
Como é você quem define a sua margem de lucro e dela depende o crescimento da empresa, pode ser tentador estipular uma margem de lucro alta, mas uma série de fatores deve ser levada em consideração, além da concorrência. Você pode começar pela pesquisa de mercado.
Segundo o Sebrae, por exemplo, existem médias comuns para cada setor.
Na indústria, a margem de lucro gira em torno de 6% a 8%, já no comércio, de 10% a 15%. Mas esses valores não devem ser levados como regra e cabe ao empreendedor entender fatores internos e externos para definir a margem de lucro ideal para o seu negócio.
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