Cobre seus clientes de forma automatizada

Preço de venda: quanto cobrar e como calcular?

Se você acabou de colocar um negócio e não sabe quanto pode cobrar pelo seu produto, confira as dicas que trouxemos e um cálculo fácil para encontrar o preço de venda ideal.

Preço de venda

Um dos principais passos para empreender com sucesso é formar o preço de venda do seu produto. Para fazer isso, é importante possuir um cálculo padrão e ter todos os números dos investimentos, gastos e lucros organizados em uma planilha.

Saber calcular o valor de venda e lucro são processos fundamentais para garantir a existência da empresa no mercado, visto que ele certificar a renda para o negócio girar e também um valor justo, de acordo com as necessidades e exigências do público-alvo.

Para realizar essa tarefa, você precisa saber como calcular o preço de venda, entendendo quanto o seu cliente está disposto a pagar, quanto aos concorrentes cobram pelo mesmo produto / serviço e quanto retorna para a empresa.

Em resumo, o preço final cobrar o custo do objeto / serviço, estar de acordo com os valores que o mercado oferece e, é claro, gerar um retorno financeiro para você que está investindo.

Como formar o preço de venda

Antes de conhecer o cálculo para precificar o produto e saber quanto cobrar por um produto ou serviço, disponibilizamos abaixo algumas dicas de como encontrar o preço de venda ideal, confira.

1. Descubra o preço de custo de cada unidade

Mesmo que sua compra, com seu fornecedor, seja em grandes quantidades, você vai vender por unidade, provavelmente né?

Então, o primeiro passo é saber quanto você está pagando por item. Para isso, basta dividir o valor pago pelo número total de itens adquiridos.

Por exemplo, se um lote de 100 canetas sair R $ 60,00, você está pagando R $ 0,60 por caneta.

2. Conheça seus custos e suas despesas

Você deve saber quais são suas despesas e seus custos variáveis ​​e fixos. Mais abaixo no texto, explicamos melhor sobre cada um desses custos. Acompanhe a leitura, mas, resumidamente, conhecemos como variáveis ​​custos que dependem da quantidade de venda.

Já os fixos são os que você vai precisar pagar independentemente de quanto vendeu no mês.

Isso é importante porque você precisa considerar esses valores na hora de precificar seus produtos. Portanto, distribua uma porcentagem desses valores no preço de venda dos itens do seu estoque.

Separe pelo menos 15% do valor de cada objeto de venda para ajudar no pagamento das despesas. Mas preste atenção em quanto você vende ao mês: se você ainda vende pouco, precisa aumentar um pouquinho para não ter prejuízos.

3. Estabeleça uma margem de lucro

Ao iniciar um negócio , você precisa definir sua margem de lucro, que é a porcentagem do valor pago do produto que voltar em forma de renda para você, depois que todos os custos acima.

O mercado conta com uma margem média de 25% a 30% de lucro sobre os itens.

Ao final de cada mês, se você desejar saber quanto está ganhando com a sua empresa, basta calcular o lucro sobre o preço da venda, utilizando a seguinte fórmula:

Receita total do mês - custos (fixos e variáveis) =
 Lucro

Veja esse exemplo: o mês da sua empresa fechou com uma receita total de R $ 11 mil e o custo fixo é de R $ 8 mil. Utilizando a fórmula acima, encontraremos o valor:

R $ 11.000 - R $ 8.000 = R $ 3.000

Isso significa que o lucro celebrado no mês foi de R $ 3 mil.

Já a porcentagem da margem de lucro do produto será descoberta a partir dessa fórmula:

Lucro ÷ receita total = (resultado) x 100 = margem de lucro
R$ 3.000 ÷ R$ 11.000 = 0,27 x 100 = 27%

Ou seja: 27% é sua margem de lucro!

4. Manter a margem aplicada

Se você já criou uma margem mínima para vender o objeto, respeite-a, pois ela será o menor valor que você atingiu para manter o seu negócio viável no mercado. Só mude a porcentagem do seu lucro se a estratégia começar a acarretar em prejuízo.

5. Estude o mercado

Conheça o mercado daquilo que vende. Pesquise produtos semelhantes ao seu, analise os valores, leia os comentários dos clientes, veja como está o fluxo de retorno positivo dos compradores da concorrência.

Essa será uma maneira de saber se você está seguindo o fluxo dos demais, sem ficar para trás. Também é uma ótima forma de revisar como vendas e saber se precisa renovar as suas estratégias.

Quais os tipos de custos e como são divididos

Antes do cálculo, é importante conhecer os tipos de custos e deixar claro que cada ramo de negócio possui suas características. Uma fábrica, uma loja física, uma loja virtual e um restaurante não possuem os mesmos tipos e quantidades de gastos.

Enfim, o costume é dividido em:

1. Custos fixos

Aqueles que não incluem constantemente. Por exemplo, o aluguel.

2. Custos variáveis

São aqueles mais instáveis, como a comissão dos vendedores.

3. Custos diretos

São custos ligados diretamente ao item que você vende, como a matéria prima.

4. Custódios indiretos

São aqueles que não recebem diretamente sobre o objeto de venda. Alguns exemplos são: como o frete, por exemplo.

Busque sempre um equilíbrio entre eles, ou seja, idealizar um valor médio para cada custo da sua empresa, impedindo surpresas no fim do mês.

Lembre-se de adquirir e produzir somente aquilo que acredita que conseguirá vender, evitando perdas e possuindo um controle financeiro maior, com chances reduzidas de prejuízo.

Como calcular o preço de venda um produto

Agora que você sabe identificar exatamente cada custo da sua empresa, vamos conhecer a fórmula do markup , uma excelente ferramenta para precificar o seu produto de forma adequada.

Conheça a fórmula:

100 ÷ [100 - (Despesas fixas + Despesas variáveis ​​+ Margem de Lucro Presumida)]

Obs .: o 100 presente no cálculo representa o percentual do valor unitário do produto a ser aplicada a marcação.

Primeiro, vamos aplicar uma fórmula e chegar no resultado da marcação para, depois, multiplicar o valor de custo do produto pelo valor da marcação.

Exemplo: um produto tem o valor de compra de R $ 50, a porcentagem de despesas fixas é de 10%, a porcentagem de despesas fixas é de 8% e a margem de lucro presumida é de 30%.

Logo, aplicando a fórmula:

100 ÷ [100 - (10 + 8 + 30])
100 ÷ (100 - 48)
100 ÷ 52
Markup = 1,9

Agora, basta pegar o preço do custo, que é R $ 50 e multiplicar por 1,9, o resultado da marcação. Acabamos de descobrir que seu produto pode ser vendido por R $ 95, para que consiga suprir todos os custo e gerar lucro.

Esteja atento se o seu valor de venda não está muito superior ao oferecido pelo mercado, pois isso pode impedir suas vendas.

Lembre-se que, se sua margem de lucro estiver muito alta, reduza-a sem ultrapassar o valor mínimo estabelecido. Se a margem já estiver apertada e não der para reduzir, talvez você precise repensar se está vendendo um produto que valha a pena.

Deixe seu comentário