Como funciona e como cadastrar a chave Pix?

Muita gente ainda não entende o que é e como funciona a chave Pix, muito menos como cadastrá-la antes de fazer uso dos benefícios dessa modalidade de pagamento. Se você é uma dessas pessoas, este artigo é para você.

Chave pix

A chave Pix é uma forma de identificar a conta bancária de um usuário sem que seja necessário fornecer os dados completos de sua conta para que uma transferência seja efetuada. Resumidamente, ela funciona como uma medida de segurança para os pagamentos instantâneos.

Neste artigo, você vai aprender tudo sobre o funcionamento dela e como cadastrar o recurso nas suas contas bancárias e, assim, otimizar o dia a dia do seu financeiro. Boa leitura!

O que é chave Pix?

É um recurso responsável por identificar uma conta bancária, substituindo as informações de banco, agência, conta, nome completo e CPF. Ela pode ser o seu endereço de e-mail, o número do seu celular, o seu CPF ou uma chave aleatória, composta por letras e números arbitrários.

Como funciona a chave Pix?

Para utilizar o Pix, você deve cadastrar uma ou mais chaves para identificar a sua conta bancária, repetindo o processo manualmente em todas as instituições financeiras que você utiliza diariamente.

Assim, para receber os seus pagamentos, ao invés de fornecer os seus dados bancários, você apenas disponibiliza a chave cadastrada no banco em que você deseja receber o valor.

Ebook conquistando a inadimplência zero

eBook enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o eBook e fazer seus clientes pagarem em dia.

Quantas chaves Pix posso ter?

Uma pessoa física pode cadastrar até cinco chaves diferentes em uma mesma conta bancária, enquanto uma pessoa jurídica tem esse limite elevado para 20 chaves por banco.

No entanto, embora a quantidade de identificações possa ser grande, não é possível usar a mesma chave em mais de um banco. Assim, se você usar o seu CPF na instituição x, não será possível utilizá-lo novamente no banco y.

Qual a melhor chave para o Pix?

Qualquer uma, desde que você lembre onde ela está cadastrada e, de preferência, saiba de cabeça. Geralmente, as mais utilizadas são: CPF/CNPJ, endereço de e-mail ou número do celular.

Porém, se você busca mais segurança e privacidade, a chave aleatória pode ser a melhor opção, mesmo que seja difícil decorá-la. Nesse caso, você pode consultá-la diretamente no aplicativo do seu banco sempre que houver necessidade.

Como saber minha chave Pix?

Você pode consultá-la através do aplicativo ou internet banking da sua instituição bancária, acessando a área “Pix” do app na aba “Minhas Chaves”.

Além disso, para acessar todos os registros de uma vez só, também é possível consultar todas as chaves cadastradas em seu CPF através do site do Banco Central.

Como consultar todas as chaves Pix cadastradas em meu CPF?

Você pode conferir as chaves cadastradas em seu CPF através do “Registrato”, ferramenta gratuita disponibilizada pelo Banco Central.

Para acessá-lo é preciso estar cadastrado no Portal Gov. Assim, ao abrir o site do Banco Central e, em seguida, a aba do “Registrato”, basta inserir o seu CPF/CNPJ e a senha cadastrada no Gov.

Dentro da página, aperte para consultar em “Minhas Chaves Pix”, aceite os termos de ciência e responsabilidade e, depois, “Gerar relatório”.

Prontinho! Na próxima página você já acessa todas as chaves cadastradas no seu CPF e em qual instituição cada uma delas está registrada.

Como cadastrar uma chave Pix?

O cadastro da chave Pix pode mudar de banco para banco, porém quase todos costumam seguir um padrão parecido com o passo a passo seguinte:

  1. Abra o internet banking ou aplicativo da sua instituição bancária.
  2. Procure a aba “Pix” e aperte para abrir.
  3. Selecione a opção “Minhas Chaves”.
  4. Clique no botão “Registrar Chave”.
  5. Escolha o tipo de chave: CPF, e-mail, número do seu celular ou chave aleatória.
  6. Finalize o cadastro.

Pronto, simples assim!

Agora que você conheceu mais sobre a chave Pix, chegou a hora de registrar a sua e começar a usufruir dos benefícios do sistema de pagamentos instantâneos hoje mesmo.

Leia também:
Pix cobra taxa de transferência? Descubra agora!
Pix para quem não tem Pix: como fazer

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário