Como preencher um recibo de pagamento: passo a passo

Aprenda como preencher um recibo de pagamento corretamente, como fazê-lo e enviá-lo de modo online e outras informações pertinentes.

Como preencher recibo

O recibo de pagamento é um documento que comprova que determinada pessoa ou empresa recebeu uma quantia específica em razão da prestação de um serviço ou venda de um produto. O documento possui validade fiscal entre pessoas físicas prestadoras de serviços, em casos de aluguel e quando a nota fiscal é dispensada.

Ele, inclusive, possui detalhes sobre os envolvidos na negociação e os valores negociados.

O documento deve ser preenchido pelo prestador do serviço ou venda e entregue ao pagador como comprovante de pagamento. Por conta disso, ele pode ser, inclusive, comparado à nota fiscal quando provém de ganhos de aluguel ou prestação de serviços por parte de pessoas físicas.

No entanto, para que o documento possua, de fato, validade fiscal, seu preenchimento deve ser feito corretamente, conter todos os dados necessários e não possuir rasuras.

Por isso, que tal conferir como preencher um recibo de pagamento de modo correto e aprender a fazer o comprovante também de modo online?

Para que serve o recibo de pagamento?

O documento tem como objetivo comprovar que uma quantia específica foi paga por uma pessoa física ou jurídica à outra, em decorrência de um contrato de serviço prestado ou produto vendido.

Ele tem validade fiscal quando utilizado para comprovar pagamento de aluguéis também e pode ser utilizado, inclusive, no âmbito jurídico.

Como preencher um recibo de pagamento?

Agora vamos ao passo a passo.

1.  Escolha a forma de preenchimento

Antes de qualquer coisa, escolha como o processo de preenchimento será feito: através de um modelo pronto, encontrado em papelarias, modelo feito à mão, no word ou preenchimento de algum modelo disponível na internet?

Se você vende pela internet, tem uma prestadora de serviços para pessoas ou empresas de outra cidade ou deseja evitar extravios, fazer o recibo de pagamento e enviá-lo online será a melhor alternativa.

2.  Reúna os dados do pagador e do beneficiário

De modo geral, apenas os dados do beneficiário são o suficiente, no entanto, para um preenchimento personalizado e completo, reunir os dados do pagador também será necessário. Nesse caso, certifique-se de que o seu recibo contenha as seguintes informações:

Dados do pagador:

  • Nome completo.
  • CPF/CNPJ.
  • Número de contato.

Dados do recebedor:

  • Nome completo.
  • CPF/CNPJ.
  • Estado e cidade.
  • Descrição do serviço/produto.
  • Quantidade e valor.

3.  Preencha as informações necessárias nos campos indicados

Depois de ter em mãos os dados necessários, basta informá-los nos campos indicados pelo modelo escolhido. Caso seja da sua vontade criá-lo do zero, utilize o seguinte modelo de recibo de pagamento:

“Eu, (nome), declaro ter recebido de (nome) a importância de R$ (valor), referente ao pagamento do(a) (especifique se foi um produto ou serviço).

Nome: (nome do recebedor completo)
RG: (informe o número)
CPF: (informe o número)

(local), (data).
(assinatura)
(nome do recebedor)”

4. Faça duas vias do documento

Para evitar conflitos, garanta sempre duas cópias do comprovante de pagamento. Uma deve ficar com você e a outra com o seu cliente.

5.  Envie uma cópia ao pagador

Por fim, envie uma das cópias do documento ao pagador, comprovando que a dívida foi quitada dentro da data combinada.

Ebook conquistando a inadimplência zero

eBook enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o eBook e fazer seus clientes pagarem em dia.

Quem assina o recibo de pagamento?

Ele deve ser assinado pelo beneficiário ou recebedor da quantia, afinal de contas, o principal interessado no documento deve ser o pagador dos valores discriminados no comprovante. E, como forma de registro, o documento deve conter duas vias, uma deve ser entregue ao pagador e a outra deve ficar em posse do recebedor.

Como fazer um recibo para enviar online?

O gerador de recibo online da Cobre Fácil emite o seu comprovante de pagamento de modo totalmente gratuito. Para isso:

  1. Preencha os dados do recibo e personalize o documento adicionando sua logo.
  2. Informe os dados do pagador.
  3. Indique os dados do beneficiário.
  4. Especifique a descrição do seu serviço ou produto.
  5. Confira todos os dados.
  6. Clique no botão “Gerar recibo”.

Prontinho, o seu recibo de pagamento online está pronto, basta encaminhar uma cópia para o e-mail do seu cliente ou pagador da quantia em questão.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário