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Assinatura recorrente: o que é e como funciona?

Se você oferece um serviço de demanda contínua, aprender como funciona uma assinatura recorrente e como fazer a gestão desse tipo de cobrança pode ser interessante para o sucesso do seu negócio.

Assinatura recorrente

A assinatura recorrente é caracterizada por um serviço de demanda contínua em que o acesso ao produto é entregue de modo automático mediante pagamento periódico até que o cliente decida encerrar o contrato.

Ela faz parte do nosso cotidiano, já que boa parte do nosso dia a dia acontece de forma “online” e é cada vez mais comum que esse tipo de serviço seja oferecido diariamente aos usuários da rede, como é o caso dos streamings, plataformas e aplicativos pagos, em que o acesso é liberado através de uma assinatura de recorrência.

Inclusive, como cliente, você provavelmente já contratou serviços que fazem parte dessa categoria, certo? Mas você também pode vender o seu produto ininterruptamente através de uma assinatura recorrente, sabia? Veja como!

O que é uma assinatura recorrente?

É o que acontece quando um cliente assina um pacote de serviços oferecido de modo recorrente, ou seja, contínuo, por isso, a assinatura é caracterizada pela contratação de um serviço que se renova de tempos em tempos conforme o pagamento das mensalidades/anuidades.

Desse modo, enquanto a assinatura for válida, o produto ou serviço será entregue de modo automático, também mediante pagamento recorrente. Assim, enquanto a mensalidade for paga, a assinatura será renovada.

Como funciona a assinatura recorrente?

Um exemplo bastante claro para entender como funciona a assinatura recorrente são as plataformas de streaming, como a Netflix, Amazon Prime Video, Disney+ e a HBO Max. Nesse caso:

  • o cliente assina o serviço, realizando o cadastro e escolhendo um meio de pagamento;
  • ao final do primeiro mês de acesso liberado, o acesso à plataforma é renovado através do pagamento de uma mensalidade, também recorrente, descontada em débito automático, cartão de crédito ou boleto bancário; e
  • essa dinâmica se repete até que a contratação do serviço seja interrompida, seja por parte do cliente ou por iniciativa da empresa (em casos de inadimplência, por exemplo).

Assim, basicamente, ao oferecer uma assinatura recorrente, a empresa se compromete em entregar um serviço contínuo em troca de um pagamento que se repete de tempos em tempos, até que o cliente resolva pausar ou cancelar essa compra periódica.

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Como fazer a gestão de assinatura recorrente?

A seguir, você confere os cinco principais passos para fazer a gestão dos seus pagamentos recorrentes da forma correta. Pronto para anotar tudo?

1.  Defina o tipo de recorrência

O primeiro passo é decidir de quanto em quanto tempo o pagamento deve ser feito para que o serviço seja renovado. De modo geral, a recorrência pode ser:

  • quinzenal;
  • mensal;
  • trimestral;
  • semestral; ou
  • anual.

O nosso conselho é que você ofereça mais de uma opção aos seus clientes, assim, você consegue suprir necessidades distintas e atender a diversos perfis de clientes. Porém, vale notar que a quantidade de pacotes oferecidos não pode interferir na organização financeira da sua empresa, ok?

O tipo de recorrência escolhida pelo cliente ou definida pelo negócio deve ocupar um lugar de destaque no contrato de prestação de serviço da empresa.

2.  Envie lembretes de pagamento aos clientes

O que faz toda a diferença na gestão de um plano de assinatura é o envio de lembretes de pagamento. Afinal, é bastante comum que a inadimplência aconteça por conta do esquecimento ou da falta de organização prévia para a quitação da dívida.

Portanto, é recomendado que a sua empresa tome esse cuidado e evite quadros de inadimplência a todo custo. Tente programar o disparo automático de lembretes, antes, durante e depois da data de vencimento da assinatura, essa é uma estratégia que costuma funcionar muito bem!

3.  Realize a cobrança de cada assinatura adequadamente

O gerenciamento da assinatura recorrente apenas é eficaz quando a cobrança da recorrência é feita dentro do prazo acordado em contrato, por isso, garanta que o setor financeiro realize a cobrança de acordo com a data de vencimento e tipo de recorrência escolhida pelo cliente.

4.  Registre a entrada dos pagamentos no caixa

Com toda a certeza, essa é uma das ações mais importantes da gestão de uma assinatura recorrente: registrar todos os pagamentos efetuados na data em que o dinheiro entrar no caixa da empresa.

De outro modo, você pode acabar cobrando os seus clientes por duas vezes e criar uma situação desfavorável para a imagem da sua empresa.

5.  Utilize uma plataforma de gerenciamento de assinatura online

Para tornar a sua gestão mais eficiente, utilize uma plataforma de cobrança recorrente. Desse modo, você consegue automatizar o disparo de lembretes de pagamento e o envio das cobranças recorrentes.

Assim, além de terceirizar o disparo da cobrança e de lembretes de pagamento, desassociando a empresa desse momento bastante delicado, você também pode acompanhar a evolução dos pagamentos do seu negócio.

Isso porque você consegue acessar informações de quem já renovou o serviço através do pagamento da recorrência ou de quem ainda não quitou o débito dentro do período indicado em contrato. O acesso a esse tipo de dado pode ser uma ajuda de grande valor contra a inadimplência.

Por isso, se você é um prestador de serviços ou tem uma ideia de um serviço recorrente para tirar do papel, chegou a hora de conhecer a Cobre Fácil.

Benefícios da plataforma de cobrança recorrente da Cobre Fácil

A gente pode ajudar você de diversas formas. através da nossa plataforma, é possível:

  1. criar e gerenciar planos mensais, conferindo indicadores de quais são os mais rentáveis;
  2. enviar lembretes de pagamento e ter controle das notificações;
  3. configurar regras de juros e multas para possíveis atrasos;
  4. disparar automaticamente a cobrança recorrente;
  5. personalizar a sua fatura, inserindo a sua logomarca;
  6. acessar um resumo das mensalidades do seu negócio, com gráficos e informações dos pagamentos recebidos e daqueles que ainda estão por entrar;
  7. possibilidade de pausar e ativar a assinatura recorrente a qualquer momento, sem perder o histórico de cobranças passadas;
  8. acesso a indicadores inteligentes sobre a evolução do negócio;
  9. área exclusiva do cliente, por meio da qual ele pode acompanhar o histórico de pagamentos e alterar dados de cartão de crédito com autonomia, por exemplo; e
  10. emissão automática de Nota Fiscal de Serviço.

Uau, são muitas vantagens para ficar de fora da nossa comunidade, não é mesmo? Por isso, crie uma conta gratuita no nosso sistema de cobranças de assinatura recorrente e comece a usufruir ainda hoje dessa longa lista de benefícios!

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