Cobrança de boleto em atraso: como lidar com clientes inadimplentes

Cobrar e ser cobrado são situações desagradáveis, mas indispensáveis - em algumas situações. Por isso, veja como fazer uso de uma comunicação empática ao lidar com clientes inadimplentes.

Cobrança boleto atraso

É necessário ter muito cuidado e, também, delicadeza ao realizar a cobrança de um boleto em atraso. Além do mais, é provável que você já tenha passado, do mesmo modo, por uma situação como essa - mas do outro lado - por isso, é preciso ser empático com seus clientes.

Pense assim: a maioria dos seus clientes inadimplentes não estão nesta situação porque escolheram. E, diversas vezes, imprevistos, como a perda de um emprego, impactam diretamente no bolso de seus consumidores e, consequentemente, no recebimento de seus pagamentos.

Neste momento, é preciso ter tato e apresentar alternativas de pagamento aos seus clientes - afinal, de alguma forma eles terão que acertar suas dívidas com a empresa. Por isso, negociar amigavelmente pode ser a solução mais madura e rápida para o recebimento do seu dinheiro.

Como lidar com clientes inadimplentes?

Para cobrar clientes que possuem títulos em atraso é necessário atentar-se ao processo de comunicação. Ou seja, será preciso, nesse momento de inadimplência, conversar educadamente com seus clientes. Portanto, antes de tudo procure entender sua situação, ao invés de julgá-lo.

Ponha-se no lugar do cliente e estabeleça um diálogo atencioso, para então - juntos - encontrarem a melhor forma de resolver a situação, pois, pode ter certeza, seu cliente deseja quitar sua dívida tanto quanto você deseja recebê-la.

Apresente alternativas de pagamentos justas aos seus clientes, mantenha em vista a resolução do problema, por isso não coloque em cima do prazo de negociação taxas abusivas, já que elas não ajudarão em nada e, além disso, podem lhe causar mais situações indesejadas - como problemas jurídicos.

Como fazer cobrança de clientes inadimplentes?

Para realizar uma cobrança correta e de acordo com os pressupostos citados, é imprescindível contar com o auxílio de profissionais especialistas. Para tanto, uma boa opção será contratar uma empresa que se responsabilize pela cobrança e lide, sabiamente, com os clientes inadimplentes.

A Cobre Fácil, por exemplo, é uma plataforma de emissão de boletos, mas que, dentre os serviços que presta, também encaminha automaticamente os títulos de cobrança e acompanha a vida útil do boleto de seus clientes - identificando os títulos em atraso e enviando lembretes de cobrança antes, durante e depois do período de vencimento.

Além disso, se você optar em realizar a cobrança por telefone, a Cobre Fácil preparou um passo a passo para você seguir, ressaltando os pontos aqui trazidos e mostrando na prática como fazer esse atendimento diferenciado.

Por último, lembre-se, a diferença entre um diálogo saudável ou desagradável com os clientes inadimplentes está na comunicação empática. Portanto, seja atencioso e não esqueça de contar com o auxílio de profissionais de referência na área.

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