Cobre seus clientes de forma automatizada

10 passos para cobrar por boleto o seu cliente

Que tal oferecer mais uma forma de pagamento aos seus clientes e vender mais por isso? Aqui, você aprenderá como cobrar por boleto e tornar viável os benefícios de realizar suas cobranças através do documento.

Como cobrar por boleto

O boleto bancário, assim como o cartão de crédito, é um dos meios de cobrança e pagamento mais tradicionais e populares presentes no mercado — senão, o principal deles. Além do mais, esse mérito não é dado a ele a toa, afinal de contas, cobrar e pagar por boleto pode ser sinônimo de muitos benefícios.

Mas, para implementar o título de cobrança no cotidiano da sua empresa é necessário aprender como utilizá-lo de modo apropriado, bem como descobrir o que é preciso - e indicado - para trabalhar com o documento.

Assim, seu negócio poderá usufruir das vantagens de cobrar seu cliente por boleto bancário sem cometer equívocos ou tomar decisões precipitadas durante o processo.

Confira o que você vai aprender no artigo:
•  Quais os benefícios de cobrar por boleto?
 10 passos para cobrar seu cliente por boleto?
•  Qual o valor cobrado para emitir um boleto?

Quais os benefícios de cobrar por boleto?

As vantagens da emissão e cobrança por meio do boleto bancário são muitas e, para começar, podemos considerar os benefícios para o consumidor do seu produto ou serviço. Afinal, o boleto pode ser pago por qualquer pessoa, mesmo que esse cliente não possua uma conta bancária.

Além disso, ao contrário do cartão de crédito, o consumidor não precisa inserir seus dados bancários, tornando o processo de pagamento via título de cobrança muito prático.

Outro benefício significativo é a possibilidade de realizar o pagamento do documento de praticamente qualquer lugar do mundo, com o uso da internet.

Seja por meio de uma agência bancária, caixa loterica ou, ainda, pelo internet banking, através do próprio celular do cliente.

Possibilitar esses benefícios ao consumidor já faz parte das vantagens oferecidas à própria empresa, pois, desse modo, além de tornar o processo comercial mais democrático, suas vendas poderão alcançar um público ainda maior.

Além do mais, vale considerar que geralmente as tarifas sobre a emissão de boletos são mais baixas do que as taxas cobradas em outras formas de pagamento. Principalmente, se o gerador dos títulos for uma plataforma especializada em emissão de boletos bancários.

10 passos para cobrar seu cliente por boleto

  1. Faça uso de uma conta em alguma instituição bancária ou gerador de boletos - se ainda não tiver, é necessário abri-la.
  2. Solicite, junto ao banco ou gerador, o serviço de emissão de boletos.
  3. Reúna os dados do beneficiário, ou seja, do recebedor da cobrança (nome completo, CPF ou CNPJ, endereço).
  4. Colete os dados do sacado, pagante do título (nome completo, CPF ou CNPJ, endereço).
  5. Encaminhe as informações reunidas para o banco ou anexe-as ao gerador.
  6. Aponte no documento o valor-base do produto/serviço e a data de vencimento da cobrança.
  7. Acrescente juros, multas ou descontos, se quiser.
  8. Realize o download do boleto, via internet banking ou plataforma de emissão de boletos.
  9. Envie o boleto bancário para o endereço físico ou virtual (e-mail).
  10. Aguarde até três dias pela compensação do documento.

Qual o valor cobrado para emitir um boleto?

Depende, mas, de modo geral, as instituições bancárias tradicionais cobram mais pelo serviço de emissão do que as plataformas geradoras de boletos. Além do mais, nem todos os bancos populares oferecem um serviço completo, como um sistema de cobranças, por exemplo.

No caso da Cobre Fácil, é possível, além de gerar o boleto:

  • encaminhá-lo ao cliente;
  • programar uma régua de cobrança;
  • disparar lembretes de pagamento, antes, durante e depois da data de vencimento do documento; e
  • realizar a manutenção do título vencido, cancelando ou emitindo outra via.

E tudo isso de modo gratuito, pois você só paga a taxa pela emissão do boleto quando o pagamento do título for efetuado.

Bacana, não é mesmo?

Dessa maneira fica fácil viabilizar a utilização do boleto bancário, independentemente do tamanho do seu negócio. Lembre-se, também, de aplicar o passo a passo objetivo que repassamos anteriormente, pois ele ajudará sua equipe a não esquecer de nenhum detalhe importante e a realizar vendas seguras.

Deixe seu comentário