7 Motivos para utilizar um Gerador de Boletos

Um sistema gerador de boleto pode ser uma grande vantagem para o seu negócio, principalmente para pequenas e médias empresas. Confira como funciona e quais as vantagens dessa solução financeira.

Gerador boleto utilizar

O boleto bancário é uma forma de pagar contas muito utilizada em compras online, sendo uma opção que as lojas conseguem oferecer, ou seja, são uma alternativa, além do depósito ou pagamento em cartão de crédito.

Não apenas empresas e e-commerces, mas o próprio trabalhador independente e autônomo consegue fornecer seus serviços e emitir boletos para receber o pagamento.

Esses boletos ainda apresentam uma outra facilidade: o pagamento pode ser feito em qualquer banco, lotérica ou aplicativo de internet banking, basta utilizar o código de barras para que os valores sejam preenchidos automaticamente.

Um sistema gerador de boleto pode ser uma ótima ideia para que as pequenas empresas que estão começando no mercado possam sobreviver a esse período inicial.

A seguir, explicamos detalhadamente sobre:
• Como funciona um boleto
• Quais as vantagens de usar um sistema gerador de boletos
• Como funcionam as plataformas geradoras de boletos.

Apenas em 2018, foram registradas cerca de 2,5 milhões de empresas constituídas por MEIs (Microempreendedores individuais) - informação fornecida pelo Serasa.

E, para quem trabalha dessa maneira, um sistema independente, que não precise contratar com taxas altíssimas como as dos bancos, é o ideal.

Mas afinal, como funciona um Boleto?

Não há mistérios em torno do funcionamento de boletos de cobrança. O que acontece é que a empresa ou pessoa responsável contrata um serviço gerador de boleto para que, assim que for realizada uma venda, o cliente possa emitir esse documento e realizar o pagamento da forma que lhe convir - no banco, lotérica ou internet banking.

Para gerar um boleto, são necessárias algumas informações, como:

  • nome e CPF do sacador/avalista, ou seja, o cliente;
  • endereço completo do cliente;
  • nome e CPF ou razão social e CNPJ do cedente (beneficiário);
  • código de barras;
  • linha digitável.

A data de vencimento do boleto pode ser definida pela empresa. Além disso, atualmente, trabalha-se apenas com boletos registrados.

Isso possibilita que, caso o cliente não pague dentro do prazo estabelecido, não seja necessário gerar um novo boleto, basta usar o mesmo código de barras do documento vencido para que o valor seja atualizado, automaticamente, na hora do pagamento.

Quais as vantagens de usar um Gerador de Boletos?

Quem trabalha com pequenas ou médias empresas, assim como quem trabalha como MEI ou é autônomo, a melhor opção para realizar cobranças é usando um gerador de boleto online - já que isso facilita muito a questão de logística e segurança de pagamento e retira a obrigatoriedade dos bancos, sendo desnecessário abrir conta e contratar convênio de cobrança.

Além disso, são muitas as vantagens de utilizar esse tipo de plataforma, por exemplo:

1.  Reter clientes

O boleto ajuda a reduzir o abandono de carrinho em lojas virtuais, já que, muitas vezes, o cliente desiste da conta por não ter cartões de crédito ou não ter como realizar depósitos.

O boleto ajuda o cliente a conseguir um prazo de pagamento que esteja precisando.

2.  Melhor fluxo de caixa

O pagamento cai mais rápido na conta da empresa do que via cartão de crédito, além do mais, as taxas para emissão de boleto são bem mais baixas que as do uso de máquinas de cartão.

3.  Diminuir atrasos de pagamento

O boleto estabelece uma data limite para pagamento e muitos sistemas usam WhatsApp, SMS e e-mail para lembrar o cliente de que ele precisa pagar até determinado dia, reduzindo a inadimplência.

4.  Melhor controle de contas a receber

Porque o dinheiro cai nas contas da empresa mais rápido e com datas mais certeiras, o controle de contas a receber é facilitado: mais uma grande vantagem sobre o cartão de crédito.

5.  Não precisa estar atrelado a um banco

Existem muitos sistemas que possibilitam que as empresas emitam boletos sem, necessariamente, possuir uma conta corrente em banco.

Isto porque as plataformas oferecem uma conta digital para fazer a movimentação do dinheiro.

6.  Facilidade de pagamento para clientes sem conta bancária

Muitos brasileiros, hoje em dia, ainda não possuem uma conta bancária e, por isso, a emissão de boleto pode ser muito útil para eles, já que o pagamento pode ser feito em dinheiro em uma lotérica, por exemplo.

7.  Possibilidade de diminuir o preço para o cliente

Por conta de as taxas serem mais baixas e as vantagens bem mais atrativas que outros meios de pagamento, muitas lojas oferecem descontos significativos para quem escolher usar o boleto como via de pagamento.

Uma boa maneira de atrair mais clientes a usarem esse método.

Como funcionam as Plataformas Geradoras de Boletos.

As plataformas funcionam como um sistema gerador de boletos, através do qual podem ser emitidos tanto boletos avulsos quanto boletos mensais - cobrança única ou compras parceladas/assinaturas.

Além disso, a maioria dos sistemas pode gerar lembretes e emitir avisos para lembrar os clientes de que está chegando a data do pagamento.

A plataforma da Cobre Fácil, por exemplo, tem todas essas funcionalidades e, para começar a utilizá-la, é necessário fazer um cadastro e ter a aprovação do seu negócio. A partir daí, você passa a utilizar a solução financeira que se encaixa no perfil que está buscando.

Ao contratar esse tipo de sistema, uma conta digital é aberta, automaticamente, e, por isso, não existe a necessidade de que a empresa tenha conta em algum outro banco - e esta é outra vantagem: a conta digital da Cobre Fácil não possui qualquer tipo de taxa, nem mesmo para realizar transferências TED ou DOC, mostrando-se ideal para pequenos e médios negócios, sejam esses Pessoa Física, MEI ou Pessoa Jurídica.

Quando for procurar uma plataforma de geração de boletos, pesquise, também, se a empresa oferece serviço de suporte, pois, em caso de qualquer dúvida ou erro, você terá a segurança de receber o valor das suas vendas.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário