Descubra como facilitar suas vendas com a emissão de boleto

Ter o boleto bancário como uma das formas de pagamento disponíveis em sua empresa pode ajudar na consolidação do negócio. Por isso, saiba como fazer a emissão de boleto e cobrança de maneira correta.

Emissão boleto vendas

Oferecer o boleto bancário como uma das formas de pagamento disponíveis em sua empresa é ser empático com o consumidor. Além de ser uma opção viável e segura para o negócio, é uma forma fácil e pouco burocrática para a realização e efetivação das compras e contratação de serviços.

Se você ainda está se perguntando “o que é um boleto bancário”, como funciona e como se faz na prática, respira fundo, pois estamos prestes a responder todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O boleto bancário é um título de cobrança com um valor a cobrar pré-estabelecido, ou seja, a empresa emite o boleto com as informações recolhidas e valores acordados anteriormente, geralmente no momento da compra, e o consumidor assume a responsabilidade pela efetivação do pagamento. Quer saber mais?

Acompanhe, a seguir, o que preparamos para você.
• Como fazer a emissão de boleto e cobrança
• Por que utilizar uma plataforma de emissão de boleto
• Quais os benefícios da utilização do boleto bancário

Como fazer a emissão de Boleto e Cobrança?

Que o boleto bancário é uma das opções mais seguras e, da mesma forma, querida pelos brasileiros, já sabemos, por isso é necessário que a sua empresa forneça o serviço.

No entanto, estar consciente da importância da utilização do título de cobrança é uma coisa, saber como realizar a emissão do boleto é outra.

Passo a passo para emitir e compensar um boleto na prática:

1.  Tenha uma conta em alguma instituição bancária ou plataforma de emissão de boletos - caso não possua, é necessário abri-la;

2.  Habilite, junto ao banco ou plataforma, o serviço de emissão de boletos;

3.  Reúna os dados do beneficiário, recebedor da cobrança (nome completo, CPF ou CNPJ e endereço);

4.  Recolha os dados do sacado, pagante do título (nome completo, CPF ou CNPJ e endereço);

5.  Envie as informações reunidas para o banco ou anexe-as à plataforma, registrando, dessa forma, o boleto;

6.  Determine o valor-base do produto/serviço e a data de vencimento da cobrança;

7.  Acrescente juros, multas ou descontos, caso seja da sua vontade (é importante que o consumidor tenha ciência dos juros e multas que está sujeito a pagar caso atrase o pagamento);

8.  Faça o download do documento (geralmente, o emissor do boleto realiza o processo por meio de aplicativos de bancos - internet banking - ou, ainda, na própria plataforma de emissão de boletos);

9.  Encaminhe o boleto bancário para o endereço - físico ou virtual (e-mail) - do seu cliente (se optar pelo uso de uma plataforma de emissão de boletos, muitas delas enviam o documento automaticamente);

10.  Aguarde, até três dias, pela compensação do boleto.

Fácil e prático, não é mesmo? A emissão de boleto, normalmente, pode ser realizada sem muitos trâmites burocráticos, aspecto que facilita a utilização dele por empresas de pequeno, médio e grande porte.

Já para os consumidores, a opção é atrativa pela facilidade de pagamento, pois o documento pode ser pago em qualquer banco, lotérica e correspondentes bancários, agilizando o processo de pagamento, compensação e recebimento do produto ou prestação de serviço.

No entanto, o que assusta muitas empresas, que ponderam a implementação da forma de recebimento, são as taxas e tarifas altas das instituições bancárias. Porém, neste caso, como explicamos no começo deste artigo, uma possível solução está nas plataformas de emissão de boletos.

Por que utilizar uma plataforma de emissão de boletos?

Plataforma emissão boletos

Uma das principais vantagens em trabalhar em conjunto com uma plataforma de emissão de boletos é a economia trazida por ela em relação às instituições bancárias. Na maioria das vezes, o serviço disponibilizado pelo intermediador de pagamentos possui taxas mais acessíveis.

Este ponto é um dos mais atrativos, não tem como negar, mas saiba que os benefícios das plataformas não param por aí, com algumas delas você garante, por exemplo:

  • agilidade no momento da emissão de boleto;
  • acompanhamento do status do documento - enviado, recebido, pagamento efetuado, atrasado;
  • informações do cliente anexadas uma única vez;
  • possibilidade de enviar cobranças por e-mail;
  • lembretes de cobrança via e-mail e sms.

Portanto, ao implementar o boleto bancário em seu negócio, é importante considerar todas as opções possíveis, assim você garante as melhores vantagens para você e seus clientes.

Além disso, caso opte por uma plataforma de emissão de boletos, lembre-se de pesquisar a fundo as opções, buscando a ideal para a sua empresa.

Quais os benefícios da utilização do boleto bancário?

Você sabia que 27% da população nacional utiliza o boleto bancário como forma de pagamento? E você já parou para pensar que nem todos os brasileiros possuem conta bancária?

Portanto, sua empresa, ao trabalhar com o título de cobrança, estará democratizando o processo de venda e compra do produto ou serviço ofertado. Para que não reste dúvidas sobre os benefícios trazidos pelo título de cobrança, veja mais algumas das suas vantagens:

  • facilidade em emitir o documento;
  • um dos meios mais seguros de pagamento e recebimento de contas;
  • aumento de vendas;
  • taxas mais acessíveis em relação a outros meios de pagamento.

A emissão do boleto pode ser mais simples do que parece. Basta analisar as melhores opções para o seu negócio e clientes, solicitar o serviço, reunir dados para o preenchimento dos campos e aproveitar os benefícios que a implementação do documento pode trazer para a empresa.

Por isso, que tal aproveitar a praticidade da emissão de boleto e começar a aproveitar as vantagens que a variedade de meios de pagamento pode lhe trazer?

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário