Cobre seus clientes de forma automatizada

Compensação bancária: o que é, tipos e prazos

Descubra quanto tempo cada tipo de compensação bancária demora para cair na sua conta, além de descobrir quais são as melhores formas de cobrança para a sua empresa.

O que e compensação bancaria

Em poucas palavras, podemos dizer que a compensação bancária é o tempo que uma transação financeira leva para cair na conta do usuário de um banco. O tempo de demora deste processo vai depender do tipo de transação feita, assim como dos dias úteis contados a partir do período de solicitação.

Ou seja, sabe quando você está esperando um pagamento cair na sua conta ou um resgate financeiro ficar disponível? Pois bem, na realidade, você está esperando a compensação bancária acontecer.

Além disso, especialmente depois que o Sistema de Pagamentos Instantâneo (PIX) foi instituído, outros tipos de compensação bancária parecem levar uma eternidade para serem finalizados.

No entanto, você sabia que o sistema de compensação brasileiro é um dos mais rápidos do mundo? Nos parágrafos seguintes, você confere mais detalhes sobre o tema, assim como conhece os tipos de compensação bancária e quanto tempo cada um deles demora para acontecer.

O que é compensação bancária?

É o tempo que uma transferência, um depósito, um valor resgatado ou qualquer outra transação financeira leva para cair na conta do usuário do banco, como já mencionamos.

A compensação bancária acontece em todos os tipos de transações monetárias mediadas por uma instituição financeira e, em poucas palavras, pode ser resumida como o tempo necessário que um banco leva para checar e confirmar o pagamento ou o resgate efetuado.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Como funciona a compensação bancária?

Basicamente, enquanto você espera pela compensação bancária, a instituição financeira checa os valores, a natureza do pagamento ou resgate realizado e os dados envolvidos na transação.

Assim, logo que todo o processo é realizado e todas as informações são devidamente confirmadas pelo banco, a compensação é efetuada.

Desse modo, quando ela for finalizada, a quantia estará disponível para o usuário realizar novos pagamentos e investimentos - reiniciando, assim, outro ciclo de compensação bancária.

Quanto tempo demora a compensação bancária?

Depende do tipo de compensação bancária e de quando a transação financeira foi realizada. A notícia boa é que, obedecendo as regras de cada tipo de transação, o tempo de compensação é o mesmo para todas as instituições bancárias brasileiras - o que pode facilitar a organização financeira da sua empresa.

Quais são os tipos de compensação bancária?

A seguir, você confere quais são os tipos e os prazos no sistema de compensação bancária brasileira:

TED

Se a transação financeira for feita dentro do horário comercial do banco, o dinheiro cairá na conta do usuário no mesmo dia. Caso contrário, apenas no dia útil seguinte.

DOC

A transação financeira será compensada apenas no dia útil seguinte.

Depósito em dinheiro no guichê de atendimento

Se o depósito for feito dentro do banco com um atendente, a compensação ocorre no mesmo dia, quase que “instantaneamente”.

Depósito em dinheiro no caixa eletrônico

Se o depósito for feito até o horário de fechamento da agência, o dinheiro fica disponível no mesmo dia, de outro modo, a compensação acontece apenas no próximo dia útil.

Depósito de cheque no guichê de atendimento

A compensação de um cheque leva 72h úteis após o seu depósito.

Depósito de cheque no caixa eletrônico

Se o depósito ocorreu até o horário de fechamento da agência, ele será compensado em até um dia útil. Após esse horário, a compensação pode levar até 48h para ocorrer - lembrando que as regras para cheques de outro banco são as mesmas.

Boleto bancário

Agora, se você está se perguntando quanto tempo demora a baixa no pagamento de um boleto, saiba que o prazo é de até três dias úteis. Porém, de modo geral, a compensação leva no máximo dois dias.

PIX

As transações financeiras feitas neste formato são instantâneas, ou seja, levam em média 10 segundos para serem concluídas.

Cartão de crédito e débito

Assim como o PIX, a compensação do cartão de crédito e do cartão de débito é quase instantâneo, embora em alguns casos, ela pode levar até 24h para acontecer.

Por isso, fique atento aos prazos de compensação bancária de cada tipo de transação financeira antes de realizar qualquer uma delas, bem como aos dias e horários em que as transferências, pagamentos e resgates são solicitados. Afinal, esses detalhes podem impactar na sua organização orçamentária.

Quais os horários de compensação bancária?

A compensação bancária acontece sempre em dias úteis, a exceção aqui fica por conta das transações feitas pelo PIX, já que elas podem ser realizadas em finais de semana, feriados e fora do horário comercial.

Por isso, de modo geral, para que a compensação aconteça no mesmo dia ou o mais rápido possível, ela deve ser feita em dias úteis e dentro do horário comercial do banco em questão.

Melhores formas de cobrança bancária para o seu negócio

As melhores formas de cobrança bancária - ou meios de pagamento - para o seu negócio são aquelas que demoram menos tempo para compensar, ou seja, para entrar no caixa empresarial da empresa.

Por isso, se você quer manter o fluxo de caixa da sua empresa sempre preparado para suprir demandas financeiras urgentes, dê preferência para os tipos de cobrança mais rápidos, como é o caso do PIX e do PIX Cobrança, da cobrança recorrente e do boleto bancário.

Todos estes tipos de cobrança podem ser feitos pelo site da Cobre Fácil, além de serem monitorados e gerenciados pela mesma plataforma. Dessa forma, fica fácil saber quando a compensação bancária de seus pagamentos acontecerá, viu?

Deixe seu comentário