Cobre seus clientes de forma automatizada

Como evitar inadimplência em empresa SaaS? Entenda!

A inadimplência em empresas SaaS pode gerar uma série de transtornos na hora da cobrança. Por esse motivo, preparamos sete dicas para que você consiga diminuir esse problema e facilitar a vida da sua equipe financeira!

Inadimplência empresa saas

Algumas dicas para evitar inadimplência em empresas SaaS incluem incentivar pagamentos em débito automático, criar ações preventivas, ter um bom atendimento, manter dados atualizados, investir em automatização de cobranças, se preparar para possíveis prejuízos e estabelecer uma política de crédito.

Um dos maiores desafios dos empreendedores brasileiros é lidar com a inadimplência e claro que oferecer vários meios de pagamento para seus clientes é importante, inclusive, isso facilita o crescimento da empresa e permite atender às demandas de cada consumidor.

Mas, cedo ou tarde, você vai dar de cara com maus pagadores e, para não ficar sem saber o que fazer, é importante conhecer boas práticas para lidar com eles. Foi pensando nisso que preparamos este artigo com dicas para combater a inadimplência e não perder dinheiro. Confira!

O que são empresas SaaS?

A sigla SaaS vem do termo em inglês “software as as service”, termo traduzido para o português como “software como um serviço”. Empresas desse ramo focam em desenvolver e fornecer aos seus clientes ferramentas de software mediante uma assinatura mensal.

Muitos desses softwares podem ser acessados em nuvem, assim, quem contrata o serviço não precisa baixar o programa no computador. O Google e a Adobe são empresas que atuam nesse ramo.

Mas existem muitas outras empresas sendo criadas no modelo SaaS, focadas em áreas como:

  • gestão de projetos;
  • ensino à distância;
  • jogos; e
  • segurança.

Independentemente do ramo de atuação, uma boa gestão financeira é a base sólida para o crescimento de uma empresa e, de ônus nesse gerenciamento, todo gestor precisa lidar com um fator bem incômodo: a inadimplência.

7 dicas para evitar inadimplência em empresa SaaS

Para começar, você pode criar incentivos para o pagamento por débito automático, atender bem, cobrar de forma automatizada e definir uma política de crédito.

Manter os dados cadastrais sempre atualizados, elaborar ações que previnam a inadimplência e estar preparado para alguns prejuízos inevitáveis também são medidas importantes.

Parece muita coisa? Fica tranquilo! Resumimos tudo para você logo abaixo!

1.  Incentive pagamento em débito automático

O modelo de cobrança por débito automático é muito interessante para reduzir a inadimplência. Ele evita que o cliente deixe de pagar por esquecimento, por exemplo, já que a cobrança é debitada automaticamente da sua conta.

Mas, para que quem contrata o serviço queira pagar dessa maneira, é preciso criar incentivos e benefícios. Ofereça descontos progressivos e promoções, assim, quem utiliza seus serviços vai sentir que é mais vantajoso optar pelo débito em conta.

Não esqueça de sempre analisar bem os impactos desses descontos para que a solução não vire uma dor de cabeça.

2.  Crie ações preventivas

A prevenção é o melhor remédio, já dizia o ditado. Para evitar a inadimplência, ele também vale, mas como fazer essa prevenção?

Uma maneira eficiente é implementar uma régua de cobrança na sua gestão financeira. Essa ferramenta administrativa funciona como uma linha do tempo de cada cobrança.

Com ela, você consegue definir datas para enviar lembretes aos devedores, avisando de parcelas que vão vencer ou que estão vencendo. É importante fazer isso de forma padronizada para evitar perder tempo elaborando mensagens e emails.

3.  Tenha um bom atendimento

A insatisfação pode ser uma das causas da inadimplência de seus clientes. Muitas vezes, eles deixam de pagar por estarem insatisfeitos ou por terem encontrado uma outra opção de serviço, por isso, tente manter sempre um canal de conversa com cada um deles.

Entre em contato com frequência, procure saber como ele está usando seu produto ou serviço, se está satisfeito, quais suas reclamações e sugestões. Além de melhorar o seu relacionamento, essas ações podem melhorar também a retenção de clientes e gerar novas oportunidades de negócio.

4.  Mantenha os dados cadastrais atualizados

Se você já tentou cobrar alguém e descobriu que essa pessoa tinha mudado de telefone, e-mail ou teve os dados registrados de maneira errada no cadastro, sabe a dor de cabeça que isso causa.

Por esse motivo, crie o hábito de atualizar periodicamente os dados dos seus clientes. Faça também um vínculo com seus pagamentos. Isso vai permitir saber se ele é um bom ou mau pagador caso haja algum problema.

5.  Invista em cobrança automatizada

Um dos erros mais comuns na gestão financeira de empresas SaaS vem da falta de automatização.

A maioria dos erros administrativos surge na realização de ações repetitivas. Preencher tabelas e planilhas de maneira manual, por exemplo, leva tempo, é cansativo e pode gerar erros difíceis de corrigir.

Investir em automação financeira ajuda muito a reduzir a inadimplência em empresas SaaS, afinal, existem várias soluções no mercado que permitem automatizar e padronizar processos financeiros, economizando tempo e, é claro, dinheiro!

Além disso, implementar um sistema de cobrança para SaaS também vai trazer algumas ferramentas que ajudam a coletar informações, monitorando o desempenho e facilitando o planejamento da empresa.

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6.  Antecipe-se em relação aos prejuízos

Infelizmente, vai acontecer de alguém contratar o seu serviço e simplesmente não pagar, por isso, é essencial ter embutido nos custos um valor referente a essa inadimplência esperada. Esse recurso evita surpresas desagradáveis na hora de fechar as contas.

Também vale ressaltar que meios judiciais podem ser utilizados para tentar reaver valores, mas devem ser a última opção. Tente entrar em contato antes de todas as maneiras possíveis e só entre na Justiça caso não tenha sucesso em nenhuma delas.

7.  Defina bem sua política de crédito e cobrança

Outro fator importante na gestão da inadimplência é definir as políticas de crédito e cobrança da sua empresa, já que elas vão guiar seus colaboradores na hora de negociar com possíveis clientes.

Outra forma de controlar melhor esse indicador negativo é contar com sistemas de cobranças que permitam coletar dados de consumo e pagamento, consultar pendências e pontuações negativas no score de crédito de quem está contratando o seu serviço.

Isso vai garantir uma margem segura de negociação, evitando conceder facilidades a maus pagadores.

Seguindo essas dicas e monitorando constantemente as métricas do setor financeiro, vai ficar bem mais fácil evitar a inadimplência. Sucesso!

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