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Como definir as políticas de crédito e cobrança

A sua empresa possui boas políticas de crédito e cobrança? Caso a resposta seja não, saiba que a saúde financeira do seu negócio pode estar em risco.

Politicas credito cobrança

As políticas de crédito e cobrança funcionam como aliados tanto da empresa quanto do cliente, já que, com a concessão de crédito, o consumidor consegue adquirir o produto ou o serviço com mais facilidade.

E, com uma política de cobrança bem estruturada, a empresa mantém protegida a saúde financeira do negócio, reduzindo a inadimplência.

Deste modo, imagine que a política de cobrança funciona com o intuito de auxiliar as vendas, movimentar o fluxo de caixa e, ao mesmo tempo, garantir segurança aos negócios.

Qual a importância da política de crédito e cobrança?

Basicamente, a saúde financeira de uma empresa funciona com base no seu fluxo de caixa, ou seja, ao contrário do que muitos pensam, os negócios não são definidos pela margem de lucro que a organização possui.

Mas sim pelo capital de giro que circula mensalmente, movimentando positivamente o fluxo de caixa. Resumidamente, capital de giro é o valor mensal que entra no seu caixa e permite que você mantenha as contas mensais como aluguel, luz, água e internet em dia.

Quando a empresa conta com um número muito alto de inadimplência, todo o planejamento referente ao capital de giro fica comprometido, resultando em problemas financeiros e comprometendo a estabilidade do seu negócio.

Dessa maneira, saiba que a maior importância da política de crédito e cobrança está vinculada a segurança que ela oferece a sua gestão de controle financeira.

Além disso, uma política bem aplicada facilita a abertura maior de crédito ao consumidor, o que, por consequência, aumenta o número de vendas, pois o cliente tem suas necessidades respaldadas em relação a parcelamentos, mensalidades e diferentes formas de adquirir o que deseja.

O controle de tudo que entra e sai também sofre mudanças, tornando tudo mais detalhado, permitindo que você saiba exatamente a quantia que entra e que deve sair do seu caixa, acompanhando todo esse processo de maneira fácil e prática.

Modelo de política de crédito e cobrança

Primeiro entenda que para cada política de crédito existe uma política de cobrança, e ambas são divididas normalmente em três etapas: liberal, rigorosa e moderada.

Como no exemplo da tabela abaixo.

Regras de crédito e cobrança
  Crédito Cobrança
Aumentar as vendas Liberal Rigorosa
Manter a estabilidade Moderada Moderada
Adequar a venda à capacidade produtiva Rigorosa Liberal

Logo percebemos que, quando há intenção de aumentar as vendas, o crédito deve ser liberado com maior flexibilidade, o que por outro lado, deve influenciar a cobrança para que seja exercida de maneira rigorosa, de forma que contenha a inadimplência.

Em outro aspecto, quando a empresa vive uma época de desaceleração e não possui produtos ou serviços em grande demanda, a cobrança pode ser mais liberal, pois, em contrapartida, a liberação do crédito será mais rigorosa.

O estado moderado é encontrado em situações quando o número de vendas é baixo, de modo que a ação de cobrança pode ser efetuada da mesma forma que a facilitação para o pagamento.

É importante lembrar que em ambas as etapas é fundamental contar com um modelo de suporte e planejamento adequado para esta gestão.

Confira abaixo um exemplo eficiente para implantar na sua empresa e garantir a segurança do seu negócio.

Exemplo de política de crédito e cobrança de uma empresa

Primeiro, para que a política seja aplicada de forma consciente e correta, é preciso que a sua empresa conheça o cliente e analise alguns fatores importantes para a concessão de empréstimos.

É de suma importância a checagem de alguns documentos, como CPF ou CNPJ e Score, para que a credibilidade financeira de quem está adquirindo o serviço ou produto seja analisada.

Além disso, preste atenção aos seguintes fatores:

  • Capacidade: a capacidade do consumidor em pagar pela compra do seu produto ou com o seu serviço.
  • Capital: aqui dá para perceber que toda a análise deve ser feita de maneira global, afinal, um cliente só tem capacidade de pagar se tem recursos (capital) para pagar a dívida.
  • Condições: a análise dos fatores internos e externos que podem e influenciam o pagamento. A situação financeira do País é um dos exemplos que interferem no pagamento a receber, uma vez que em situações de crise econômica nacional, o dinheiro acaba circulando menos.

Após investigar esses fatores, é fundamental que o seu negócio conte com uma plataforma completa para facilitar as vendas e auxiliar na gestão de cobrança, com o intuito de reduzir a inadimplência.

A Cobre Fácil possui um sistema completo que torna possível a diversidade de pagamentos e relatórios completos para cobrança, oferecendo emissão de boletos avulsos ou carnês de pagamento, além de gerar mensalidades e também pagamentos recorrentes.

A taxa de emissão de boleto pela nossa plataforma é paga somente após a quitação da dívida pelo seu cliente, facilitando essa gestão de crédito, de modo que você nunca sai no prejuízo.

O sistema também envia de maneira automática lembretes de cobrança para todos os consumidores, enviando-os em datas que antecedem a dívida, no dia do vencimento e após a data estabelecida, até que o cliente pague o valor devido.

Com tais serviços sua empresa estabelece uma política de crédito e de cobrança ideal para evitar e controlar as inadimplências e aumentar consideravelmente as vendas.

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