Cobre seus clientes de forma automatizada

Como emitir um boleto avulso de cobrança?

Saiba como fazer a emissão de boleto avulso, onde emiti-lo com facilidade e qual é a serventia dos boletos independentes.

Como emitir boleto avulso

O boleto avulso é a cobrança ideal para receber pagamentos únicos. Sabe aquele serviço esporádico que você presta para clientes da sua cidade ou aquele produto que você vende à vista, sem parcelamentos, em sua loja?

Então, realizar a emissão de um boleto avulso é uma opção para receber seus pagamentos. Assim, em outras palavras, saber como emitir um boleto avulso de cobrança pode ser decisivo para que você continue fornecendo seu serviço ou produto sem muita burocracia.

Afinal de contas, pagar e receber cobranças via boleto bancário é um dos meios mais seguros de efetuar pagamentos.

Aliás, além de ser um dos meios mais seguros, é uma das formas de pagamento mais acessíveis e vantajosas para o pequeno empreendedor receber suas cobranças, já que o boleto bancário pode ser menos burocrático e mais acessível financeiramente do que o cartão de crédito, por exemplo.

Por isso, neste artigo, vamos conferir como emitir um boleto avulso e onde emiti-lo com mais praticidade e benefícios. Além de conhecer mais sobre um dos títulos de cobrança que mais cresce no Brasil: o boleto bancário.

O que é um boleto avulso?

O boleto avulso é um documento gerado para realizar cobranças únicas, pagas à vista. Ou seja, não existe uma regularidade de cobrança nesse tipo de documento, pois, ao contrário da mensalidade e o carnê, por exemplo, a compra do produto ou do serviço deve ser paga em uma única vez.

Por esse motivo, o boleto avulso torna-se ideal para realizar cobranças independentes, o boleto mensal adequado para cobranças recorrentes, como mensalidades escolares e academias, e o carnê apropriado para compromissos financeiros de longo prazo, como a compra parcelada de um carro.

Como emitir um boleto avulso?

O processo para gerar um boleto avulso é o mesmo para emitir qualquer outro tipo de boleto. É preciso seguir alguns passos e obter algumas informações antes de ter acesso, de fato, ao documento de cobrança.

Acompanhe, a seguir, um passo a passo objetivo para emitir boleto avulso para seus clientes:

  1. Tenha uma conta em uma instituição bancária ou em uma plataforma de emissão de boletos.
  2. Solicite o serviço de emissão de boletos no banco ou plataforma escolhida.
  3. Separe os dados do recebedor da cobrança, o beneficiário (nome completo, CPF/CNPJ, endereço).
  4. Reúna os dados do sacado, o pagante do título (nome completo, CPF/CNPJ, endereço).
  5. Encaminhe as informações reunidas para o banco ou anexe-as à plataforma.
  6. Insira no documento o valor-base do produto/serviço e a data de vencimento da cobrança.
  7. Acrescente juros, multas ou descontos, se quiser.
  8. Faça o download do boleto (via internet banking ou plataforma de emissão de boletos).
  9. Envie o boleto bancário para o endereço - físico ou virtual (e-mail) - do cliente.
  10. Aguarde até três dias pela compensação do documento.

Quais são os outros tipos de boletos?

Como mencionado, além do boleto avulso, há outros tipos de boletos disponíveis no mercado, são eles: o boleto mensal e o carnê. Cada qual, ideal para determinado tipo de cobrança.

No entanto, para ficar clara a diferença entre os tipos de boleto mencionados e a cobrança avulsa, vale considerar que, no caso do boleto mensal e do carnê, uma cobrança diferente é emitida e encaminhada, mensalmente, até o fim do contrato firmado entre a empresa e o cliente.

Já no caso da cobrança avulsa, toda cobrança é única e desconectada uma da outra. Tornando-se ideal para prestação de serviços esporádicos e independentes.

Qual a forma mais indicada para gerar um boleto avulso de cobrança?

A maneira mais indicada de emitir uma cobrança avulsa é utilizando uma plataforma de emissão de boletos. Afinal, a plataforma é bem menos burocrática que um banco tradicional e, diferentemente deste último, ainda possui atendimento personalizado e rápido.

À exemplo disso, temos a plataforma da Cobre Fácil. Para utilizá-la, basta criar uma conta, inserir seus dados pessoais e bancários, iniciar o processo de emissão de boletos avulsos e, por fim, gerenciar suas cobranças, de onde e como quiser.

Agora você encontrou uma maneira super prática de cobrar seus clientes, não é mesmo? Com esse passo a passo em mãos, escolha a ferramenta ideal para você e comece a oferecer, de uma vez por todas, a forma de pagamento através do boleto avulso e conquistar ainda mais clientes.

Deixe seu comentário