Principais vantagens da cobrança recorrente

Entenda mais sobre cobrança recorrente e como disponibilizar esta solução de cobrança de maneira automatizada para seus clientes.

Cobrança recorrente vantagens

As tecnologias ganham cada vez mais espaço no mundo dos negócios e é por isso que a cobrança recorrente vem se destacando no mercado - afinal, o método oferece comodidade e facilidade a quem procura e a quem oferece.

A boa notícia é que a cobrança recorrente pode ser utilizada por qualquer empresa, seja ela micro, pequena ou média.

Para oferecer esta solução de pagamento, basta apenas ser do nicho de serviços periódicos, como academias, escolas, clubes, entre outras opções.

Se você não sabe o que é uma cobrança recorrente - e nem o que as academias ou a própria Netflix têm a ver com esta forma de pagamento - não se preocupe, nós vamos explicar logo abaixo.

O que significa cobrança recorrente?

A forma como a Netflix cobra a mensalidade é recorrente. Ou seja, cobrança recorrente é aquele pagamento feito mensalmente, através de planos, assinaturas ou contratos.

Por exemplo, você não precisa assinar a Netflix todos os meses e nem solicitar o pagamento todos os meses. No caso específico da plataforma de streaming, a cobrança chega para os clientes automaticamente.

O serviço de cobrança recorrente só é encerrado quando o cliente pede o cancelamento, seja da assinatura ou do contrato e, enquanto não for solicitado o cancelamento, a cobrança é efetuada todos os meses, na data prevista e combinada.

Resumidamente, serviços recorrentes são aqueles com tempo de duração pré-determinado entre o cliente e o prestador de serviço, podendo ser mensalmente, semestralmente ou anualmente, de maneira que nem o valor e nem a data de vencimento mudem a cada cobrança.

Vantagens da cobrança recorrente

Agora que você sabe o que é a cobrança recorrente, vamos conhecer as vantagens desta solução de pagamento?

Menor risco de inadimplência

O risco de sofrer com inadimplência é praticamente eliminado quando você oferece a cobrança recorrente, principalmente se o serviço for descontado automaticamente no cartão de débito ou crédito do cliente.

Isso porque todos os meses a fatura do cliente chegará com o valor correto cobrado, junto com todos os demais gastos dele, o que é uma super vantagem.

Para a sua empresa, a grande vantagem desse sistema é que, mesmo se o cliente não pagar essa fatura, você recebe da operadora de cartão de créditos. Ou seja, por serem formas de pagamentos com datas estipuladas e automatizadas, o recebimento é garantido.

O boleto bancário também pode ser utilizado e reduz a taxa de inadimplência, trazendo outra vantagem: visto que uma grande parte da população não possui vínculos com cartões de créditos ou débitos, é uma forma de oferecer seu serviço também para esse público.

Controle financeiro

A gestão financeira fica mais fácil quando existe a possibilidade de contar com os serviços de pagamento recorrente, pois, desta forma, é possível controlar seus custos e investimentos, de acordo com as datas estipuladas dos recebimentos.

Sabendo as datas em que haverá dinheiro em caixa, fica muito mais fácil e prático organizar o setor financeiro, considerando pagamentos para fornecedores e demais custos, por exemplo.

Facilidade para conquistar novos clientes

Como os clientes procuram cada vez mais por facilidade e praticidade, fazer suas compras com cobrança recorrente é sinônimo de comodidade, já que não haverá o estresse de ter que lembrar dos pagamentos a cada nova data de vencimento.

Oferecer esta solução de pagamento na sua empresa é garantir a conquista de novos clientes que procuram, além de um serviço de qualidade, uma maneira de efetuar os pagamentos sem estresse, portanto.

Taxa de cancelamento como indicador de desempenho

Com o controle mensal, é possível analisar o índice de novos clientes e daqueles que solicitaram o cancelamento do serviço.

Esta é uma ótima maneira - e ainda mais fácil - de observar a quantidade de cancelamentos e, principalmente, entender o motivo do aumento desta taxa, que pode estar ligada diretamente com o desempenho do produto oferecido.

Como fazer cobrança recorrente

Dar liberdade de escolha ao cliente é fundamental para fidelizá-lo com a sua empresa. Com esse método, existem quatro formas de pagamento que você pode oferecer, confira:

  • cartão de crédito ou débito;
  • boletos bancários;
  • carnês de pagamento; e
  • mensalidades e assinaturas.

Cada uma dessas soluções tem as suas vantagens próprias e o seu diferencial, por exemplo: o cartão de crédito ou débito facilita a cobrança automatizada, pois o cliente não precisa solicitar o pagamento.

As vantagens do boleto bancário como solução de cobrança recorrente automatizada ganha destaque entre as empresas pelas baixas taxas de emissão do documento, além de outras facilidades, como emissão de segunda via, por exemplo.

O quesito mais importante no momento de aderir a este modelo de cobrança é a escolha adequada da plataforma de pagamento recorrente, que poderá auxiliar sua empresa com este serviço.

A Cobre Fácil é uma plataforma completa e oferece todas as funções de cobrança citadas anteriormente neste artigo, além de muitas outras ferramentas.

Há ainda outras vantagens, como taxas baixíssimas de emissão de boleto, que somente serão pagas por você depois de o seu cliente efetuar o pagamento do boleto bancário.

Outra vantagem de utilizar a plataforma financeira de cobrança da Cobre Fácil é o envio automático de lembretes de cobrança. Este processo auxilia a gestão financeira da sua empresa, que consegue controlar melhor os relatórios de clientes inadimplentes e de pagamentos efetuados.

Faça o seu cadastro agora mesmo na plataforma da Cobre Fácil e disponibilize o quanto antes as cobranças recorrentes para os seus clientes.

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