Comece agora a fazer boletos para seus clientes

Neste artigo, você descobre a importância de começar a emitir boletos e ter, como resultado, mais um benefício para fechar suas vendas.

Fazer boleto agora

O boleto bancário é o queridinho do brasileiro, isso porque é um meio de pagamento pouco burocrático para quem emite e, também, para quem paga - já que nos livra das taxas assustadoras das transferências bancárias e dos juros desagradáveis do cartão de crédito.

Os motivos citados são suficientes para você entender a importância de disponibilizar o meio de pagamento no seu negócio e começar a fazer boleto imediatamente.

Mas, para que não reste dúvidas e sobre certezas, vem descobrir como é fácil utilizar títulos de cobranças para receber seus pagamentos.

Como fazer boleto bancário?

Confira, em 12 passos, como emitir o título de cobrança e quais são os documentos necessários para gerar boleto para os seus clientes.

  1. Abra uma conta em alguma instituição bancária ou cadastre-se em uma plataforma de emissão de boletos - caso já tenha uma conta ou já esteja cadastrado, você pode utilizar esta conta/cadastro.
  2. Solicite, junto ao banco ou plataforma, o serviço de emissão de boletos.
  3. Reúna os dados do beneficiário (recebedor da cobrança), geralmente emissor do boleto. Neste caso, provavelmente serão os seus dados (nome completo, CPF/CNPJ e endereço).
  4. Recolha os dados do sacado (pagante do título), ou seja, o seu cliente (nome completo, CPF/CNPJ e endereço).
  5. Envie as informações reunidas para o banco ou cadastre-as à plataforma, registrando, dessa forma, o boleto.
  6. Escolha o tipo de cobrança que deseja realizar via boleto: avulsa, mensalidade ou carnê.
  7. Escolha o valor-base do produto/serviço e a data de vencimento da cobrança (normalmente, informações acordadas em conjunto com o cliente).
  8. Acrescente juros, multas ou descontos (é importante que o cliente tenha ciência dos juros e multas que está sujeito a pagar caso atrase o pagamento).
  9. Anexe as informações recolhidas e determinadas anteriormente nos campos correspondentes, preenchendo-as conforme a sequência descrita aqui.
  10. Faça o download do documento (comumente, o emissor do boleto realiza o processo por meio de aplicativos de bancos - internet banking - ou, ainda, na própria plataforma de emissão de boletos).
  11. Encaminhe o boleto bancário para o endereço - físico ou virtual (e-mail) - do seu cliente (se optar pelo uso de uma plataforma, saiba que algumas delas enviam o documento automaticamente).
  12. Aguarde até três dias pela compensação do boleto.

Assim, os documentos necessários para a emissão do boleto bancário são, respectivamente, os seus dados e os dados de seus clientes - que devem ser recolhidos e anexados ao título. Falamos que era simples gerar boletos, não falamos?

Além disso, o boleto pode ser solicitado pela sua clientela, simplesmente, pois sua utilização é um dos meios mais seguros de pagamento, visto que não é necessário informar dados bancários para efetuar o pagamento do título.

Como funciona a cobrança feita por boleto bancário?

Como no passo a passo citado, para realizar cobranças via boleto é preciso ter uma conta em uma instituição bancária ou um cadastro em uma plataforma de emissão de boletos, portanto, para que isso aconteça, pesquise de maneira eficiente suas opções.

Depois disso, o trabalho maior fica por conta do banco ou plataforma contratada, já que uma das vantagens de contratar um serviço de emissão de boletos é que você pode registrar seus clientes na plataforma uma única vez e, assim, seus próximos boletos poderão ser gerados e encaminhados automaticamente.

Além disso, muitas plataformas oferecem serviços mais completos, como a emissão, envio e lembrete de cobrança antes, durante e depois do vencimento do boleto bancário - benefício necessário para lidar com clientes inadimplentes, por exemplo.

Entendeu agora como o título de cobrança caiu na graça do povo brasileiro? Fazer boleto é prático, rápido e pode aumentar, consideravelmente, a efetivação de suas vendas. O que você está esperando? Comece agora a gerar boletos.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário