Cobre seus clientes de forma automatizada

Proposta de orçamento: como elaborar e apresentar

Não perca mais nenhuma oportunidade: o mercado é acirrado demais para você perder clientes logo de largada. Aprenda a elaborar e apresentar uma proposta de orçamento e feche mais negócios!

Proposta de orçamento

Se você já perdeu algum contrato importante por não conseguir entregar uma proposta de orçamento, precisa resolver isso, não é mesmo? Elaborar e apresentar uma proposta comercial é algo muito simples, bastando saber organizar as informações no documento de forma completa e atraente.

A seguir, listamos algumas dicas preciosas para ajudar você com as próximas propostas comerciais. Continue nos acompanhando.

O que é uma proposta comercial

É quando você apresenta seus serviços ou produtos, se for o caso, e também os preços cobrados pela prestação de serviço. É nesse momento que seu cliente precisa enxergar além do valor monetário. Ele precisa entender o preço cobrado como justo e seu serviço como essencial.

Uma proposta de orçamento de prestação de serviço nada mais é do que o documento básico para dar os primeiros passos em uma relação comercial. É a forma de consolidar um contrato, uma venda, enfim, é o documento que pode levar você a fechar ou não um negócio. Ou seja, é muito importante, certo?

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Como elaborar uma proposta de orçamento

O texto, para a proposta de orçamento ser completa, precisa contar com as seguintes informações:

  • Conte o que a empresa oferece ao cliente, seus diferenciais
  • Descreva o que o serviço envolverá, ou seja, o objeto do contrato
  • Determine o prazo de duração do contrato ou período de execução do serviço
  • Inclua o prazo de validade da proposta apresentada
  • Cite os custos estimados e as condições de pagamento
  • Insira os dados básicos sobre o profissional ou empresa

É fundamental que a proposta seja clara e apresente todas as informações para que o seu cliente tome a decisão. Portanto, quanto mais elementos você fornecer, melhor, tanto para não deixar o cliente com dúvidas quanto para entregar bases capazes de fazê-lo querer fechar o negócio.

Como você pode ver nos itens acima, seu texto precisa conter detalhes sobre o que o serviço e a empresa oferecem, com prazos e custos, além de mostrar que o profissional ou empresa é competente, por meio de argumentos e dados que validem sua experiência.

Modelo de proposta de orçamento

Ao incluir as informações citadas, sua proposta de orçamento ficará mais ou menos assim:

NOME DA EMPRESA/PROFISSIONAL E LOGO

1. SOLUÇÃO EXCLUSIVA PARA
[nome do cliente]
localizado no [endereço do seu cliente]

2. APRESENTAÇÃO
Aqui, você vai inserir um texto com argumentos que mostram seu conhecimento na área e as razões da solução ser importante para o cliente. Esclareça o quanto um trabalho mal feito nesse sentido pode prejudicá-lo e mostre como ele só tem a ganhar fechando negócio com você.

Procure não ser muito técnico, descrevendo o serviço ou produto de maneira clara, ressaltando que você é um profissional experiente ou que sua empresa é competente para tal.

3. OBJETO
3.1 Insira o serviço que vai realizar.
3.1.1 Você pode incluir subitens se achar necessário, para explicar melhor.
3.2 Serviço 2.
3.2.1 Se existir mais de um serviço, enumere-os de forma clara também.

Pense bem sobre como vai descrever os serviços. Não trate apenas como um serviço qualquer, usando algo como "Instalação de sensor de presença". Elabore o texto do serviço de forma que ele mostre a relevância de realizá-lo, como "Acionamento automático das áreas de iluminação". A forma como você trata o serviço também auxilia na tomada de decisão do cliente.

4. INVESTIMENTO
4.1 Serviço 1 - R$ 1.700
4.2 Serviço 2 - R$ 1.200

5. CONDIÇÕES
5.1 Validade da proposta: 20 (vinte) dias corridos a partir da data de emissão da proposta.
5.2 Período de execução: Estima-se um período máximo de 5 dias úteis.
5.3 Condições de pagamento: Entrada de 60% + 40% após a conclusão.
5.4 Formas de pagamento: Boleto bancário, depósito em conta corrente ou Pix.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Escreva tudo que for importante para evitar prejuízos e mal entendidos.

6.1 A proposta inclui a compra dos materiais, mão de obra e equipamentos.
6.2 O serviço só começará após o pagamento da entrada.
6.3 A proposta inclui somente os itens descritos. Outros serviços devem ser contratados por meio de uma nova proposta de orçamento.
6.4 O laudo do sistema possui uma validade de 1 ano segundo a norma XYZ.

Aqui, é importante incluir todas as informações que encontram respaldo na lei.

Seu endereço - bairro, cidade e estado
Seu e-mail
Seu telefone
Seu CNPJ

A/C [nome do cliente]
Cidade, Dia de Mês de Ano

Por fim, se seu cliente estiver de acordo com a proposta apresentada, peça para que ele assine o documento para que ele tenha valor legal.

O cliente estando de acordo, você pode partir para o contrato de prestação de serviços, se achar necessário, que é o documento formal que pode ser registrado em cartório, indicado para grandes projetos.

Como enviar uma proposta de orçamento

Recomendamos que você faça a entrega da proposta, se possível, pessoalmente. Se não for possível, capriche no e-mail, evitando erros de ortografia e sendo o mais claro e gentil possível.

Também é bem importante conferir se o cliente recebeu a proposta nesse caso. Se após o envio você não tiver nenhum retorno depois de alguns dias, deve ligar ou mandar um e-mail pedindo a confirmação do recebimento, mas tome cuidado para não passar a ideia de estar desesperado pelo serviço, se tornando inconveniente.

Para o envio de orçamentos por e-mail, você também pode ativar a confirmação de recebimento automática. Assim, não terá dúvidas quanto a isso e saberá quando o cliente abrir o e-mail. Mesmo tendo essa confirmação, se o cliente não responder, claro que você também pode contatá-lo buscando uma resposta.

Uma dica final é buscar conhecer as demandas do cliente antes de escrever a proposta de orçamento. Entenda o que o seu cliente realmente precisa para entregar nas linhas da proposta aquilo que ele procura. Pense menos nos valores e mais nos benefícios que realmente são úteis ao cliente e bons negócios!

Deixe seu comentário