Como definir as condições de pagamento do seu negócio

Para conduzir um negócio de sucesso é necessário conhecer todos os termos que envolvem a empresa. Você sabe o que é condição de pagamento? Descubra agora o seu significado e seus tipos.

Condições pagamento

Oferecer boas promoções e ter um planejamento para divulgação da loja e seus produtos é uma ótima forma de chamar atenção dos clientes, mas nada disso tem valor quando as condições de pagamento não são favoráveis.

É necessário estar atento às necessidades dos consumidores e oferecer diversas possibilidades, mas sem perder de vista a segurança financeira do seu negócio. Ou seja, o segredo é encontrar o equilíbrio.

Mas como fazer isso? Vamos tirar algumas das suas possíveis dúvidas e explicar a importância desse tema para ajudar a fazer do seu negócio, um sucesso no mercado.

Afinal, o que são as condições de pagamento?

Ainda é possível encontrar pessoas que confundem as condições de pagamento com formas ou meios de pagamento. Bom, para ajudá-lo a entender melhor, vamos apresentar a diferença.

Em primeiro lugar, a forma de pagamento é como o cliente vai quitar o seu produto: isso quer dizer, dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito, transferência bancária, boleto, entre outras opções disponíveis no mercado dos negócios.

Agora, entender o que é condição de pagamento é bem simples, pois elas são as que definem o tempo que o cliente levará para quitar o valor total da compra e as alterações de preço que podem acontecer dependendo da condição escolhida.

Isso porque, normalmente, compras com parcelamentos longos, passam a assumir juros.

Ou seja, se um consumidor adquire um novo celular no valor de R$ 2.000 e vai pagá-lo em 5 parcelas mensais de R$ 400 sem juros, as condições de pagamento são 5 parcelas sem juros.

Os tipos de condição de pagamento variam muito de acordo com a empresa, pois são opções de prazos e juros são definidos de forma individual. Abaixo, um exemplo:

Cód. da condição Condição Desconto (%) Juros/acréscimos (%)
01 À vista 10% -
02 30 dias - -
03 Entrada + 30 dias - -
04 Parcelado 2x: 30 dd e 60 dd - -
05 Parcelado 3x: 30dd, 60dd e 90dd - 2,5%

A tabela de condições de pagamento que apresentamos é uma base genérica que pode ser utilizada ou alterada para uso, podendo possuir muito mais opções para o cliente.

Lembre-se de sempre deixar claro as vantagens do pagamento à vista quando possuírem descontos e os juros no pagamento a prazo, evitando surpresas por parte do consumidor e seu descontentamento com a empresa.

Esses detalhes precisam sempre estar claros e em destaque em qualquer documento entregue ao comprador.

Ebook conquistando a inadimplência zero

eBook enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o eBook e fazer seus clientes pagarem em dia.

Qual a importância das condições de pagamento?

O cliente precisa saber que a sua compra é importante para o negócio e também entender que a empresa disponibiliza todas as opções possíveis de condição e forma de pagamento para que ele possa adquirir o que deseja. Não há motivos para ficar para trás, pois hoje existem muitas formas seguras de garantir o recebimento do cliente.

A melhor maneira de demonstrar tudo isso é através das melhores possibilidades de condição de pagamento. Quando se oferta descontos para compras à vista ou prazos mais longos com juros justos fica muito mais fácil para o cliente decidir levar a mercadoria e a empresa realizar uma venda.

Como escolher as melhores condições de pagamento

Para você saber quais condições de pagamento são as melhores para o seu negócio, existem três dicas fundamentais que devem ser avaliadas:

1.  Esteja atento às preferências do seu consumidor

Você deve conhecer quais as condições de pagamento que seus clientes mais utilizam analisando os consumidores que mais adquirem produtos do seu negócio e também as opções que são preferências entre as pessoas que compram em grande quantidade.

É a partir dessa avaliação que você saberá quais são as preferências do seu público sobre as condições de pagamento.

2.  Atenda a necessidade do público

Leve em consideração até onde você deseja crescer, pois se quiser atingir um público cada vez maior, precisa saber que as condições e formas de pagamento devem ser as mais variadas possíveis.

Lembre-se que algumas pessoas ainda não possuem contas em bancos e preferem utilizar outros recursos que não um cartão na hora das compras. Neste caso, ofereça no seu negócio diferentes tipos de boleto bancário.

3.  Garanta a segurança do seu negócio

Utilize sempre métodos que sejam os mais seguros disponíveis no mercado, tanto de condições quanto de formas de pagamento que garantem o recebimento do produto ou serviço vendido, minimizando a inadimplência, garantindo a estabilidade financeira da empresa e o fluxo de caixa.

Apresentar variedades para o cliente facilita o atendimento, aumenta a garantia de vendas e ainda cria uma ótima imagem da empresa, que está atualizada nas tendências do mercado e se preocupa em atender as necessidades dos seus clientes.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário