5 maneiras de estimular seus clientes a pagarem pontualmente

Diminuir seu índice de inadimplência, aderindo à alternativas mais eficientes para receber pontualmente, deve ser uma prioridade. Confira algumas formas de fazer com que seus clientes paguem pontualmente.

Cliente pagar conta

Além do objetivo de adquirir novos clientes e manter fiéis os antigos, muitas empresas lidam, mensalmente, com o desafio de receber em dia seus pagamentos.

Para solucionar este problema, a busca por um plano de ação para diminuir o índice de inadimplência e receber suas cobranças dentro do prazo é essencial.

Por isso, se você faz parte do grupo de empresários que sofrem com os problemas mencionados, esse é o momento de reorganizar as cobranças do seu negócio e alcançar estabilidade quando o assunto for receber o seu dinheiro pontualmente.

Confira, a seguir, cinco maneiras pelas quais as chances do seu negócio receber seus pagamentos em dia são potencializadas. Afinal de contas, os compromissos financeiros do seu negócio não esperam que seus clientes também honrem os seus, não é mesmo?

1.  Ofereça desconto aos clientes que paguem antecipadamente

Ao invés de esperar que seu cliente pague em dia sua cobrança, ofereça a ele um desconto por pagar antecipado, assim, seu cliente terá uma motivação para honrar seu compromisso antes mesmo da data de vencimento chegar.

Quem sabe não seja o momento de oferecer um desconto de 5% para o consumidor que quitar a dívida até o dia cinco de cada mês e, portanto, driblar a inadimplência abrindo mão de uma porcentagem pequena? Pode valer a pena, hein!

2.  Crie um bônus de fidelidade

Outra alternativa é desenvolver um bônus fidelidade, ou seja, aquele cliente que pagar pontualmente suas cobranças recorrentes, por seis meses, leva no fim do período um prêmio - quem sabe até mesmo um mês de serviço gratuito. Bacana, não é mesmo?

Qual cliente não se esforçaria para cumprir o desafio e ser recompensado desse modo?

3.  Encaminhe lembretes de cobrança

Agora, se o seu objetivo é diminuir o atraso de clientes morosos que, por muitos motivos, esquecem de efetuar o pagamento, uma opção eficiente será encaminhar lembretes de cobrança, antes e durante a data de vencimento do título.

Além disso, ao estabelecer um contato prévio, é possível prever se o pagamento cairá dentro do prazo, estipulado entre você e seu cliente, ou haverá atraso.

Por isso, deixe explícito na mensagem de cobrança a importância de comunicar a empresa caso algo ocorra e o atraso seja inevitável.

4.  Mude a abordagem com os clientes inadimplentes

A partir de uma análise anterior, liste os clientes com histórico inadimplente e, antes mesmo do vencimento do título, entre em contato com os nomes listados.

Assim, é possível mudar a abordagem utilizada com esses clientes, a fim de encontrar as melhores formas para o recebimento dos valores.

Talvez seja o meio de pagamento, a data de vencimento ou o valor da prestação. Através do diálogo, com antecedência, é possível negociar o que for melhor para o seu negócio e, também, para o seu cliente. Afinal, quem sabe a falta de diálogo não esteja prejudicando ambos os lados?

5.  Contrate um sistema de cobrança automatizada

Por fim, uma das melhores opções para controlar a inadimplência e garantir que as receitas da empresa entrem conforme o planejado, dentro do prazo estipulado, é contratar um sistema de cobrança automatizada.

Desse modo, as faturas e os lembretes são disparados automaticamente e no prazo programado.

Aliás, outra vantagem da contratação de um sistema como esse é que ele serve para manter a regularidade da cobrança também depois do vencimento. Pois os lembretes de fatura atrasada e propostas de negociação também serão enviados de modo automático.

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