Cobre seus clientes de forma automatizada

Sistema de cobrança gratuito, completo e fácil de usar

Um negócio só se mantém quando seus clientes pagam todas as contas corretamente, né? Parece simples, mas muitas vezes a parte da cobrança é bastante complicada. Sem falar na gestão dos níveis de inadimplência! Experimente descomplicar tudo isso com um sistema de cobrança gratuito e completo, pensado para você.

Sistema de cobrança gratuito

Um sistema de cobrança gratuito precisa ser descomplicado e seguro para trazer vantagens aos empreendedores que o utilizam. Ele também deve permitir que as marcas ofereçam mais de uma opção de pagamento aos clientes e reduzam a inadimplência.

Quando fornecido por especialistas no assunto, esse tipo de ferramenta ajuda na redução de entraves burocráticos e do tempo despendido pelos próprios empreendedores ou por profissionais do setor de finanças, por exemplo, na realização de tarefas.

Ainda por cima, contribui maior assertividade tanto nos cálculos de valores pagos e devidos quanto nas datas de acerto de cada conta.

Nós sabemos que não é fácil manter um negócio funcionando nos dias de hoje, mas existem inovações capazes de simplificar atividades que, muitas vezes, são repetitivas e cansativas, além de executadas com pouca segurança das informações e dos dados.

Sistemas automatizados podem solucionar muitos problemas! Que tal experimentar uma alternativa que é destaque entre todas as do mercado para fazer o controle e gestão de cobrança dos seus negócios? Continue a leitura e conheça detalhes.

O que é um sistema de cobrança?

Um sistema de cobrança é uma ferramenta de software, desenvolvida para ser utilizada por computador, capaz de automatizar vários processos relacionados a pagamentos feitos por consumidor às empresas nas quais consomem produtos ou das quais contratam serviços.

Esse sistema também ajuda no aumento da segurança de dados e informações na hora de decidir como cobrar um cliente, desde que seja uma solução de confiança e com a reputação já conhecida no mercado, entre outros aspectos.

Quais as vantagens de usar um sistema de cobrança?

A implementação de um software para cobranças agiliza e simplifica boa parte do trabalho de empreendedores ou responsáveis pelo setor financeiro das marcas, já que automatiza o que antes era feito sem o auxílio da tecnologia.

As principais vantagens de utilizar um sistema assim são:

  • opção de várias formas de pagamentos;
  • automação e agilidade para vários processos;
  • acesso a ferramentas que facilitam a análise dos pagamentos e cobranças;
  • melhoria na relação com o cliente; e
  • ajuda a diminuir a inadimplência.

Sistemas mais completos oferecem, por exemplo, relatórios com os dados completos sobre cada pagamento, e também gráficos das suas contas a pagar e receber. Essas ferramentas facilitam a vida de qualquer setor financeiro, permitindo um controle melhor das finanças da sua empresa.

Mas com tantas soluções diferentes no mercado, como escolher a que vai atender melhor às necessidades do seu negócio? Vamos descobrir!

Como escolher um sistema de cobrança completo?

Para escolher um sistema de cobrança que atenda às necessidades da sua empresa, procure alternativas que garantam a sustentabilidade dos negócios por meio da redução de inadimplência e da facilidade proporcionada aos clientes na hora de realizar pagamentos.

Pesquise pelo custo-benefício de cada ferramenta, baseando-se na quantidade de recursos disponibilizados em cada uma delas e, acima de tudo, na função exercida por eles.

Está precisando de uma forcinha nessa avaliação? Faça um checklist e confira se o sistema que você vai contratar possui todas as funcionalidades que listamos a seguir.

1.  Saiba quantas e quais opções de pagamento o sistema oferece

Ao escolher o seu sistema ou até mesmo um aplicativo de cobrança gratuito, busque pela solução que ofereça o máximo possível de opções de pagamento, como diferentes bandeiras de cartão de crédito e débito, pix, boleto bancário, link de pagamento e carnê.

Não se esqueça: quanto mais, melhor!

Um sistema completo precisa oferecer alternativas e, junto com elas, funcionalidades integradas a esses meios de pagamentos. Automatizar cobranças de mensalidades, permitir a troca do cartão de crédito cadastrado e emitir Notas Fiscais automaticamente são algumas dessas funcionalidades.

2.  Certifique-se da garantia de segurança das informações

Ninguém quer colocar dados bancários em um e-commerce ou qualquer outra página da internet que não tenham certificados atestando a garantia de segurança de suas informações.

Por isso, é fundamental ter certeza do nível de proteção cibernética que cada software de cobrança oferece e escolher aquele capaz de se destacar também nesse quesito.

O armazenamento das informações entra, aqui, como outro ponto-chave da decisão: é ideal que tudo o que for inserido na plataforma seja armazenado em servidores na nuvem (cloud). Isso evita a perda e o roubo dos dados.

3.  Verifique se há integração com outros sistemas

Um sistema de cobranças para empresas que "conversa" com outros sistemas utilizados por diferentes equipes dentro da organização é, sem dúvida, a melhor alternativa.

Quando a integração acontece, ela facilita o compartilhamento de dados de forma virtual e essa transmissão não precisa acontecer manualmente. Isso aumenta a segurança, a eficiência e o sucesso da organização financeira dos negócios.

Para ter essa capacidade, o sistema que você escolher precisa contar com a melhor API de pagamentos do mercado. Essa API fica responsável por fazer a comunicação correta entre o seu site de vendas e as instituições financeiras que recebem e administram o dinheiro.

4.  Avalie a usabilidade

Por mais completo e automatizado que seja, um sistema ou app de cobrança sempre vai precisar de alguém para operá-lo. Nesse sentido, é importante que a sua interface e, portanto, a sua "aparência" e seus botões sejam intuitivos.

Também é fundamental que todas as funções possíveis de acontecerem através da plataforma e os "locais" (menus, atalhos etc.) nos quais elas podem ser encontradas estejam claros para quem opera.

A usabilidade inclui, ainda, disponibilidade por parte dos responsáveis por fornecer a plataforma para atendimento e suporte imediatos nos casos de dúvidas, erros e falhas: quem fornece a plataforma deve estar sempre disposto a ajudar na solução de problemas que possam acontecer nela.

5.  Busque por automatização da régua de cobrança

Se o sistema escolhido por você oferece a possibilidade de automatização de qualquer modelo de régua de cobrança já utilizado no controle financeiro dos seus negócios, agarre-se a ele.

A régua de cobrança é um recurso fundamental no controle da inadimplência e é o melhor caminho para reduzir calotes por parte dos clientes e acabar com falhas humanas por parte dos responsáveis pelo departamento de contas. Consequentemente, essa automatização ajuda a reduzir gastos desnecessários.

O que é uma régua de cobrança?

Esta ferramenta é como uma linha do tempo do débito de cada cliente. Ela determina como sua empresa deve cobrar dos consumidores os pagamentos devidos pela aquisição de produtos ou contratação de serviços.

Com uma régua de cobrança, mesmo feita manualmente, um empreendedor acompanha todas as etapas das cobranças geradas até o momento em que elas finalmente são pagas pelos clientes. Vamos ver um exemplo?

Como funciona uma régua de cobrança
Fase Ações Canal de comunicação
5 dias antes do vencimento Enviar lembrete E-mail
2 dias antes do vencimento Enviar lembrete WhatsApp e/ou SMS
Dia do vencimento Verificar pagamentos e identificar inadimplentes -
3 dias após o vencimento Verificar pagamentos e identificar inadimplentes E-mail, WhatsApp e SMS
7 dias após o vencimento Entrar em contato para cobrança ou renegociação Ligação telefônica

Essa tabela é um exemplo simplificado, mas ajuda a entender a importância desse recurso, que faz com que o setor de cobranças padronize a abordagem, identifique mais rapidamente quais clientes estão inadimplentes e como agir em cada caso.

Réguas automatizadas permitem que tudo isso aconteça de um jeito mais rápido, seguro e assertivo, enviando automaticamente as notificações, e criando alertas para pagamentos em atraso, sem que alguém da sua equipe tenha que fazer todo esse processo manualmente com todos os clientes da sua empresa.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Por que automatizar a regra de cobrança?

A automatização da régua de cobrança através de um sistema de gestão completo e moderno permite programações das etapas de cobrança e envio de avisos e lembretes aos clientes que ainda não fizeram seus pagamentos.

Através dela, é possível criar mensagens personalizadas para cada cliente com contas a pagar, o que melhora o relacionamento entre essas pessoas e a marca por causa de uma relação mais transparente e educada.

A régua de cobrança automatizada via sistema também permite aos empreendedores definirem padrões para cada funcionalidade, agilizando o recebimento do dinheiro e diminuindo o risco de inadimplência.

Não quer pensar mais sobre o assunto e precisa de indicação de um sistema que funcione de verdade e ofereça cada aspecto trazido no decorrer deste artigo? Nós podemos ajudar!

Conheça a solução de cobrança recorrente Cobre Fácil.

Como ter um sistema de cobrança automatizado e gratuito?

Risco inadimplência zero

Para ter um sistema automatizado, gratuito e capaz de oferecer a segurança e facilidade que você precisa para conseguir dinheiro entrando mais rápido e redução dos níveis de inadimplência na sua empresa, utilize o sistema de cobrança recorrente da Cobre Fácil.

Essa ferramenta, em sua versão básica, disponibiliza a você os seguintes recursos:

  • Nota Fiscal com emissão automática;
  • criação e gerenciamento de planos mensais;
  • envio de lembretes aos consumidores antes da data do fechamento da conta e também àqueles que ainda estão devendo;
  • controle de notificações – para você saber se o lembrete enviado foi recebido e lido; e
  • definição de valores de multas e juros.

Tudo isso já é seu na versão básica da nossa plataforma, viu? Mas, se você é daqueles gestores que acha que seu negócio pode sempre ir mais longe e merece o melhor, é preciso ir além.

Na versão PRO, que custa R$ 49,90 por mês nos seis primeiros meses, você também encontra uma área exclusiva para seus clientes acessarem sempre que quiserem monitorar o histórico de pagamentos e pendências.

O gestor que quer mais dinheiro no caixa para fazer investimentos também pode contar, no plano PRO, com a antecipação de recebíveis no crédito, além de vender mais com as diferentes formas de pagamento oferecidas aos clientes, como cobrança Pix, boleto, Link de Pagamento.

A versão paga da Cobre Fácil é a melhor opção e tem um maior custo-benefício quando comparada a outros softwares no mercado por possibilitar um processo de cobrança recorrente transparente e bom para todo mundo.

Sem contar que a emissão de Notas Fiscais pode ser feita de forma gratuita e ilimitada para mais de 1.600 cidades no país com a versão PRO.

Pronto! Agora, já dá para bater o martelo sobre a sua decisão. Faça seu cadastro para começar a usar o seu sistema cobrança gratuito para emitir cobrança automática o quanto antes!

Deixe seu comentário