Antecipação de recebíveis: entenda tudo sobre o assunto

Precisando de uma injeção de capital para manter a saúde financeira da sua empresa em dia? Então chegou o momento de descobrir o que é e como funciona a antecipação de recebíveis!

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é um recurso financeiro comumente utilizado entre as empresas. A prática consiste em adiantar recebimentos futuros para evitar emergências financeiras e, com isso, manter o fluxo de caixa da companhia positivo.

Ou seja, a antecipação de recebíveis serve como um recurso extra para manter a saúde financeira de qualquer negócio sem que seja necessário buscar por um auxílio financeiro que não caiba no bolso, como empréstimos e similares.

Mas, cuidado, como nem tudo são flores, a contrapartida dos bancos e outras instituições financeiras pode vir acompanhada de trâmites burocráticos e taxas abusivas.

Portanto, mesmo que a antecipação de recebíveis seja pertinente na maioria dos casos, todo cuidado é pouco, sendo necessário acessar diversas informações para tomar decisões assertivas e garantir os benefícios da prática.

O que é antecipação de recebíveis?

O recurso financeiro consiste em realizar o adiantamento de vendas que foram fechadas a prazo, em parcelas, cheques, carnês, duplicatas e cartões de crédito.

Em outras palavras, a antecipação de recebíveis permite que a empresa receba, no curto prazo, valores que concordou em receber no longo prazo, isso tudo antes mesmo de o cliente ser cobrado por sua respectiva instituição financeira.

Ebook conquistando a inadimplência zero

eBook enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o eBook e fazer seus clientes pagarem em dia.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

A empresa que decidir antecipar os valores programados para os meses futuros deve entrar em contato com a sua instituição bancária, operadora ou solução financeira para solicitar o recurso.

A partir dessa solicitação, a empresa deve selecionar as notas fiscais das operações que deseja antecipar e compactuar com as taxas aplicadas pela instituição financeira responsável por realizar o pagamento.

Quando o pedido de antecipação de recebíveis é solicitado às instituições mais tradicionais, também é possível que haja um processo mais rigoroso para a liberação do crédito imediato, bem como a ocorrência de taxas mais altas.

De modo geral, o valor dessa taxa de juros muda de acordo com o tempo de antecipação e com o valor solicitado. Ou seja, o adiantamento de um pagamento que antes seria recebido dentro de seis meses será taxado de modo diferente de um recebível de data mais próxima.

Quando antecipar recebíveis?

Antes de solicitar a antecipação das notas fiscais do seu negócio, lembre-se de realizar um diagnóstico atual e futuro do financeiro da empresa, afinal de contas, não será mais possível contar com essa quantia nos próximos meses.

No entanto, essa ação pode ser indispensável quando for necessário:

  • aumentar o capital de giro para manter a empresa segura diante de despesas inesperadas e oportunidades imperdíveis;
  • pagar despesas inesperadas, como o conserto de uma máquina indispensável para o funcionamento da empresa; e
  • manter o fluxo de caixa positivo, mesmo quando houver instabilidade financeira.

Nessas situações, quando feita de modo consciente, a antecipação de recebíveis será bem-vinda e beneficiará a saúde financeira da empresa.

Por que antecipar recebíveis?

Além dos possíveis motivos citados acima, a antecipação de recebíveis pode apresentar algumas outras vantagens ao seu negócio. Confira as três principais que listamos para você.

1.  Mais liquidez para o fluxo de caixa

O resgate de recebimentos futuros traz liquidez para o fluxo de caixa, resultando em uma injeção de capital pertinente para a organização mensal do negócio, especialmente em um mês de faturamento baixo, em que um cenário de dívidas e emergências financeiras pode surgir.

2.  Facilidade na contratação do serviço

Diferentemente da contratação de um empréstimo ou financiamento, a contratação da antecipação de notas fiscais pode ser feita de modo mais fácil.

Isso acontece porque o risco de inadimplência por parte do contratante é muito baixo, visto que os recebíveis foram pagos e as taxas são geralmente recolhidas no momento da transação.

3.  Evita que a empresa solicite empréstimos

A possibilidade de adiantar recebimentos futuros para cumprir uma demanda financeira específica impede que a empresa solicite empréstimos e financiamentos e concorde com as taxas de juros absurdos estipuladas pelas instituições bancárias, sem contar com o processo burocrático que essa situação envolve.

Além disso, no caso dos empréstimos e financiamentos, a firma ainda não possui esse valor, complicando a operação, ao contrário da antecipação de recebíveis.

Solução Cobre Fácil

Para obter um acordo mais justo para a empresa e fugir das taxas abusivas, contar com uma solução financeira completa pode ser o melhor caminho.

A Cobre Fácil, por exemplo, realiza a antecipação de recebíveis no cartão de crédito em uma única vez, dentro do prazo de dez dias, agilizando e desburocratizando o processo de adiantamento dos recebimentos futuros.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário