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API de checkout para e-commerce: o que é e como funciona

Uma API de checkout para e-commerce garante que o processo de compra flua de forma simples e intuitiva, principalmente no momento final da experiência, quando não é difícil ocorrerem desistências por excesso de complexidade. Confira como e por que usá-la.

Mulher segurando em uma mão um smartphone com capinha preta e na outra um cartão de pagamento

Uma API de checkout para e-commerce funciona como um facilitador da comunicação entre diferentes sistemas digitais e intermediários que influenciam nas compras feitas por consumidores no mundo online (como bancos ou plataformas financeiras), dando muita agilidade à troca de informações na hora de se concluir uma transação.

Colocando de uma forma bem básica, a API faz uma série de verificações automatizadas, garantindo que todo o trânsito de dados no momento do pagamento seja seguro, rápido e confiável, evitando intervenções humanas e criando registros precisos que são enviados para a nuvem e podem ajudar em futuras tomadas de decisão.

Confira, neste artigo, mais detalhes sobre o funcionamento e os benefícios do software!

O que é uma API?

Uma API, no geral, é um software que trabalha como um garçom de restaurante e que, portanto, faz o meio de campo entre o cliente (sentado à mesa) e todos os serviços e produtos oferecidos no cardápio.

Pense nela como um grande conjunto de regras e instruções que permitem diferentes aplicações se comunicarem sem interferências externas – ou seja, totalmente dentro de um sistema – graças a uma tecnologia que se adapta às necessidades de cada situação.

Quase como uma ponte pela qual as informações são transmitidas de uma ponta a outra de um processo muito importante, mas uma ponte extremamente segura – e não feita de madeira, por exemplo!

As Interfaces de Programação de Aplicações (tradução de “Application Programming Interface”, expressão resumida na sigla “API”) fazem o meio de campo entre programas, base de dados e sistemas de diferentes plataformas dentro de um mesmo negócio ou de um e-commerce – e o usuário equivale ao cliente sentado à mesa.

Esse recurso é muito usado, principalmente, porque facilita transações que envolvem pagamentos no meio digital e, quando ele faz especificamente esse trabalho, recebe o nome de API de checkout.

O que é uma API de checkout para pagamento digital?

Uma API de checkout para pagamento digital é uma tecnologia que possibilita a integração entre a loja online que a utiliza, os sistemas intermediários de cobrança – que dependem de bancos ou instituições financeiras similares – e os clientes, automatizando diversas atividades repetitivas para empreendedores e suas equipes otimizarem tempo, recursos, esforços e, principalmente, reduzirem falhas.

O recurso funciona de forma totalmente automática após a implementação e, uma vez no ar, você nem precisa se preocupar com mais nada.

Como funciona uma API de checkout para pagamento digital?

Já parou para pensar como uma compra com cartão de crédito em loja virtual funciona? Dá uma olhada nas etapas que você talvez nem imagine acontecer!

  1. O cliente seleciona o(s) produto(s) que quer comprar.
  2. A API coleta informações do consumidor e verifica a segurança dos dados do cartão.
  3. Se tudo estiver certo, os detalhes são enviados para o banco do cliente.
  4. Após a aprovação por parte da instituição financeira, a API recebe um código de autorização e o envia para a plataforma de pagamento.
  5. A plataforma confirma o pagamento.
  6. O split de pagamento entre loja e marketplace é feito automaticamente pela API, que também instrui a transferência de fundos para as contas.
  7. Por fim, a API confirma o pagamento ao cliente.

Percebe como uma ação simples do usuário desencadeia todo um processo bem mais complexo de troca de informações entre sistemas diferentes?

E é importantíssimo que essa ação seja simples de verdade, de preferência sem que você, responsável pelas vendas, tenha que realizar qualquer processo a mais, como explicado a seguir.

O que é o checkout transparente?

O checkout transparente nada mais é do que a possibilidade de um cliente concluir sua compra através da própria página em que escolheu o produto ou serviço a ser adquirido, sem precisar trocar de site ou de plataforma na hora de pagar.

Ele torna todo o processo muito mais simples e direto e até evita que a pessoa desista da compra por causa de uma complicação justo no final de todas as etapas.

Imagine que você encheu a sacola na sua loja favorita (das antigas; a tal loja física) e, no momento de pagar suas compras, é encaminhado(a) para um banco ao lado ou mesmo um andar diferente daquele em que está. Bem chato, não é?

No meio digital e com a ajuda do checkout transparente, o fluxo acontece de forma bem mais simples!

Escolha → Carrinho → Dados → Confirmação
 

Primeiro, acontece a escolha dos produtos ou serviços no e-commerce e, depois, eles são colocados no carrinho ou na sacola virtual. Aí, é só preencher os dados e confirmar a compra!

E todo esse processo acontece sem trocar de site, ir e voltar para página de banco, abrir janela para validar códigos, chaves de segurança ou qualquer coisa do tipo. Fácil e rápido!

Não à toa, as melhores APIs de pagamento do mercado contam com checkout transparente e ainda aceitam as formas de pagamento mais comuns.

Quais as formas de pagamento ideais para e-commerce? Explore as 4 mais usadas

As melhores formas de pagamento são as que podem ser mais facilmente integradas com APIs de checkout. Elas também são amplamente utilizadas pelos clientes, especialmente quando já fazem parte de seu cotidiano, como cartões de crédito e débito, boleto e Pix.

1. Cartão de crédito e débito

Os cartões são as formas de pagamento mais comuns no uso do dia a dia, assim como são muito bem aceitos em quase todas as APIs de checkout, o que os torna praticamente obrigatórios dentre os métodos oferecidos por e-commerces , especialmente na função crédito.

2. Boleto bancário

Outra forma de pagamento muito popular no Brasil é o boleto bancário, facilmente agregado em algumas APIs e que pode ser bastante vantajoso também para os lojistas, já que as taxas e prazos de recebimento costumam ser bem atraentes. A opção ainda brilha aos olhos daqueles consumidores que não possuem cartão ou não têm limite de crédito disponível.

3. Pix

O Pix é o método de pagamento que mais se popularizou nos últimos anos devido à instantaneidade da compensação e da confirmação de recebimento, além da facilidade de implementação através da geração de QR Codes.

4. Carteiras digitais

Por último, carteiras digitais também entram na lista! A mais famosa e mais antiga que existe é o PayPal, mas diversas opções similares aliadas a um bom API de checkout fazem muito sentido para o cotidiano de fregueses e vendedores.

Note que a variedade dos tipos de pagamentos disponíveis em seu e-commerce devem cobrir as diferentes realidades de seus consumidores, desde aqueles mais “versados” em sistemas eletrônicos até os mais “apegados” aos métodos tradicionais.

Mesmo assim, na prática, acaba acontecendo tudo pela via digital e isso não é nada ruim!

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Quais as vantagens da tecnologia de pagamento digital?

Tecnologias de pagamento digital e, principalmente, APIs de pagamento com boa reputação, agilizam muito o processo de compra, especialmente no checkout, além de darem mais segurança ao comprador, o que acaba ajudando bastante na sua fidelização.

De maneira geral, os principais ganhos de inovações como essas são:

  • registros de vendas mais eficientes para o vendedor;
  • integração de pagamentos online e offline (loja virtual e loja física);
  • maior segurança nas transações;
  • variedade de opções de pagamento;
  • agilidade e praticidade nas compras;
  • otimização do processo de pagamento;
  • melhora da experiência do cliente; e
  • fidelização dos consumidores.

De quebra, uma boa tecnologia de pagamento digital acaba por englobar até mesmo os métodos mais tradicionais e acaba facilitando muito a vida de quem vende tanto no ambiente físico quanto no virtual.

Como uma API de pagamento pode aprimorar a eficiência e segurança do checkout?

Uma das principais características das APIs é a automatização de processos, o que torna a experiência do usuário muito mais fluída e agradável durante toda a jornada de compra, seja por eliminar muitas interações de validação ou confirmação ou por tornar tudo mais seguro.

Segurança, aliás, é um grande diferencial da solução – quando desenvolvida por marcas reconhecidas no mercado –, já que toda a troca de informação entre instituições financeiras e a loja virtual que a utiliza acontece sem nenhuma intervenção humana e com linguagem codificada.

E basta, novamente, contar com a ferramenta certa, somada a outros seis passos simples de otimização, que o sucesso vai ser certo!

Como otimizar o processo de checkout de uma loja online em 7 passos

Deixe os valores muito claros, já aponte quais etapas são necessárias para conclusão da compra, evite solicitar excesso de dados cadastrais e cuide do layout da sua página para evitar confusões.

Não esqueça a escolha da API, hein? Antes de ir, veja, em mais detalhes, como fazer bonito em cada quesito!

1. Evite o excesso de dados cadastrais

A internet se destaca pela sua agilidade, então, evite ao máximo solicitar muitos dados do cliente, especialmente quando ele está realizando a primeira compra. Foque no essencial e deixe para pedir um cadastro mais completo depois, com uma boa ação de fidelização.

2. Mostre com clareza os valores da compra

Especialmente quando há um carrinho cheio de itens, é importante deixar claro quanto está sendo pago por cada um deles, o total da compra e o valor de cada parcela, se for feita essa divisão. Uma boa diagramação evita confusão e desconfiança.

3.Tenha um mapa da jornada de compra

Apresente, de forma clara, as etapas pelas quais o cliente vai passar até concluir a compra. Uma forma simples de fazer isso, por exemplo, é colocar uma linha do tempo no topo da tela, com pontos indicando as etapas. Mais do que três já dá sono, hein?!

4. Utilize um layout responsivo

O seu checkout precisa ter um design responsivo, ou seja, tem que se adaptar a diferentes tamanhos e formatos de tela mantendo uma diagramação adequada especialmente no momento de apresentar valores. Quem compra pelo celular, por exemplo, não pode ter a experiência prejudicada em comparação com o comprador que usa um computador.

5. Conte com a ferramenta certa

Escolha uma ferramenta de checkout que seja fácil de usar e que ofereça uma boa experiência ao usuário, permita personalizar funcionalidades e ofereça um bom suporte. E não deixe essa escolha para depois: só com uma das melhores soluções de cobrança do mercado é que você garante sua tranquilidade.

6. Salve o conteúdo do carrinho

Use a identificação do comprador para deixar salvos os itens no carrinho caso ele desista da compra ou apenas não conclua. As chances de conversão quando ele voltar à loja são maiores se os itens já estiverem disponíveis para o checkout.

7. Experimente o checkout de uma página

O checkout de uma página só é um modelo prático, com um design mais clean, evitando distrações e dando a impressão de um processo de mais curto, mas é preciso um bom cuidado com as questões de detalhamento de valores e responsividade. Quanto mais informação na mesma tela, mais cautela!

Imagine ter seu e-commerce todo trabalhado em gatilhos mentais para vendas e, no momento final, a experiência menos fluída acabar melando toda a estratégia?

Não dê bobeira justo na hora de dar tchau – ou melhor, até logo – para seus clientes: se eles saem de mãos vazias, você também fica de mãos abanando!

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