Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Aprenda a como gerar QR Code para receber Pix

Alavanque a sua receita de um jeito rápido e com custo zero! Neste artigo, você vai descobrir a forma mais fácil para gerar QR Code para receber dos clientes via Pix na hora!

Como gerar qr code pix

Se você quer receber instantaneamente dos seus clientes, saiba que cada instituição bancária tem um passo a passo próprio para permitir criar chave Pix QR Code, mas o caminho costuma ser parecido em todos os aplicativos e inclui inserir as informações necessárias de cada cobrança, gerar o código e disponibilizá-lo aos clientes física ou virtualmente.

Quem não vende assim ou nem sabe o que é QR Code está perdendo dinheiro!

Três a cada dez consumidores do Brasil já usaram o celular para fazer pagamentos nessa modalidade, de acordo com a pesquisa “Panorama – Comércio Móvel no Brasil”, divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

Dos 35% de brasileiros que já pagam suas compras via QR Code, a maioria são homens entre 16 e 29 anos, pertencentes às classes A e B. Mais uma prova de que o futuro do consumo e do sucesso do seu negócio pode estar diretamente ligado ao uso da tecnologia como ferramenta facilitadora de vendas.

A conta é simples: Pix + QR Code = revolução no cenário de pagamentos no país, resultando em uma forma rápida, prática e segura de realizar transações financeiras.

Neste artigo, você vai entender o que é e como funciona essa tecnologia, além de aprender a usar essa função no seu estabelecimento em apenas alguns minutos e receber as transferências na hora, direto pelo aplicativo do seu banco, mesmo que ele seja um banco digital.

Confira!

O que é QR Code?

Um QR Code é uma imagem que se assemelha a um código de barras e pode ser lida pela câmera do aparelho celular. Quando escaneada, ela revela os segredos que guarda e direciona a pessoa interessada para algum lugar: um site, uma música ou gravação de voz, um vídeo, um menu de restaurante, chats ou aplicativos de todo o tipo.

Especificamente o QR Code para acertos de contas via Pix, depois de lido com o celular dos consumidores, os direcionará para um espaço no qual será inserido o valor devido e concluída a transação com o dinheiro que essas pessoas tiverem na conta.

Ele funciona como uma chave que abre portas para pagar contas, acessar informações exclusivas e todo o tipo de material digital. Basta apontar a câmera do celular para a imagem criptografada e deixar a magia acontecer!

Existem dois tipos de QR Code dentro dessa modalidade: o estático e o dinâmico. Conheça adiante a diferença entre eles.

Como funciona QR Code estático?

Um QR Code estático é uma imagem fixa; um código de barras, só que bem mais sofisticado e prático de usar. Ele depende apenas de um celular com câmera para ser lido.

Qr code estático pagamento receber pix celular

Nele, a informação codificada permanece sempre a mesma, como uma foto em um porta-retrato, então, você pode imprimi-lo ou ainda exibi-lo em dispositivos móveis do seu estabelecimento para que seus clientes possam acessá-lo com facilidade.

Quando o escaneamento desse QR Code é feito, será necessário inserir o montante a ser pago por cada cliente: você diz quanto ele deve e ele preenche os espaços, substituindo os zeros pelo valor correto.

R$ 0,00
PAGAR

Se você for uma pessoa física, pequeno(a) lojista ou prestador(a) de serviço, o QR Code estático é o modelo mais recomendado pelo Banco Central. Também é uma maneira segura e simples de ajudar a reduzir a inadimplência que tanto põe em risco os pequenos negócios!

Como funciona QR Code dinâmico?

O QR Code dinâmico, também conhecido como “Pix Cobrança”, é como um daqueles quadros animados pendurados nas paredes dos filmes do Harry Potter, que têm personagens com feições e expressões que mudam o tempo todo.

 

Usá-lo é como ter um código especial capaz de se transformar e se adaptar às suas necessidades de venda.

Diferentemente do QR Code estático, o modelo dinâmico pode ser modificado a cada transação, o que o torna exclusivo e utilizável apenas uma vez.

Mais comum em compras online ou cobranças formais, esta modalidade de pagamento permite que a pessoa que gera o código inclua dados e informações específicos sobre a conta e o pagador.

É perfeito para situações em que há necessidade de atualizar constantemente os detalhes de pagamento, de contato, ou qualquer outro dado, embora o valor devido por alguém que paga via Pix Cobrança seja predefinido e não possa ser alterado.

Ok, mas como fazer um QR Code para receber pelo Pix? Continue a leitura que a explicação está logo abaixo!

Como gerar QR Code para receber Pix?

Aprender como fazer um QR Code para Pix é simples! Tenha certeza de que o aplicativo ou a plataforma usados são confiáveis, entre e busque pela seção “Pix” e por “Receber Pix” ou semelhante. Então, bastará seguir as orientações que aparecerem na tela.

Toda pessoa que tem conta bancária pode criar o seu!

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Como criar um QR Code para pagamento em 5 passos

Confira o passo a passo e faça o seu próprio código em instantes!

1.  Escolha uma plataforma confiável

Existem vários aplicativos que permitem a geração de QR Codes para pagamentos por Pix, então, certifique-se de escolher uma opção confiável e segura, ou melhor, use o aplicativo para celular do seu próprio banco, sempre protegendo o acesso ao app com uma boa senha ou autenticação biométrica.

O mais indicado para empresas que querem gerar código Pix é usar o aplicativo do banco onde está a sua conta como Pessoa Jurídica (PJ).

2.  Acesse o aplicativo e entre em “Pix”

Depois de acessar o aplicativo do banco ou da instituição financeira através do qual deseja receber as contas pagas pelos seus clientes usando login e senha, busque pela seção ou área que receba o nome de “Pix” e clique no ícone para entrar. Veja o que aparece depois disso.

3.  Busque pela opção “Cobrar” ou “Receber” e informe os dados

Para gerar qualquer QR Code de cobrança ou transferência pelo Pix, clique em “Cobrar” ou “Receber” dentro da seção “Pix” do seu aplicativo e o código aparecerá imediatamente.

Pode ser que você precise fornecer algumas informações para transformá-lo em um QR Code personalizado, como valor a ser pago, descrição da transação, dados do pagador e, se desejar, uma imagem ou logo personalizada.

4.  Confira todas as informações e clique em “Gerar QR Code”

Depois de concluir as etapas descritas até aqui, provavelmente aparecerão na sua tela os dados informados e você precisará confirmá-los, principalmente se quiser um QR Code personalizado.

Observe se tudo está correto, principalmente quanto ao valor da cobrança. Em seguida, clique em “Gerar QR Code”.

5.  Finalmente, divulgue o seu QR Code!

Acabou de gerar o código Pix? Então, você pode disponibilizá-lo aos seus clientes de diversas maneiras, enviando por e-mail, exibindo em um site, compartilhando nas redes sociais, colocando em uma placa ou em um display no seu estabelecimento ou até imprimindo em papel.

Como gerar QR Code Pix para imprimir?

Para fazer um QR Code para Pix que fique disponível de forma física na sua loja ou estabelecimento, o processo é o mesmo do código que você vai compartilhar online: acessar a área “Pix” no app do banco e inserir as informações necessárias. Depois disso, será necessário baixar a imagem e imprimir.

E não custa reforçar: recomenda-se que tudo aconteça através de uma conta PJ e não da sua conta bancária de Pessoa Física, tudo bem?

Sendo assim, provavelmente o código do seu QR Code Pix vai ser um e-mail ou telefone celular profissional ou o próprio CNPJ.

Gerar QR Code Pix com CNPJ é recomendado por especialistas!

O QR Code Pix cuja chave é o CNPJ da empresa passa uma imagem de maior profissionalismo e dá mais vantagem competitiva frente à concorrência, já que o formato exige que você tenha uma conta Pessoa Jurídica em alguma instituição bancária que ofereça o Pix em seu sistema de pagamentos.

Uma vez na sua área de cliente PJ no aplicativo do banco, gere o código, informando tudo o que for necessário à cobrança. Então, basta compartilhá-lo com o público!

Quando o QR Code estiver pronto e disponível, seu cliente só precisa escaneá-lo para ser redirecionado à página de pagamentos do aplicativo registrado no Pix. Dessa forma, pode finalizar a transação de maneira fácil, moderna e rápida, sem nenhum estresse.

E o dinheiro cai na hora para você.

Se precisar cobrar em Pix de quem não tem Pix, leia esse outro artigo publicado no blog da Cobre Fácil para saber mais e lembre que o sucesso das suas vendas em um mundo cada vez mais tecnológico depende do alinhamento dos seus negócios às tendências de mercado e do quão preparada a empresa está para levar praticidade ao consumidor.

Deixe seu comentário