Otimize o processo de checkout do seu e-commerce simplificando etapas, solicitando o preenchimento de formulários que contenham apenas os dados necessários fornecidos pelos clientes e oferecendo opções múltiplas e acessíveis de pagamento.
É comprovado: processos mais simples e eficientes aumentam suas chances de transformar meros visitantes em clientes 100% satisfeitos!
Lembra daquela vez em que você encontrou o produto perfeito numa loja online, mas desistiu de concluir a compra porque teve que lidar com muita burocracia? Imagine como seria diferente se o checkout fosse como um atalho que levasse praticamente direto para a página em que está escrito “compra concluída”!
Leia este artigo e aprenda a virar o jogo: faça a frustração virar retenção, reduza significativamente as taxas de abandono de carrinho e destaque seu negócio também pelos altíssimos níveis de excelência na experiência do consumidor.
A revolução do seu e-commerce começa com as dicas, as estratégias e os segredos apresentados aqui.
O que é checkout?
O checkout, em se tratando de negócios feitos online, é o ponto alto do processo de conclusão da compra, a última etapa, na qual o cliente finaliza a transação, revisando os produtos ou serviços escolhidos, fornecendo informações pessoais e selecionando opções de pagamento e entrega.
Não à toa, ele influencia diretamente nas taxas de conversão e, como consequência, nos resultados ao final de cada dia, semana, mês e ano no seu negócio.
Entender e otimizar esse processo pode ser o segredo para você garantir uma experiência de compra positiva e aumentar as chances de fidelizar clientes, afinal, só quem compreende o impacto do checkout burocrático versus simplificado consegue ter clareza do que é e do que não é uma jornada de consumo bem-sucedida.
E você sabia que existe mais de uma maneira de realizar a conclusão de uma transação virtual?
As 3 principais formas de fazer checkout online
Os formatos mais conhecidos de checkout são o padrão, o dinâmico – também chamado de “checkout lightbox” – e o transparente. Todos devem ser pensados para que um e-commerce entregue às pessoas a melhor finalização possível de um ciclo de compras!
1. Checkout padrão
No checkout padrão, os compradores são redirecionados para a página do intermediador de pagamento – uma plataforma que só trabalha com o recebimento dos valores, seja em Pix, cartão ou outro formato – para que, assim, possam acertar o que devem.
Nessa abordagem convencional, a transação é concluída fora do ambiente da loja virtual.
Ela pode fazer sentido para e-commerces que não conseguem bancar uma estrutura de checkout própria, mas lidam com um grande volume de vendas e, por isso, precisam terceirizar os “finalmentes”.
2. Checkout lightbox
O checkout lightbox combina o checkout padrão com a integração visual direta na página da loja. O que isso significa? Ao clicar no botão de conclusão de compra, uma janelinha ou pop-up (lightbox) se abre por cima da página na qual todo o processo aconteceu antes disso.
Ela fica sobreposta à página, permitindo que o cliente finalize a transação sem sair do contexto da loja.
3. Checkout transparente
O checkout transparente, por sua vez, elimina redirecionamentos desnecessários e, ao contrário dos outros formatos, quando ele existe, tudo acontece dentro de um mesmo site (o do e-commerce vendedor do produto ou serviço).
Desde o preenchimento de dados até a conclusão do pagamento, o usuário sempre permanece em um único site e uma única aba da internet.
Essa abordagem tenta proporcionar uma experiência mais fluida e clara, contribuindo para o aumento da confiança e a redução das chances de abandono de carrinho.
E qual a importância de um checkout transparente?
Imagine entrar em uma loja física, encontrar exatamente o que você deseja e, no momento de pagar, ser guiado para um outro local – completamente desconhecido – ou precisar preencher páginas e páginas com seus dados pessoais. É praticamente isso o que acontece quando o processo de checkout não é transparente, só que no mundo digital.
A transparência no checkout vira uma verdadeira vantagem competitiva, enquanto qualquer experiência similar à mencionada no parágrafo aqui de cima gera desconfiança e insegurança.
Alguns pontos merecem destaque quando se fala sobre a importância de um checkout transparente. São eles:
- redução dos abandonos de carrinhos sem a conclusão da negociação;
- eliminação da sensação de cansaço causada no consumidor e da consequente desistência de se tornar cliente porque “tudo é muito complexo ou burocrático”;
- redução dos índices de possíveis compradores que acabariam buscando por outros vendedores capazes de transmitir mais confiabilidade; e
- melhora da reputação da empresa no mercado.
Deu até vontade de otimizar o seu processo por aí, né?
Como otimizar checkout no e-commerce?
Para fazer um checkout eficiente em lojas virtuais, reduza formulários a informações essenciais, mantenha o layout da página limpo, tentando fazer com que o consumidor não precise sair dela para concluir a compra, e dê destaque às opções de pagamento.
Preze por informações claras sobre frete, coloque um resumo dos itens escolhidos em local de fácil visualização, ofereça o cadastro opcional e sugira ao consumidor salvar os dados para compras futuras: tudo contribui para a agilidade, aumentando a satisfação e reduzindo as desistências.
Lembre-se: a chave é deixar as coisas mais simples e proporcionar uma jornada de compra rápida, intuitiva e segura. |
Integrar uma API de checkout também vai ser mais um passo fundamental para isso pois, com ela, é possível personalizar ainda mais o processo e sincronizar dados em questão de segundos, com garantia de máxima proteção para quem vende e para quem compra.
Quer mais?
10 dicas que você precisa colocar em prática para um checkout eficiente
Antes de ir, anote as 10 melhores práticas para um checkout simples e seguro! Adote-as se quiser garantir que o processo seja intuitivo e que seu e-commerce ofereça aos clientes uma jornada fluida e sem obstáculos.
1. Estimule o cadastro opcional
Incentive o cadastro opcional do consumidor logo que ele finalizar a compra, oferecendo benefícios como descontos, pontos de fidelidade ou envios mais rápidos em futuras compras. Destaque as vantagens para motivá-lo a criar uma conta em definitivo, mas sem impor obstáculos a outras pessoas que preferem não fazê-la.
2. Simplifique o preenchimento de dados
Possibilite preenchimento automático de informações sempre que possível, reduza ao máximo os campos obrigatórios e solicite apenas informações essenciais. A simplicidade no processo contribui para uma experiência mais ágil e evita possíveis desistências.
3. Facilite a correção de erros
Configure sua página para que erros sejam facilmente corrigidos, mesmo por quem estiver na última etapa da compra. Se conseguir, programe a plataforma para destacar automaticamente qualquer campo com informação incompleta ou errada.
4. Deixe mensagens claras
Mensagens claras e intuitivas, sem abertura para duplas interpretações, ajudam os clientes a entenderem tudo com mais facilidade tanto quando é necessária a correção de algum dado quanto em todo o restante do processo de checkout, reduzindo a frustração e contribuindo para uma experiência sem contratempos.
5. Ofereça suporte em tempo real
Integre ao seu e-commerce ferramentas de suporte em tempo real, como um chat ao vivo ou mesmo uma assistência por chatbot bem desenhada para todo mundo conseguir esclarecer dúvidas imediatas ou, ao menos, explorar a resposta para perguntas recorrentes.
Esse suporte contribui para a confiança do cliente e pode ser vital para a conclusão da compra, principalmente em situações de hesitação.
6. Disponibilize múltiplos meios de pagamento no checkout
Ofereça uma boa variedade de opções de pagamento para atender às diferentes preferências e possibilidades dos seus clientes, desde cartões de crédito e débito até métodos online populares, como o Pix, afinal, a diversidade aumenta as chances de conversão.
Observação importante: facilite a escolha do método, eliminando possíveis barreiras na finalização da compra. Clicou, comprou!
7. Invista em segurança no pagamento com checkout
Busque maneiras de garantir a segurança durante todo o processo de pagamento, bem como no restante da frequência do consumidor ao seu e-commerce, e não deixe de implementar, por exemplo, os chamados “certificados SSL” – que entram em ação no mundo digital na hora de proteger informações sensíveis.
Reforce a confiança dos clientes ao destacar, na própria página de checkout, todas as medidas de segurança adotadas, transmitindo a mensagem de um ambiente seguro para a compra.
8. Automatize a atualização de estoque
Vincule o processo de checkout a uma gestão de estoque automatizada e garanta que você será capaz de mostrar qual a disponibilidade real dos produtos a quem compra.
Só assim dá para evitar problemas como a venda de itens fora de estoque e a necessidade de cancelamentos e estornos, além da frustração do comprador e da queda nas chances de satisfação e retenção de clientes.
9. Aposte em um sistema de cobrança online
Integre ao seu e-commerce também um sistema de cobrança online que ofereça praticidade tanto para o cliente quanto para você na hora de fazer a gestão financeira. Explore soluções eficientes que se encaixem àquelas já usadas na sua loja, proporcionem rapidez na confirmação dos pagamentos, permitam atualização de boletos em atraso com apenas alguns cliques e ajudem a reduzir a inadimplência.
10. Alie a cobrança automatizada à emissão de NF-e
Por último, mas não menos importante, se seu negócio estiver incluído na lista de pessoas e empresas que devem emitir Nota Fiscal, experimente sincronizar a cobrança online com esse outro processo.
Pode parecer que não, mas a iniciativa tem tudo a ver com um checkout otimizado, já que proporciona transparência e conformidade fiscal, agiliza o pós-vendas e, principalmente, reduz chances de erros manuais que poderiam levar a embates entre a marca e os consumidores.
Avalie continuamente o desempenho das suas programações e definições usando métricas específicas, identifique pontos de melhoria, estude as taxas de conversão e, de tempos em tempos, aposte na boa e velha pesquisa de satisfação para entender como o processo de conclusão de compra está sendo percebido pela freguesia.
Transformar o seu checkout vai funcionar mais ou menos como organizar as estantes de um supermercado para que os carrinhos possam transitar suavemente e depender de um layout bem estruturado e muitos testes! Bora começar?
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