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Como garantir segurança em pagamentos online?

Ferramentas e soluções de segurança em pagamentos online nunca foram tão importantes como são atualmente, e garantir a integridade dos dados dos seus clientes e de uma empresa tornou-se fundamental para o sucesso. Veja como agir, lendo este artigo.

Gestora mulher dentro de um escritório de e-commerce usando um laptop e tablet, feliz com a segurança de seus pagamentos online. Ao fundo, escada e prateleiras com caixas de papelão

Para uma transação digital acontecer sem fraudes ou problemas, principalmente em um e-commerce, gestores precisam utilizar meios de garantir a segurança em pagamentos online, a exemplo da criptografia e da autenticação em dois fatores, dentre outros que você confere neste artigo.

Uma pesquisa recente realizada pela Zoho Corporation, multinacional de tecnologia e criação de softwares, mostrou que 48% dos brasileiros deixariam de comprar em um estabelecimento se soubessem que o empreendimento já foi vítima de ataques virtuais.

E que mais de 60% têm como principal receio fornecer dados sigilosos para efetuar suas compras, desde informações do cartão até CPF, telefone, endereço e outros.

Entenda como garantir que o seu negócio saia à frente da concorrência não só no que diz respeito à qualidade, mas também na preocupação com a jornada e a experiência do cliente. Continue a leitura!

Por que investir na segurança em pagamentos online?

No Brasil, o crescimento da quantidade de e-commerces resultou no aumento dos golpes ligados ao roubo de dados e até de dinheiro, aplicados por bandidos virtuais por meio de aplicativos e e-mails, algo que reforça o uso de mecanismos de segurança em transações online.

De acordo com a Visa, o país é o 2º colocado em número de fraudes em compras digitais dentre todas as nações da América Latina.
 

Boa parte disso acontece graças ao alto acesso às redes sociais e a falta de conhecimento da população sobre os riscos de fazer negócios no ambiente virtual sem a devida proteção ou se relacionando com marcas desconhecidas – o tamanho populacional do país também ajuda!

O primeiro passo para qualquer empreendedor saber como evitar esse tipo de problema, inclusive colocando-se no lugar de quem compra, é saber detalhes sobre o processo de pagamento digital e quais os meios mais usados, então, segue o fio!

Como funciona o pagamento online?

Para que um pagamento online aconteça, é fundamental que tanto as empresas quanto os consumidores tenham acesso a ferramentas digitais. Quem fornece um produto ou serviço precisa contar com um e-commerce, uma plataforma de vendas na web, e o cliente precisa usufruir do máximo de flexibilidade em termos de opções de pagamentos.

Destaque para cartões de crédito e débito, Pix, boletos, links de pagamento e carteiras digitais.

Pagamentos online são, de forma resumida, todas as transações que ocorrem de maneira virtual e não ficam restritos só ao celular e ao computador: sabe aquele lanchinho que vem pelo motoboy e você acerta via maquininha direto no portão quando vai receber a entrega? Ele também é uma compra virtual.

Quais os meios de pagamento mais utilizados em transações virtuais?

Atualmente, o pagamento online acontece com mais frequência através dos cinco diferentes formatos listados a seguir. Veja!

  • Cartões de crédito e débito: unindo compras online e offline, os brasileiros movimentaram mais de R$ 330 trilhões só em 2022 apenas no cartão de crédito. Tanto esse formato quanto o débito são amplamente utilizados e, dentre outros motivos, cabe aos empreendedores buscar maneiras de reduzir a inadimplência em seus negócios por conta do amplo uso dos cartões.
  • Pix: o meio de pagamento que está dominando o mercado garante o envio instantâneo e sem custos de dinheiro para quem precisa receber um pagamento. Ele é o segundo formato mais usado no Brasil, se você considerar as compras como um todo e não só em ambientes digitais, perdendo apenas para o dinheiro físico.
  • Carteiras digitais: aos poucos, as chamadas “e-wallets” estão caindo no gosto dos consumidores. Destaque para as das marcas PayPal, Google Pay, Apple Pay, PagSeguro e MercadoPago.
  • Boletos: este ainda entra como um dos formatos mais utilizados do mercado, mesmo sem ser impresso. Com certeza, você paga boletos através do aplicativo do seu banco pela internet ou pelo celular de vez em quando, não é mesmo?
  • Link de pagamento: por meio dele, o cliente recebe a cobrança de uma conta através do WhatsApp ou do endereço de e-mail e consegue acertar o valor em apenas alguns cliques.

Outro artigo do blog Cobre Fácil explica, em mais detalhes, como funciona o link de pagamento caso você queira explorar a alternativa por aí.

Enfim, a verdade é que, a cada dia que passa, a população no geral toca menos em papel moeda e usa mais os apps e sites para pagar ou receber, e tudo isso gera uma janela de oportunidades para golpistas à espreita, logo, fique atento(a).

Finalmente, papel e caneta em mãos para anotar as dicas a seguir e negociar sem dar bobeira!

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11 práticas indispensáveis para garantir a segurança nos meios de pagamento

Para quem pretende vender por meio de e-commerces, não existe apenas uma estratégia de segurança, mas um conjunto de procedimentos que, juntos, garantem a integridade de cada transação e mantê​m alta a reputação da marca frente aos fregueses.

Esses procedimentos envolvem compreender como funcionam as vendas online, de fato, e, em paralelo, apostar em 11 práticas estritamente necessárias, como as indicadas nos próximos tópicos.

1. Invista em uma plataforma de hospedagem segura

Com o boom dos e-commerces, surgiram várias opções de empresas especializadas em hospedagem online; responsáveis, justamente, por abrigar as lojas na internet e mantê-las no ar dia e noite, além de armazenar os dados sigilosos dos clientes.

Agora, já é normal contar com o trabalho dessas empresas, mas nunca se esqueça de contar com as mais seguras do mercado!

Busque informações com especialistas em Tecnologia da Informação (TI), veja as avaliações e feedbacks de quem já é cliente e estude os recursos de proteção oferecidos por cada uma antes de escolher a sua.

2. Utilize um sistema de pagamento confiável

Da mesma maneira, escolha um gateway de pagamento confiável e reconhecido no mercado, garantindo a sua tranquilidade e a confiabilidade dos seus clientes. Os melhores provedores de serviços assim têm sistemas de segurança robustos, capazes de impedir tentativas de invasão e fraudes.

3. Certifique-se de ter criptografia de ponta a ponta no seu e-commerce

Garanta que seu site ou sua loja virtual utilizem um certificado SSL (Secure Sockets Layer) para criptografar os dados transmitidos pelos clientes para o servidor no momento de uma transação.

O SSL deve vir da hospedeira do seu e-commerce e também estar presente no seu gateway de pagamento. Somente através dele, mesmo que criminosos virtuais tentem roubar dados – e até consigam! –, não será possível interpretar as informações devido à criptografia.

4. Mantenha a conformidade com padrões de segurança específicos para pagamentos em cartão

A empresa também deve cumprir os padrões de segurança de dados, a exemplo do Payment Card Industry Data Security Standard (PCI DSS) ou Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Pagamento com Cartão .

Esses padrões foram criados pelas gigantes de cartões de crédito e estabelecem uma série de ações que definem as diretrizes para pagamentos seguros no formato.

Eles vão dos mais básicos, como manter uma rede de internet segura (firewall) e não utilizar senhas padronizadas ou comuns, até os mais complexos, como a exigência de dados de login únicos para cada usuário e senha e testes regulares do sistema.

5. Acione a autenticação de dois fatores (2FA)

Mesmo que alguém saiba a sua senha de acesso, com a famosa autenticação de dois fatores – aquela que, por exemplo, pede senha e confirmação do acesso por e-mail –, não conseguirá se passar por você como comprador em uma loja online.

Acionar a 2FA significa colocar uma camada extra de confiabilidade em qualquer e-commerce e não é difícil: quem cuida de um negócio no meio eletrônico pode optar pela confirmação do acesso por SMS ou e-mail, com código único, ou pela verificação biométrica dos clientes.

6. Utilize a verificação de endereço (AVS)

E por falar em verificação, outra dica valiosa: implemente um sistema de verificação de endereço, como o AVS (Address Verification System), para garantir que as informações relacionadas ao local de cobrança sejam mesmo verdadeiras e associadas ao cliente.

Basicamente, o AVS é um sistema que compara o faturamento da compra com o endereço e o histórico do banco ao qual pertence a pessoa titular do cartão. Se houver dados desencontrados, a compra pode ser negada.

7. Faça atualizações regulares

Mantenha seu sistema de e-commerce em dia com as últimas correções de segurança e patches – atualizações – de software, não só porque isso pode ser uma exigência de grandes bandeiras de cartões, como você viu anteriormente, mas para se proteger de qualquer vulnerabilidade.

8. Construa e divulgue sua política de privacidade

Estabeleça uma política de privacidade clara e transparente, capaz de informar aos consumidores de que maneira as informações de cada um serão coletadas, usadas e protegidas.

Disponibilize o link ou documento não editável contendo essa política no seu site, em local de fácil acesso, e lembre-se de manter uma adequação completa ao que diz a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

9. Mantenha seus clientes atualizados sobre tudo

Mostre que a sua empresa realmente se preocupa com o bem-estar dos consumidores, buscando maneiras de mantê-los atualizados sobre como assegurar a proteção de dados pessoais, de que forma escolher senhas fortes e por que não compartilhar informações de pagamento com ninguém.

Dá para fazer isso usando publicações nas redes sociais que, inclusive, se tornam estratégias para superar a concorrência porque educam e, ao mesmo tempo, atraem novos interessados no que a marca tem a dizer.

E mais: informe à freguesia também as formas de pagamento disponíveis para cada negociação e deixe claro quando uma cobrança definitivamente não vai ter sido feita por você e pode representar, na verdade, um golpe. Assim, você evita que eles caiam em ciladas!

10. Ofereça o melhor suporte ao cliente

Ofereça auxílio eficiente aos clientes, pensando em ajudá-los em caso de problemas ou preocupações relacionados a pagamentos e, se possível, mantenha um canal aberto para a transmissão dessas informações e um chat disponível. Dessa forma, o consumidor se sentirá ainda mais seguro para fazer negócios com você.

11. Tenha muita atenção ao checkout!

Aproveite os investimentos em segurança para prevenir fraudes também durante o processo de checkout – aquela etapa final de preenchimento e envio dos dados, transação concluída e “seu pedido está sendo preparado para envio”, sabe?

Leia mais sobre o assunto a seguir!

Como prevenir fraudes durante o processo de checkout?

A melhor maneira de implementar um checkout seguro é ser didático e mostrar exatamente o passo a passo para o preenchimento dos dados e para a confirmação da compra dos seus produtos ou contratação dos seus serviços.

Esse passo a passo não precisa ser longo ou excessivamente complexo, pelo contrário, pode ser bem sucinto, desde que 100% explicativo!

Solicite aos consumidores apenas o preenchimento de dados realmente necessários para você fazer a sua gestão de inadimplência e evitar dores de cabeça, como nome completo, CPF, telefone, e-mail e endereço de entrega e cobrança.

Implemente, ainda, indicadores de progresso de compra, ícones e imagens que mostram o trajeto percorrido pelo cliente desde a escolha até o fechamento do pedido: produtos no carrinho, informação do endereço, forma de pagamento selecionada e revisão do pedido.

E, novamente, garanta que sua plataforma conte com o sistema de proteção “Secure Sockets Layer (SSL)”, sinalizado em forma de cadeado na barra de endereço do site, como você vê abaixo.

Site do sistema de cobrança cobre fácil, com indicação na imagem do ícone de cadeado na barra de endereço, autenticando que se trata de um sistema seguro

Além de tudo isso, aposte em uma API de pagamento verdadeiramente confiável e reconhecida no mercado se quiser aumentar a segurança nos pagamentos online, já que esses recursos são especializados nesse tipo de operação.

A sua API pode funcionar como intermediadora de pagamentos online e ajudar no fornecimento de um checkout 100% transparente, mediando suas relações com os fregueses. Não à toa, esse tipo de software é considerado uma das maneiras mais seguras de se fazer pagamento online.

Qual a forma mais segura de fazer um pagamento online?

Qualquer e-commerce que contar com uma API de pagamento moderna e atualizada oferece transações altamente seguras aos seus consumidores, independentemente da maneira como eles escolherem pagar suas contas. Tem quem ainda prefira o boleto pensando na confiabilidade? Com certeza! Então, por que não escolher um software que permita emiti-los pagando taxas muito mais baixas?

É claro que tentativas de golpes e fraudes existem em todas formas de pagamento, mas, com as dicas deste artigo, fica muito mais fácil guiar o seu negócio sempre na contramão deles.

Proteja seus pagamentos digitais com soluções inteligentes e certificadas que você não vai se arrepender! Boa sorte no processo.

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