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7 estratégias para superar a concorrência ainda hoje

Pequenas mudanças, como melhorar o atendimento e aumentar a percepção de valor do cliente sobre a sua empresa, ajudam a destacá-la, mas existem mais estratégias para superar a concorrência que funcionam de verdade. Descubra todas elas!

Empreendedores debatendo estratégias para ganhar da concorrência

Investir na excelência do seu atendimento e agregar valor para o seus produtos e serviços, tornando-os cada vez mais desejados pelos seus consumidores, são algumas das principais estratégias para superar a concorrência e direcionar ainda mais holofotes para o seu negócio.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o Brasil teve 1,3 milhão de empresas abertas no primeiro quadrimestre de 2023. O tempo médio de gasto para cada uma delas começar a existir no mercado foi de apenas 1 dia e 6 horas.

Isso quer dizer que, a cada 30 horas, uma organização ou marca nova surgiu no país!

E com tantos estabelecimentos aparecendo, o que fazer para não ficar para trás? Continue a leitura e descubra orientações valiosas.

O que fazer para superar um concorrente de forma honesta?

Para superar concorrentes, você precisa oferecer ao público-alvo algo que nenhuma outra empresa do mesmo segmento disponibilize, além de buscar maneiras de destacar sua marca e os produtos ou serviços oferecidos por ela.

É necessário, portanto, ponderar como você quer que os clientes lembrem do que está sendo vendido por aí.

Pode ser pelo preço mais baixo, pelo ambiente mais sofisticado, pela maior loja ou pela extrema agilidade, por exemplo. Vale pensar em tudo o que for alternativa para atingir a meta de conseguir destaque e aumentar as oportunidades de vendas.

Alguns outros fatores também podem fazer a diferença para colocar o seu negócio nos holofotes e na mente dos consumidores. Eles foram listados abaixo.

Como superar a concorrência? 7 dicas fáceis de implementar!

Para superar a concorrência, faça um atendimento excelente, gere valor ao seu produto ou serviço, invista na capacitação da sua equipe, conheça bem o seu público-alvo, defina uma boa jornada de compra e faça parcerias estratégicas.

Parece óbvio, mas nem sempre é: analise o que os seus concorrentes estão fazendo também!

1.  Faça um atendimento excelente e nada menos do que isso

De acordo com dados do Relatório Global de Tendências em Experiência do Cliente, feito pela Zendesk em 2022, cerca de 99% dos consumidores estão dispostos a gastar mais com empresas que dispõem de uma experiência de atendimento ao cliente mais personalizada.

Olha a oportunidade aí!

O atendimento está na linha de frente do relacionamento entre o estabelecimento e os clientes, além de precisar ser pensado para dar voz e rosto à empresa, por isso, essa área deve contar com profissionais capazes de trazer soluções aos problemas, informar o tempo todo sobre tudo o que diz respeito aos produtos ou serviços ajudar ao máximo as pessoas.

Para melhorá-lo, pegue aquelas pessoas do time que têm um perfil extrovertido e trabalham sempre com um sorriso no rosto e capacite-as de acordo com as visões e valores da organização, inclusive.

Elas serão essenciais para criar laços com a freguesia logo de início e fazer com que todos os interessados em comprar desçam cada vez mais no funil de vendas – até fecharem negócio.

2.  Gere valor “não monetário” ao seu produto ou serviço

Se um concorrente vende exatamente a mesma coisa que você, com o mesmo preço e na mesma região, o que vai fazer com que as pessoas prefiram comprar com você e não com ele? Se a resposta aí do outro lado foi “o valor agregado ao produto ou serviço”, acertou!

A melhor forma de agregar valor para além do monetário ou financeiro e, portanto, de dar ainda mais motivos para o que você vende ser realmente valorizado pelos consumidores é contar a história da empresa através deles e das pessoas que trabalham para fazer tudo acontecer ou das origens de suas matérias-primas, no caso de produtos, por exemplo.

Isso ajuda a gerar conexão e confiança.

3.  Invista na capacitação da sua equipe

Para além do atendimento, invista na capacitação de todo mundo!

Quanto mais motivada a sua equipe estiver, maior será a produtividade dela, e capacitar seu time ajuda tanto no crescimento profissional de cada colaborador quanto nos resultados que eles podem trazer para a empresa.

Oferecer ou apoiar a ida a cursos, palestras, imersões e treinamentos específicos de cada área com certeza fará com que o trabalho saia melhor e mais assertivo, trazendo mais satisfação aos consumidores e, consequentemente, aumentando os lucros da sua empresa!

4.  Conheça seu público-alvo, ou seja, para quem você quer vender

Quem tenta vender para todo mundo, acaba vendendo para ninguém.

Um mesmo produto pode ser oferecido com abordagens diferentes dependendo do público que vai comprá-lo e, talvez, a diferença entre um desfecho de negociação bem-sucedido e um que não dá lá tão certo seja, justamente, essa abordagem – que vai depender muito do quanto um(a) empreendedor(a) e sua equipe conhecem a freguesia.

Alguém que trabalha como contador, por exemplo, pode vender seus serviços para pequenos empresários, RH de empresas ou profissionais autônomos. A escolha cabe ao especialista!

Só que, ao selecionar um segmento, ele deve conhecer ao máximo a área para saber como conversar com as pessoas dentro dela, entender e sanar suas dores.

Tenha em mente para quem você quer vender, só assim será possível entender o que esse público gostaria de comprar e criar métodos de venda e/ou produtos ou serviços mais assertivos.

5.  Analise de maneira inteligente o que seus concorrentes estão fazendo

Fique de olho em todas as inovações que os seus concorrentes estão trazendo para os clientes e use essas informações a seu favor: você pode se basear nelas para criar as suas próprias novidades ou, ainda, melhorar a aplicação de cada uma.

Lembre-se que “inovar” não significa, necessariamente, criar algo nunca feito, mas também ressignificar algo que já existe, por isso, também vale abrir um pouco mais o leque e estudar outras empresas, inclusive de setores diferentes, para ver se é possível adaptar algumas soluções que elas têm para a sua realidade e necessidade.

6.  Faça com que a jornada de compra seja boa do início ao fim

Toda empresa deve olhar para a jornada de compra dos seus clientes, principalmente se quiser superar a concorrência.

Desde a primeira interação com sua loja até o pós-venda, cada atitude de cada consumidor precisa ser estudada e, a partir delas, seus movimentos precisam ser milimetricamente calculados e pensados para você fechar negócios e fidelizar quem decidir comprar.

Principalmente para pequenos e médios empreendimentos, coisas simples, como servir um café na entrada, disponibilizar um espaço de espera confortável, oferecer opções personalizadas e fazer um acompanhamento posterior à compra com proximidade e cordialidade são ótimas táticas para usar na trajetória do público-alvo.

7.  Faça parcerias estratégicas, pensando que elas podem ser o seu pulo do gato

Você vai estudar a concorrência. É verdade. ✔ E pode se destacar ao oferecer algo que seus concorrentes não possuem. Correto! ✔ E que tal fazer por meio de parcerias estratégicas com outras empresas?

O vínculo pode ir desde desconto ou gratuidade para uso de um estacionamento próximo à sua loja até uma parceria com algum estabelecimento que ofereça artigos que complementam e melhoram a experiência com seu produto ou serviço. Você quem manda!

Com tudo isso em mente, até parece difícil pensar por onde começar, mas o próximo tópico conta um pouco mais sobre tudo o que é necessário saber para se organizar. Perceba como as iniciativas acontecem “de dentro para fora” antes de qualquer coisa.

Como implementar estratégias para superar a concorrência?

Para implementar estratégias para vender mais que a concorrência, você precisa, primeiro, fazer uma análise completa de como está a sua empresa. Para isso, nada melhor do que usar a Matriz FOFA (SWOT, no inglês), responsável por ajudar a visualizar de forma clara todas as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

Muito usada nas etapas iniciais de qualquer estratégia de marketing, ela se divide em quatro tópicos que, quando completados, vão ajudar a entender a realidade atual da sua empresa e do mercado, além de nortear as suas próximas decisões estratégicas.

Para criar a sua Matriz FOFA ou SWOT, você precisa posicionar palavras ou frases de acordo com o que está indicado na tabela abaixo.

Matriz FOFA (SWOT)
Forças (Strengthness)
 
Coisas boas que a sua empresa já possui, como produtos de qualidade e mesas confortáveis para os clientes.
Fraquezas (Weakness)
 
Coisas que ainda podem ser melhoradas dentro da empresa, como o espaço físico e o atendimento.
Oportunidades (Opportunities)
 
Coisas que estão acontecendo no mercado e no mundo que podem ajudar sua empresa, como a maior procura pelos produtos que você vende ou algum cenário político.
Ameaças (Threats)
 
Coisas que estão acontecendo no mercado e no mundo que podem ameaçar a sua empresa, como crise econômica ou algum cenário político.

Todas as estratégias prioritárias vão passar a ser traçadas com você a partir do que você visualizar nos quatro quadrantes e com a correlação entre todos os fatores – ou a maioria deles.

E, finalmente, somadas às dicas, elas ajudarão você a se destacar e vencer a concorrência!

Mas ainda existe mais um fator que pode ser uma pedra no sapato para qualquer estabelecimento superar seus adversários: os temidos preços mais baixos.

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O que fazer quando o concorrente baixar o preço?

Se uma empresa competidora baixa muito os preços de uma mercadoria semelhante à sua, vendida para um público-alvo igual ou parecido com o da sua marca, você deve agregar valor ao produto para se destacar da concorrência. Vale para serviços também!

Pode ser difícil acompanhar essa queda e ganhar a competição mercadológica e, na maioria das vezes, quando isso acontece, a própria empresa concorrente acaba se prejudicando a médio ou longo prazos – ou porque não consegue atender todo mundo ou pela queda da reputação quando precisa subir o preço novamente, dentre outros motivos.

Agregar valor, como você viu anteriormente, significa adicionar diferenciais ou personalizar os itens, por exemplo, assim, se os outros oferecem preços baixos, você oferece qualidade como ninguém.

Seus artigos podem não ser os mais baratos, mas faça de tudo para que os clientes os vejam como a melhor opção para quem busca um bom custo-benefício e sempre reforce essa ideia em todos os materiais de comunicação que fizer, como posts nas redes sociais, embalagens, folders etc.

E não precisa falar nada com soberba, tentando parecer superior… Basta contar a verdade, certo?

Agora sim, você está preparado(a) para superar qualquer obstáculo e mostrar porque veio ao mundo, ou melhor, porque decidiu atuar no seu ramo.

Não deixe de conferir os outros artigos do blog Cobre Fácil para mais dicas de administração de empresas e converse com outros(as) empreendedores(as) para compartilhar insights. Comece enviando este artigo para eles! Até a próxima.

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