Como calcular receita financeira da sua empresa

Aprenda de modo rápido e fácil como calcular a receita financeira de uma empresa, quais as diferenças em relação à lucro e receita operacional e muito mais!

Pessoa organizando moedas e uma poupança azul em forma de porquinho, simbolizando economia e planejamento financeiro.

Para calcular a receita financeira da sua empresa, comece reunindo todos os rendimentos obtidos com as aplicações feitas pela pessoa jurídica, os juros recebidos, os descontos conquistados em pagamentos e similares.

A soma desses ganhos será o que você procura e mostrará se a rentabilidade dos negócios está valendo a pena.

Além disso, com ela, você poderá planejar melhor o uso do dinheiro em caixa ou até mesmo o aumento da sua reserva de segurança.

Continue a leitura deste artigo para entender mais sobre a receita financeira, especificamente, o que entra no cálculo e dicas e motivos para fazer o monitoramento adequado dela também.

Receita financeira empresarial: o que é e o que entra no cálculo?

Receita financeira empresarial é todo o dinheiro obtido por uma empresa com a aplicação de recursos em operações financeiras, o recebimento de juros de contratos, descontos negociados em pagamento de fornecedores e similares.

Então, entram no cálculo da receita financeira, geralmente:

  • Retornos de aplicações (CDB, tesouro direto, fundos de investimento etc.)
  • Juros cobrados em vendas a prazo
  • Multas por atrasos dos clientes ou descumprimento de contrato
  • Descontos obtidos em pagamentos antecipados para fornecedores
  • Ganhos com operações financeiras de câmbio ou no mercado de ações

Coloque em prática!

Como calcular a receita financeira de uma empresa?

A receita líquida financeira da sua empresa será sempre a receita financeira bruta menos deduções específicas, como impostos.

Se a sua empresa somar R$ 5 mil em movimentações financeiras num mês, essa será a receita bruta no período, ou seja, ainda sem descontos. Se as despesas, no mesmo mês, fecharem em R$ 2 mil, a receita líquida ficará em R$ 3 mil.

Receita financeira líquida = receita financeira bruta - despesas financeiras no período analisado

E atenção: receita financeira não é o mesmo que receita operacional! Apesar de ambos os cálculos seguirem a mesma lógica, os ganhos e as perdas considerados neles são diferentes.

Receita financeira vs. operacional

Enquanto a primeira fórmula considera as operações de investimento e reflete a assertividade em decisões de investimentos, a segunda considera as atividades do dia a dia da empresa, indicando se o negócio caminha rumo a um crescimento sustentável ou não.

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Diferença entre receita financeira e lucro

O cálculo do lucro de uma empresa considera a soma de todas as receitas, descontados todos os custos, os impostos e as despesas do negócio.

A receita financeira, portanto, representa só uma parte dos ganhos, mas o lucro é o resultado final, após a dedução de todos os custos, despesas, tributos e encargos das receitas totais.

Exemplo prático dos cálculos de receitas e lucro

Suponha os seguintes resultados para um negócio, no mês de abril:

  • Receita operacional (obtida com a venda de produtos) – R$ 100 mil
  • Receita financeira (resultado dos rendimentos de aplicações – R$ 4 mil
  • Despesas operacionais (salários, aluguel, fornecedores etc.) – R$ 60 mil
  • Despesas financeiras (juros de empréstimos, tarifas bancárias) – R$ 2 mil
  • Total de impostos sobre o lucro – 15%

Aqui estão todos os dados obtidos através da apuração desses resultados!

Receita total

Receita operacional + receita financeira

R$ 100 mil + R$ 4 mil = R$ 104 mil

Total de despesas

Despesas operacionais + despesas financeiras

R$ 60 mil + R$ 2 mil = R$ 62 mil

Lucro bruto (sem descontos)

Receitas - despesas

R$ 104 mil - R$ 62 mil = R$ 42mil

Impostos sobre o lucro

Porcentagem de IR e outros tributos

15% de R$ 42 mil = R$ 6,3 mil

Lucro líquido (com imposto descontado)

Lucro bruto - IR, também neste caso

R$ 42 mil - R$ 6,3 mil = R$ 35,7 mil

“Aprendi a calcular, mas como apurar receitas financeiras”?

Anote 5 passos rápidos!

  1. Separe as fontes de receitas financeiras da sua empresa
  2. Mantenha um controle diferente de receitas operacionais
  3. Categorize os ganhos e organize-os por data
  4. Acompanhe os extratos bancários e relatórios de investimentos
  5. Consulte um especialista em contabilidade para ter auxílio na apuração correta de rendimentos e tributos

Assim, ainda fica garantida a adequação do seu negócio às exigências da Receita Federal. A importância da contabilidade pode ser maior do que você pensa!

Por que fazer controle de receita financeira empresarial?

Manter esse controle feito e organizado, preferencialmente todos os meses, através da identificação e do registro correto dos valores vai lhe ajudar a reduzir riscos de autuações fiscais, tomar decisões mais precisas, ajustar tipos e momentos de investimentos, reforçar o capital de giro e evitar dívidas desnecessárias.

Um controle financeiro empresaria adequado e a conformidade com o Fisco também são benéficos para relações com investidores, bancos e parceiros comerciais – que avaliam a solidez da gestão.

A rentabilidade, enfim, aumenta, sem que você precise comprometer sua liquidez!

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